Sua empresa usa o WhatsApp para melhorar o marketing e as vendas?

O Whatsapp é uma ferramenta de vendas e marketing poderosíssima, além de estar em primeiro lugar no número de usuários em redes sociais no Brasil e em muitos países. Há anos, o aplicativo é usado para vender produtos, serviços e divulgar negócios, mas o aumento das oportunidades veio após a possibilidade do pagamento direto e envio de catálogos de produtos na versão para empresas (Whatsapp Business). Assim, ele se consolidou como canal direto de vendas, sendo também usado como estratégia para melhorar o atendimento e o marketing.

Segundo Yanir Calisar, CEO da Whatslly – parceiro do AppExchange da Salesforce que conecta o WhatsApp com seus times por meio de soluções automatizadas – com o movimento da digitalização das empresas para contato com seus clientes, impulsionado pela pandemia, o volume do uso da plataforma para negócios aumentou 20%, só no primeiro trimestre de 2021, em comparação ao mesmo período no ano passado. Com as novas funcionalidades e facilidade no pagamento via App, as oportunidades só aumentam.

Ainda segundo o CEO da Whatslly, isso se deve ao fato do WhatsApp Business ser uma ferramenta gratuita e isso facilitar muito o contato das empresas com seus clientes e consumidores, em geral. “Ficou muito claro para nós, que o aplicativo tem extremo potencial de crescimento entre as empresas, principalmente no Brasil, onde 83% dos usuários utilizam o WhatsApp como ferramenta de compras, segundo estudo da Accenture“, disse o CEO.

Para se ter ideia do tamanho do negócio, o Facebook comprou o WhatsApp por US$ 16 bilhões em 2014, o equivalente ao Produto Interno Bruto (PIB) de 22 países. Isso demonstra o quanto o aplicativo é valioso, concentrando usuários de diversos públicos e recursos da API, que possibilitam chatbots e múltiplos atendentes no mesmo número (para uso como canal omnichannel).

Entre as maiores novidades do aplicativo em 2021, fora o fato das empresas poderem usar a agilidade do WhatsApp Business e a segurança dos parceiros para fomentar novos negócios, estão: silenciador de conversas arquivadas; fotos de visualização única; aceleração dos áudios; mudanças na configuração para grupos; transferência de dinheiro e chamadas de vídeo e voz pelo computador. Tudo ajuda na hora do atendimento por meio das redes sociais.

Segundo pesquisas, Brasil é o país que mais usa o WhatsApp para contato de vendas

compras pelo Whatsapp

Segundo a Whatslly em entrevista publicada no Portal Nacional de Seguros, analisando o comportamento dos latino-americanos no WhatsApp, como Brasil, México e Argentina, o app já absorve a maioria das etapas do ciclo de vendas aqui, agilizando todo o processo. Nosso país é, portanto, o que mais usa o WhatsApp, comprovadamente, para contato de vendas. 

É que enquanto na Europa, em países como Inglaterra e Suíça, boa parte do ciclo de vendas ainda é feita por meio de canais mais tradicionais, como e-mail, no Brasil o processo é mais rápido. Desde o primeiro contato até a conversão da venda existem, em média, cinco momentos entre a empresa e o cliente brasileiro. Segundo as análises, em cada um desses momentos são registradas cerca de 10 mensagens, variando de acordo com o segmento. 

Diante de tantas oportunidades, o App deve mesmo ser usado no seu negócio, seja ele o segmento que for. Concorda?

Conheça as vantagens do uso do whatsapp na sua empresa

1- Praticidade e segurança de pagamento WhatsApp Pay

Whatsapp Pay

Se tornando uma das plataformas mais acessadas do mundo nos últimos anos, com 2 bilhões de usuários, em 180 países, (mais de 120 milhões só no Brasil) e um volume de 65 bilhões de mensagens por dia, as transações comerciais também aumentaram.

Com o WhatsApp Pay, ferramenta de pagamentos dentro do aplicativo, as transações entre usuários e também entre empresas e clientes ficaram mais fáceis. Já em uso em outras partes do mundo, o serviço foi autorizado no Brasil em março de 2021, após nove meses de análise pelo Banco Central.

O WhatsApp Pay chega como uma nova opção para as contas comerciais e grande oportunidade para alavancar os negócios.

