Pinterest inspira pessoas com ideias e novas possibilidades de compras

Plataforma pode ser utilizada nas estratégias de marketing para aumentar o engajamento com a marca e as conversões

O Pinterest é uma rede social em que as pessoas entram em busca de boas inspirações e referências relacionadas a dicas de beleza, ideias de DIY (faça-você-mesmo), destinos para conhecer, dicas para viagem, moda, culinária e outros diversos assuntos. Lá encontram milhares de imagens de design, ilustração, entre outras sugestões para projetos.

Confira no artigo:

O que é o Pinterest?

Quem são os pinners?

O que as pessoas procuram no Pinterest?

Como funciona o Pinterest?

Que tal começar a usar o Pinterest para vender mais?

 

A plataforma tem como diferencial a personalização de preferências. Ela funciona, portanto, como um grande catálogo de referências, que pode ser utilizado pelas empresas como estratégia de branding, criar engajamento e influenciar seu público na hora da compra.

Cerca de 46 milhões de brasileiros visitam a plataforma, mensalmente, para se inspirar e criar uma vida que eles amam. Isso, certamente, envolve realizar compras de produtos.

Se o Pinterest aproxima públicos das marcas, pode aproximar também os seus públicos da sua marca, aumentando as vendas, já que influencia nas decisões de compra de outros usuários.

Ciente desta oportunidade de mercado, diversas empresas já oferecem conteúdos atrelados às suas marcas na plataforma. Dessa forma, relacionam-se com seus diversos públicos e ainda utilizam o Pinterest para criarem estratégias de vendas de grande resultado. 

Pensando nisso, provavelmente você tenha interesse em utilizá-la também. Imaginando isso, iremos ajudar a entender melhor como ela funciona e se pode ser útil para a sua empresa.

Para isso, vale responder essa primeira pergunta:

Você deve considerar o Pinterest como estratégia de marketing da sua empresa? 

Se já ouviu falar ou utilizou pouco de forma pessoal, mas não a explorou ainda comercialmente, saiba que pode estar perdendo muito tempo e chance de boas ideias. Mais do que isso: perdendo a chance de fazer muitas vendas!

Isso porque:

No Pinterest, cada inspiração gera uma conversão

Se a sua empresa nunca pensou nisso antes, talvez seja o momento de aproveitar essa estratégia para relacionamento e venda digital, que é, certamente, a bola da vez. 

Se começar a explorar este canal divertido e dinâmico, terá grandes chances de obter resultados sérios em vendas para a sua empresa.

Fizemos este artigo para que ele ajude você a conhecer melhor o Pinterest e descobrir como essa mídia social pode ser interessante para a estratégia de marketing da sua empresa e marca.

Para começar do jeito certo, vamos para o conceito dessa mídia social. 

O que é o Pinterest?

 Pinterest

O Pinterest é, resumidamente, uma rede social baseada em imagens, que são categorizadas e, portanto, servem de inspiração para muitas coisas. 

É uma rede que tem como princípio a descoberta e, portanto, para ter ideias modernas, inovadoras e incríveis, com muito menos esforço. 

As sugestões são de especialistas, mas também de pessoas comuns, que compartilham de forma espontânea.

Com todo este potencial, a rede social deve ser usada como referência obrigatória para ser consultada quando você – ou seu cliente – precisar de ideias voltadas a assuntos diversos. Entre os principais temas estão: decoração de casa, estilo de roupas, móveis ou alguma arte, por exemplo.

No Pinterest você pode encontrar perfis com todos estes tipos de conteúdos, relacionados aos diversos temas que busca, então poderá segui-los, como em outras redes sociais.

Usuários buscam por ideias e se apaixonam por produtos

O Pinterest é uma plataforma onde as pessoas entram em busca de boas ideias e acabam apaixonadas por produtos. Assim que eles se definem, fazendo juz a um comportamento real dos usuários.

E essa experiência de venda é considerada ainda mais valiosa porque inspira as pessoas a criarem a vida que amam. A vida que elas vêem nas próprias redes sociais, programas de TV e outros canais.

Isso envolve a sala perfeita; o novo emprego legal; o projeto que pode ser feito com celular; a nova make-up das celebridades e roupinhas para o pet.

Quando estamos no Verão, é hora de pesquisar os tipos de biquínis que estão em alta e roteiros turísticos, por exemplo. Em dias chuvosos, talvez você queira descobrir quais as sombrinhas que podem ser usadas combinando com o seu look para a próxima viagem. 