Com outras funcionalidades disponíveis, como opção de disponibilização de catálogo, organização de mensagens e outros benefícios, o novo formato de pagamento é visto como opção prática, com diversas diversas vantagens para as empresas e consumidores. Um dos grandes trunfos da ferramenta é trazer agilidade nas transferências bancárias e pagamentos, além de eliminar taxas de transação. 

Como o WhatsApp é um aplicativo do Facebook, as transações são habilitadas pelo Facebook Pay (que também permite compras diretas no Instagram, por exemplo) e processadas pela Cielo no Brasil. Para a segurança, é utilizado um PIN (senha) nas transações ou biometria do celular na autorização, o que torna o processo mais seguro. 

O cartão de crédito poderá ser usado para enviar pagamentos para empresas que usam o WhatsApp Business com o Facebook Pay configurado, podendo, assim, receber pagamentos por vendas.

As instituições financeiras parceiras cadastradas para oferecerem o serviço no Brasil são: Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi, nas bandeiras Visa e Mastercard. Lembrando que, para enviar e receber pagamentos no WhatsApp, é preciso ter um número de telefone do Brasil. 

Como funcionam os pagamentos no WhatsApp?

  • O usuário pode adicionar um cartão com a função débito ou crédito, emitido por um dos bancos participantes, para enviar e receber dinheiro pelo aplicativo.
  • O cartão de crédito só pode ser usado, no momento, para enviar pagamentos para empresas que usam o WhatsApp Business com o Facebook Pay, configurado para receber pagamentos por vendas.
  • O serviço de Pagamentos no WhatsApp possibilita o envio e recebimento de dinheiro para qualquer contato de um usuário, desde que seja de um banco participante da solução. 
  • Após a aprovação da operação, o dinheiro estará disponível em até 30 minutos na conta destino.

O que é preciso para a sua empresa começar a usar o serviço de pagamento via WhatsApp?

O WhatsApp não é apenas um aplicativo popular, mesmo que mundialmente falando, mas também um ótimo canal para ajudar empresários e pequenos empresários a melhorarem seus resultados de vendas, além de reforçarem suas marcas. A partir da API do Whatsapp instalada é possível que sua empresa se comunique rapidamente em larga escala, automatizando conversas no Whatsapp de forma simples e eficiente. 

Isso é possível por meio de qualificação de leads, mantendo-os sempre atualizados, controlando a comunicação com uso de token de acesso e automatizando as interações entre seus operadores e clientes por meio de fluxos de conversas.

Muitas empresas já automatizaram a comunicação fazendo uso de chatbots. Com atendentes virtuais nas empresas, algo que aprimorou a qualidade dos serviços de atendimento e agilizou o trabalho dos setores técnicos.Funciona assim: com respostas pré-definidas, você pode criar chatbots fazendo uso de Inteligência Artificial (IA) para interagir no Whatsapp.

 2- WhatsApp API, Chatbot e notificações

chatboot

Talvez você já utilize chatbots e fluxos automatizados na sua empresa ou precise implementar um chatbot para seus clientes com o WhatsApp para responder as perguntas frequentes mais rápido ou desafogar sua equipe de suporte. Para todas as estratégias, há o principal objetivo: proporcionar um melhor atendimento ao seu cliente. 

Se você ainda não utiliza, saiba que com o chatbot para os seus clientes e serviços de pagamentos com o WhatsApp Business , você consegue se comunicar em larga escala e automatizar as conversas no WhatsApp, de forma rápida, simples e eficiente. Ou seja, você consegue atender melhor e vender mais.

Quer coisa melhor do que atender bem do que ser capaz de concluir uma venda pela mesma plataforma que começou o atendimento? Para isso, você pode automatizar o atendimento da sua equipe usando o WhatsApp Business API, ferramenta que permite às empresas escalar o atendimento por meio da integração com plataformas de atendimento digital. Dessa forma, sua empresa pode automatizar processos e procedimentos corriqueiros no app via chatbots.

Sabemos que introduzir um novo canal de comunicação nem sempre é fácil, mas há diversos recursos disponíveis para facilitar esse processo. O pagamento via WhatsApp abre portas para que a comunicação da sua empresa melhore, oferecendo a chance de um maior engajamento com seus clientes, aumentando a confiança e reforçando relacionamentos em um prazo maior.

Como implantar o WhatsApp Business na sua empresa

Antes conhecido como WhatsApp Enterprise, essa solução foi desenvolvida pelo WhatsApp para ajudar as empresas que querem escalar o atendimento, de forma automatizada, nos seus negócios, aumentando as vendas e melhorando o atendimento.

O desenvolvimento da API (Application Programming Interface) ou “Interface de Programação de Aplicações” do WhatsApp permitiu que o mensageiro fosse integrado à plataformas de gestão de atendimento, possibilitando o envio e recebimento de mensagens entre a plataforma de atendimento e usuários do aplicativo. 

Ao invés de designar um atendente para atender via WhatsApp, com o Whatsapp Business API é possível realizar o atendimento com vários atendentes, ao mesmo tempo, numa mesma conta comercial. Assim, sua empresa não precisa mais manter e fornecer vários números de WhatsApp para os seus clientes, mas manter um atendimento centralizado. 

Whatsapp business

Diferença entre o WhatsApp Business e o WhatsApp Business API.

Como obter uma conta do WhatsApp Business API?

Para obter uma conta do WhatsApp Business API é preciso buscar um Solution Partner ou Solution Provider, empresas especializadas em disponibilizar a infraestrutura necessária para o funcionamento dos canais, como servidores, redes e a tecnologia fundamental para o desempenho do serviço. Essas empresas também disponibilizam integração com canais de VoIP, SMS, Messenger, vídeo chamadas e outros canais de comunicação. 

Se você quiser utilizar uma conta de WhatsApp Business, basta adicionar uma única vez um cartão de débito, um cartão múltiplo com função débito ou um cartão pré-pago emitido por um dos bancos participantes para enviar e receber dinheiro. 

Conheça os principais recursos e modalidades exclusivas do WhatsApp Business API

  • Notificações promocionais

Com autorização dos seus clientes (opt-in), você já pode enviar notificações promocionais no WhatsApp e, assim, aumentar seus resultados. Com elas, você pode recuperar carrinhos abandonados, enviar ofertas de acordo com as preferências do seu cliente e informar sobre novos produtos, por exemplo.

  • Atendimento humano

Você pode atender seus clientes de forma mais eficiente e padronizada por meio de atendimento via chat online. Tudo é feito com mais controle e de forma integrada, podendo recuperar e acompanhar o histórico de conversas, mantendo um número de atendentes ilimitados, com atendimento centralizado.

É possível que a sua empresa automatize as conversas com seus clientes por meio de fluxos conversacionais no WhatsApp. O uso de chatbots pode ainda aumentar sua velocidade de resposta e fazer uso de inteligência artificial. Afinal, seus clientes não só querem falar com sua empresa no WhatsApp, mas querem que o atendimento esteja disponível 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. Com o chatbot e as respostas automáticas, isso é possível.

Quais os benefícios do WhatsApp Business API para empresas

  • Praticidade: você pode enviar notificações para seus clientes com maior segurança;
  • Disponibilidade: você pode atender pelo whatsApp, o app preferido pelos brasileiros;
  • Fidelização: você pode melhorar o relacionamento e aumentar a satisfação dos seus clientes com o uso desse serviço de comunicação;
  • Escalabilidade: pode atender clientes de forma eficiente, em larga escala, com múltiplos operadores.
  • Inovação: a sua marca terá esse serviço agregado, ou seja, se trata de um upgrade de atendimento que você pode estar precisando;
  • Segurança: as etapas de verificação do WhatsApp garantem a credibilidade do uso do app para negócios;
  • Profissionalismo: um relacionamento profissional pode ser construído com apenas alguns passos no app, transformando seu perfil em um perfil comercial, com informações úteis aos seus clientes;
  • Agilidade: com o uso do WhatsApp para negócios, você consegue acelerar a qualificação de leads;

Como implantar os chatbots na minha empresa?

Uma das vantagens de utilizar a solução WhatsApp Business API é a possibilidade de oferecer atendimento automatizado com chatbots no mensageiro, para facilitar a comunicação entre as pessoas e as empresas. 