Se ao invés de tirar férias, for a hora de reformar a casa, vale buscar aquelas dicas do “faça você mesmo” ou de “como transformar um apê sem graça em ambientes modernos gastando pouco”.

Isso porque:

O Pinterest tem como princípio fundamental a descoberta sobre um conteúdo e depois o compartilhamento, por isso é interessante para todos os públicos.

Porém, a variedade e quantidade de conteúdo é tão grande que é possível você sair de lá com mais dúvidas do que entrou.

Na verdade, isso pode ser bom!

Não é raro ficarmos com ideias demais na cabeça ao ver tantas opções e inspirações. No entanto, a parte boa é que você terá mais informações para tomar a sua decisão. 

Você deixará, portanto, de optar por um projeto por falta de ideia do que está rolando ou por falta de informação. 

Muito pelo contrário, se você entrou no Pinterest para ver ideias para criar uma varanda aconchegante no novo apartamento e pensou que teria que optar por algo caro ou simples demais, pela falta de espaço, poderá sair da plataforma percebendo que é possível fazer muito, com economia e criatividade.

Quem são os pinners? 

 Pinterest

Você conhece quem usa o Pinterest no Brasil? 

Segundo dados da Business.Pinterest, mais de 459 milhões de pessoas em todo o mundo visitam o Pinterest para planejar o futuro. Um total de 46 milhões dessas pessoas são brasileiros, que o acessam, mensalmente, para ter ideias. Os motivos são variados e vão desde a busca por ideias para as refeições do dia a dia ou reforma do banheiro até a busca por inspiração para a próxima tatuagem.

Seja para procurar mais inspiração ou fazer a compra de algum tipo de produto, os pinners entram no Pinterest para transformar suas ideias em realidade.

Tudo começa com inspiração; até as compras

Aproximadamente 46 milhões de brasileiros visitam o Pinterest, todos os meses, para se inspirar e criar uma vida que eles amam. Mas, o que essas pessoas têm em comum? 

Elas são planejadoras!

Isso significa que os pinners utilizam a plataforma gratuita e inovadora para pesquisar e planejar as diversas áreas das suas vidas.

Ao navegar pelas publicações da rede, encontram as inspirações que desejam e criam pastas, que podem ser públicas ou privadas. Elas podem ser nomeadas de acordo com o tipo de projeto e reúnem diversas e diferentes referências sobre assuntos do seu interesse.

E o mais importante: estas pastas geradas podem ser compartilhadas com outras pessoas que se interessam pelo mesmo assunto.

Entenda o comportamento dos usuários do Pinterest

É uma plataforma considerada realmente democrática e acessada do Brasil todo. Os pinners costumam ser mais jovens, tendo expressão entre 18 e 34 anos. Muitas dessas pessoas já têm pelo menos um filho, segundo pesquisas feitas pelo Pinterest.

Os usuários do Pinterest querem ter ideias para um ambiente da casa, uma roupa ou make-up e acabam apaixonadas, muitas vezes, por produtos relacionados a essas experiências que querem vivenciar. 

Por isso, cada inspiração pode ser valiosa e gerar uma conversão de vendas para uma marca e empresa.

O Pinterest atua hoje como facilitador dessa descoberta do usuário.

Para as pessoas que usam o Pinterest, planejar pode ser a melhor parte, quando o assunto é evento, incluindo o Natal, aniversários, eventos, reforma, etc. Moda, eletrônicos, beleza e resoluções para 2022 foram os assuntos mais procurados em dezembro de 2021 na plataforma. 

Segundo pesquisa feita entre os usuários, ⅔ dos pinners dizem que o Pinterest é o local para navegar, comparar e encontrar itens como fariam se estivessem olhando vitrines no shopping. 

Pinners estão abertos à novas descobertas

97% das top buscas no Pinterest não contêm termo de marca, segundo a plataforma. Isso indica que a rede alcança a audiência antes da decisão de compra, quando já há a intenção. 

Ao mesmo tempo, pesquisas da plataforma afirmam que os pinners – como são chamados os usuários do Pinterest – vão da inspiração até a ação rapidamente e concluem muitas compras por lá.

Uma relação de relacionamento e compra que começa e também termina no Pinterest, fator bastante importante para as empresas.

O que as pessoas procuram no Pinterest? 

 Pinterest

Pinners adoram fazer compras! Segundo pesquisas da plataforma, 90% das pessoas que usam o Pinterest dizem que estão sempre comprando e procurando por novos produtos.