A tendência em usar os chatbots é justificada pela necessidade de agilidade nos atendimentos nos canais online. Com chatbots, muitas empresas aumentam suas vendas por darem conta de um atendimento mais rápido e eficiente.

Os clientes desejam obter respostas rápidas, por isso, os chatbots são considerados a evolução das interfaces de interação para as plataformas de atendimento ao cliente. Com tecnologias diferentes, alguns deles são baseados em mecanismos mais simples, permitindo a interpretação de mensagens específicas, com uso de perguntas pré-definidas. Outros são baseados em Inteligência Artificial (IA), podendo interpretar, avaliar, responder e aprender a partir de feedbacks inseridos na própria experiência. 

O uso oficial de chatbots no WhatsApp começou a ser possível após a liberação da API e isso é bastante atual.

Independente do tipo de chatbot, eles têm o objetivo de interagir com os usuários no lugar de um atendente. Mas, cuidado! Um chat que não funciona poderá provocar perda de relacionamento e vendas com seus clientes, oferecendo uma experiência ruim.

Razões para você implantar chatbot WhatsApp no atendimento da sua empresa

  • Comodidade para o cliente: o uso de chatbots de forma adequada possibilita ao cliente ser atendido em um ambiente que ele já está acostumado, facilitando a comunicação e as vendas;
  • Redução de custos: o uso de chatbots permite a solução de demandas sem acionar um atendente, diminuindo o número de pessoas na equipe ou mantendo um formato mais humanizado de trabalho;
  • Agilidade da operação: os chatbots reduzem o tempo de resposta porque solucionam diversas demandas ao mesmo tempo, por meio da automação;
  • Linguagem padronizada: com os chatbots, você pode adotar uma linguagem que expresse a identidade da sua marca e que só com treinamento fica difícil personalizar. Assim, você pode padronizar a linguagem que seja mais adequada ao seu público;
  • Atendimento rápido: com registro das informações automatizadas, há um e ganho de tempo caso seja feito um redirecionamento para um atendente humano, algo que é feito de forma automatizada;
  • Atração de leads: gerar leads é essencial para o processo de vendas e um chatbot pode ajudar a potencializar esses resultados, qualificando o lead antes de ir para a sua equipe.

Por que integrar o WhatsApp a uma plataforma de  Atendimento Digital?

atendimento hibrido Whatsapp
  • Na plataforma de atendimento digital, você cria seus bots e ao integrar seu número do WhatsApp a ela, poderá atender vários clientes ao mesmo tempo, utilizando chatbots, atendentes humanos ou atendimento híbrido (chatbot+humano);
  • Cada um dos seus atendentes terá um histórico de atendimento, importante para o controle das chamadas;
  • Por meio da plataforma, você pode integrar outros canais, como Facebook Messenger, Telegram e e-mail com o WhatsApp.

3- Lista de transmissão e compra no botão direto do WhatsApp

atendimento hibrido Whatsapp

As facilidades com o uso do WhatsApp Business são muitas, começando pela lista de transmissão, que é um dos recursos bastante importantes para uma empresa. Através dele, é possível estabelecer comunicações segmentadas e assertivas, além de trabalhar estratégias de relacionamento com os clientes. 

Já falamos sobre a facilidade que é criar um perfil empresarial na rede e atuar de forma profissional.  Agora, um recurso que demonstrou ser muito útil para empresas que querem trabalhar com uma base de leads no WhatsApp é a lista de transmissão, uma forma de divulgar mensagens no WhatsApp para mais de um lead ao mesmo tempo, de forma individualizada, ao contrário do que acontece pelos grupos.

As listas de transmissão são ideais para a empresa que deseja investir em WhatsApp Marketing.

Dicas para criar uma boa lista de transmissão

Criar uma lista de transmissão é simples, mas atenção para alguns cuidados:

  • Segmente suas listas de transmissão

É preciso definir, primeiramente, com quem você quer trabalhar na lista de transmissão. Em muitos casos, é válido criar diversas listas, assim você consegue uma segmentação melhor e, consequentemente, mais assertividade ao enviar mensagens nas listas. Considere o perfil dos contatos e a etapa de relacionamento com a empresa.

  • Planeje as mensagens com cautela

Antes de enviar qualquer mensagem, é importante que você organize o que irá enviar, fique atento à linguagem e pense em quais possíveis respostas receberá dos contatos.  Mensagens interativas que incentivam o engajamento são ótimas para iniciar fluxos de comunicação com suas listas e trabalhar a prospecção de clientes.

  • Invista em conteúdos atrativos

Você pode também enviar vídeos, links e documentos exclusivos para suas listas de transmissão, como links de posts de blog, e-books, dar dicas e diversos outros conteúdos de qualidade. 

  • Mantenha a periodicidade de mensagens 

Após enviar a primeira mensagem, é importante manter um fluxo periódico de mensagens, mantendo uma frequência definida.  Isso colabora com a organização e condiciona seus contatos a esperarem pela mensagem.  A frequência ideal varia de acordo com o público e segmento.

  • Valorize a privacidade dos usuários

Apesar das abordagens próximas serem positivas para criar um relacionamento com o usuário, é importante manter o profissionalismo durante as conversas.  Além da lista de transmissão, há diversos recursos que você pode utilizar para atuar profissionalmente no WhatsApp.

Você pode criar anúncios utilizando o botão do WhatsApp

Com os anúncios de clique para o WhatsApp nas Mídias Sociais, você pode adicionar um botão, facilitando o aumento das vendas de produtos e serviços. Dessa forma, é possível enviar uma mensagem aos seus anúncios do Facebook e do Instagram de forma que uma conversa seja automaticamente aberta no aplicativo WhatsApp Business. Assim, o cliente pode se conectar com a sua empresa pelo WhatsApp clicando no botão que é exibido no seu anúncio.

Você também pode incluir o botão do WhatsApp também no site da sua empresa para facilitar a conversa e troca de informações, aumentando as consultas digitais e, automaticamente, as vendas. Afinal, tornou- se muito prático iniciar uma conversa pelo app com um simples clique do que preencher um formulário ou ter tempo de telefonar em algum lugar e aguardar ser atendido, certo?

Esteja presente nos canais que seu cliente está e fale com ele do jeito que ele está mais acostumado e se sinta confortável.

4- Catálogos de produtos pelo WhatsApp também facilita vendas

catalogo no  Whatsapp

Você sabia que é possível vender seu catálogo de produtos na internet sem precisar de uma loja virtual? As empresas que usam o WhatsApp Business podem enviar o catálogo completo para os clientes com os quais elas já estão conectadas e compartilhar o link nas redes sociais ou em outras plataformas, permitindo que mais pessoas descubram seus produtos e serviços. Os interessados podem conversar sobre o produto e comprar pelo mesmo canal.

Pelo WhatsApp Business é possível facilitar muito e até mesmo diminuir o tempo da sua venda online. 

Você pode criar um catálogo no app e até montar uma vitrine com seus produtos, cadastrando todas as informações que seus clientes precisam saber. Pelo catálogo, seu cliente pode ver a foto, o valor, o meio de pagamento, o prazo de entrega e outras observações, como se fosse num site de compras, mas de forma bastante didática e simples. Ele pode selecionar os produtos que deseja, fazer o pedido, a reserva ou encomenda e pagar por isso. Tudo na mesma plataforma.

Além de agilizar a venda da sua empresa, você ainda mantém o contato com o cliente, numa comunicação mais rápida e direta.

Como funciona o catálogo do WhatsApp Business

Dentro do catálogo, você pode colocar o nome do produto ou serviço, as fotos, uma descrição, o preço, o link para pagamento ou para onde você quer que a pessoa vá e o código do produto. Após salvar essas configurações, é preciso esperar que aprovem o seu produto e que ele fique disponível para divulgação.

Como você pode enviar o catálogo via WhatsApp Business para o seu cliente

É possível compartilhar o catálogo em uma conversa individual ou em grupo, para isso:

  1. Abra uma conversa no WhatsApp Business.
  2. Toque no ícone de anexar próximo ao campo de texto.
  3. Toque em Catálogo.
  4. Toque em Enviar todos os itens.

Fácil é apelido! Se você conseguir montar uma estratégia com uso correto das plataformas, poderá aumentar rapidamente suas vendas, encontrando seu público e atraindo leads mais qualificados. Fale com a gente sobre o uso dessas e outras ferramentas: https://www.c3dweb.com.br/fale-conosco/

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