Na plataforma, há dicas e ideias em imagens e passo a passo para tudo, agradando a maioria das pessoas. Isso porque, nós humanos, comprovadamente, reagimos bem às dicas. 

As pessoas pesquisam, prioritariamente, por moda, penteados, ideias para projetos do tipo “faça você mesmo”, assuntos sobre celebridades, receitas saudáveis, fotografia, papéis de parede e decoração, além de humor. 

Segundo pesquisa do Pinterest, no ano de 2020, os usuários geraram em torno de 4 bilhões de pesquisas, criaram cerca de 78 milhões de pastas e salvaram cerca de 3 bilhões de Pins.

São assuntos que eles próprio vivenciam e o tornam mais felizes e reais. Após a pandemia, a maioria começou a repensar o jeito normal de fazer as coisas e estão prontos para recomeçar.

Os usuários aproveitaram mais tempo em casa e com o home office, para salvar Pins relacionados também à moda feminina, beleza, arte, ideias para artesanato e faça você mesmo. 

Somado a estes temas, estão ainda: entretenimento, educação, decoração, casamentos, conteúdo para mães e pais, além de citações diversas. 

O faça você mesmo é o grande foco desta mídia social

Os cinco temas principais das pastas criadas em 2020 foram “receitas”, “tatuagem”, “cabelo”, “unhas” e “casa”. Mas, confira ainda outros destaques:

  • Beleza

Buscas por “batom de morango”, “dicas de perfumes feminino” e “maquiagem básica” cresceram mais de 100% de abril a junho de 2021.

  • Moda

Os temas de interesse na moda foram: “sapatos confortáveis”, “botas femininas”, “vestidos schein preto” são exemplos de buscas que dobraram no mesmo período. Assim como as buscas por Moda e Verão 2022 dobraram a cada mês.

  • Eletrônicos

Interesse foi acelerado desde “acessórios de celular” até buscas por marcas específicas.

  • Viagens

A primeira viagem; destinos; hotéis; restaurante e transporte são temas muito procurados no Pinterest e no período entre dezembro e janeiro crescem muito.

O crescimento foi de 42% das buscas por dicas de viagens no período de abril a junho de 2021 se comparado ao mesmo período do ano passado.

O crescimento foi de 60% nas buscas por destinos de viagens (abril a junho de 2021 em relação ao período de 2020. Os principais destinos foram: Praia, Disney, Paris, Rio de Janeiro e Nova York.

  • Moda para viagem

Crescimento do interesse por “looks para viagens”, “roupas campos do jordão” e “look viagem praia”

  •  Imóveis e decoração de casa

Mais de 50% dos pinners disseram que vão comprar novos móveis ou redecorar suas casas.

  • Festa tem bolo e drinks

Houve interesse acelerado por bolos com temáticas específicas, como bolo de casamento, aniversário, graduação e crisma em diferentes sabores. Buscas como “drinks receitas” e “drinks com gin” tiveram alto volume de interesse.  

Como funciona o Pinterest?

 Pinterest

O Pinterest funciona como um grande catálogo, com milhares de pins de produtos que são carregados por varejistas e alimentados por uma parceria com a Shopify. Todos eles são salvos pelos pinners, que são as pessoas que o acessam. 

Entre as vantagens do uso do Pinterest está a possibilidade do usuário – ou pinner – personalizar suas preferências. Dessa forma, a rede trará sempre assuntos que mais interessam para ele, o que aumenta a qualidade de experiência.

Essa jornada começa no feed inicial da plataforma e na busca, que são utilizados como ferramentas de descoberta. Quando a pessoa encontra uma ideia, ou seja, um Pin, que ama, pode salvá-lo em uma pasta ou, até mesmo, comprar o item de desejo na mesma hora. Isso se o Pin tiver recursos de compra. 

Veja como as pessoas podem compartilhar ou salvar ideias 

Criar uma conta no Pinterest é simples. Basta se cadastrar e depois entrar com um login, como nas demais redes sociais, como o Facebook ou Instagram, fazendo uso de um computador ou mobile. Já para atuar como marca na rede, no entanto, é preciso ter uma conta business. Para criá-la, escolha a opção “Criar uma conta business” na página inicial do Pinterest.

Pensando, no entanto, no compartilhamento e salvamento de ideias, funciona assim:

Ao criar o Pin, você pode escolher uma imagem do seu dispositivo ou do seu site; escolher a pasta para adicioná-la ou criar uma nova pasta para o novo assunto; adicionar um título e uma descrição e hashtag, se quiser; adicionar um link de destino e publicar na hora ou agendar a publicação.

Outra dica é: ao abrir o menu do Pinterest, existe a opção “configurações”, onde é possível clicar em “privacidade e dados”. Lá o usuário pode marcar ou desmarcar os sites em que visita para aprimorar as recomendações e os anúncios que são exibidos. 

Experiência está relacionada ao que o usuário salva

Se você acessa um site que tem o botão “Salvar” ou um widget do Pinterest, a plataforma pode usar as informações sobre esse acesso para personalizar a experiência do usuário. E, assim, medir a eficácia de um anúncio que apareça para ele. Isso porque, os anúncios e outras recomendações aparecem com base na atividade e interesse de cada pessoa dentro da plataforma.

Essas recomendações se baseiam em coisas como os Pins que o usuário salva ou os tópicos que ele segue. Por exemplo, se ele visita muitos blogs sobre comida, naturalmente o algoritmo faz com que apareçam mais Pins de receitas para essa pessoa.

O Pinterest é uma rede social voltada para inspirações, descobertas visuais e muitas ideias para a sua casa, o seu negócio e rotinas diárias.

Entenda mais sobre as buscas no Pinterest

Se você reformou sua casa ou escritório, ou mesmo mudou de imóvel e não checou o Pinterest durante o processo, está mesmo perdendo tempo e, possivelmente, dinheiro.

O Pinterest funciona naquele momento em que você dá um Google porque precisa de alguma ideia para um novo estilo, uma decoração, uma roupa nova e específica ou arte.

O Pinterest é uma rede social que te ajuda exatamente neste momento de busca. Você pode salvar o conteúdo em pastas, criando projetos e temas, e acessá-las sempre que precisar.

Funciona como uma plataforma visual em que você pode navegar por categorias e descobrir imagens para servir como referência para algum estilo, qualquer que seja ele. 

Diante de toda essa facilidade..

Que tal começar a usar o Pinterest para vender mais?

 Pinterest

A sua empresa também pode encontrar e falar com seu público pelo Pinterest. Melhor ainda: vender para ele e de forma rápida.

Muitas outras empresas investem na plataforma para aproveitar este nicho de mercado, ávido por ideias e muita criatividade. Isso vale para pet, moda casa, makeup, esporte de aventura, vestuário, viagens, turismo e muitos outros segmentos.

Sua empresa pode investir no Pinterest para atrair novos públicos e fechar boas vendas.

Pense que os anúncios de produtos e serviços criados no Pinterest podem chegar até o seu público de diversas formas. A mais interessante delas, porém, é que ele apareça, espontaneamente, como sugestões relacionadas ao tema que ele busca, no momento em que ele já quer ou precisa consumi-lo.

Interação focada resulta em vendas mais rápidas e assertivas

A conversão entre o início da pesquisa e da venda pode chegar, com base nessa interação tão focada e personalizada, num prazo médio de 20 dias, podendo ser muito antes, segundo pesquisa da própria plataforma. Um tempo considerado incrível quando pensamos em uma Jornada de Compra.

Os números mostram o porquê vale tanto a pena para a sua empresa investir no Pinterest:

 Veja:

  • 90% das pessoas que estão no Pinterest estão comprando produtos 
  • Os Pinterest Lovers gastam 50% a mais do que os usuários de outras plataformas. 

Este público está buscando coisas novas e seu produto pode ser encontrado bem nesta hora.

Estes dados são oficiais, da própria plataforma, que já é considerada um sucesso, tanto no Brasil quanto no exterior. Isso se deve aos simpáticos e inovadores recursos que ela oferece, havendo a possibilidade de criação de pastas e compartilhamentos com amigos, empresas e outras fontes de inspiração.

É importante que os anunciantes levem essa experiência positiva em conta, já que a maioria das pessoas que usa o Pinterest, segundo pesquisa própria, está aberta a marcas que contribuam para sua experiência na plataforma. 

E mais:

  • 80% dos usuários brasileiros têm mais probabilidade de se lembrar, ter opinião positiva e comprar de marcas quando estão se sentindo otimistas.
  • 50% + usuários brasileiros têm de 18 a 34 anos de idade, estando em fase de planejar o futuro. 

O roteiro para este futuro pode ser montado com a ajuda da sua empresa. A sua marca pode, portanto, ensinar as pessoas a transformarem ideias em realidade.

E aí, gostou deste artigo?Esperamos que sim e que ele possa ajudar você a gerar mais leads por meio do uso de novos canais. Aproveite e leia como melhorar o marketing e vendas da sua empresa com uso do WhatsApp.

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