Pagamentos feitos pelo WhatsApp devem revolucionar ainda mais as relações de negócios

Já usamos o Whatsapp para conversas com amigos, família e negócios todos os dias. Imagine, agora, poder usá-lo para fazer e receber pagamentos?

O Whatsapp, cada vez mais, é uma ferramenta para alavancar os negócios. Sua empresa só precisa definir como ele pode ser usado para melhorar o atendimento, marketing e vendas.

Hoje, sua empresa já deveria estar usando o Whatsapp Business, até mesmo com os recursos da API, que possibilitam chatbots e múltiplos atendentes no mesmo número. 

Agora  a praticidade de usar com segurança o pagamento direto no Whatsapp chegou mesmo em nossas vidas. 

Veja o texto que fizemos sobre esses recursos e as novidades do app:

Enquanto há 2 anos, pouco antes da pandemia, transferir dinheiro para alguém no Brasil tinha custo e pagar uma compra era meio burocrático, mesmo com o envio de links, a partir de agora, todo mundo já pode pagar um produto ou serviço e fazer transferência pelo WhatsApp, para qualquer pessoa, a hora que quiser, de forma segura e gratuita. 

O WhatsApp é uma ótima forma dos clientes se conectarem com empresas, a partir de uma plataforma familiar, rápida e confiável. 

Agora, mais do que nunca, usar o WhatsApp como um dos canais de comunicação da sua empresa é uma necessidade. Isso porque:

  • O app se tornou, nos últimos anos, uma das plataformas mais acessadas do mundo, com 2 bilhões de usuários, em 180 países, (mais de 120 milhões só no Brasil) e um volume de 65 bilhões de mensagens por dia. 
  • Comprar num ambiente em que os usuários e empresas já estão acostumados a se comunicar, com clientes e amigos, é uma grande facilidade. 

É bom para os usuários, que já dominam a ferramenta e é ótimo para as empresas, que podem enviar o pedido e receber pelo produto ou serviço na mesma hora e com simplicidade, facilitando a comunicação e os negócios. 

De fácil usabilidade e comunicação fluida

  • Já que nossas conversas pessoais e de trabalho estão concentradas nesse aplicativo, parece óbvio manter nossas compras no mesmo ambiente, tornando tudo mais simples, prático e rápido.
  • A plataforma facilita o envio de links, fotos, vídeos e qualquer outra informação que seja necessária na hora da venda. É um canal de comunicação bastante importante para garantir vendas e fidelização dos clientes atualmente.

Empresas podem usar a agilidade do WhatsApp Business e a segurança dos parceiros para fomentar novos negócios

O WhatsApp já vem sendo amplamente usado para o marketing e vendas de muitas empresas. Mas, com a novidade anunciada pelo Banco Central a partir do dia 4 de julho, é possível ir além. 

Com a transformação digital, os atendentes virtuais se popularizaram entre as empresas, aprimorando a qualidade dos serviços de atendimento e agilizando o trabalho dos setores técnicos. 

Há anos, pesquisas apontam que as pessoas preferem se comunicar com empresas por meio de textos, geralmente por meio de plataformas e redes sociais, como Facebook Messenger ou WhatsApp. Com isso, houve o aumento de chatbot, por exemplo. 

Segundo os economistas, o pagamento via WhatsApp é mais um canal de conveniência para o cliente e a oportunidade de fomentar negócios para a instituição que entrar como parceira, sendo ela bancos, cartões de crédito e empresas que oferecem os serviços aos seus clientes. Para isso:

  • Basta que o usuário cadastre seu cartão de débito, pré-pago ou combo de um dos bancos parceiros para fazer seus pagamentos pelo aplicativo. 
  • O cartão de crédito poderá ser usado para enviar pagamentos para empresas que usam o WhatsApp Business com o Facebook Pay, configurado para receber pagamentos por vendas.

As instituições financeiras parceiras, no momento, são: Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi, nas bandeiras Visa e Mastercard. Lembrando que, para enviar e receber pagamentos no WhatsApp, é preciso ter um número de telefone do Brasil. 

O Whatsapp também pode funcionar como um canal de entrada, para todos que quiserem operar com a ferramenta. O que poderá representar um ganho enorme para muitas empresas. Trata-se de um novo jeito de fazer negócios, resultando em mudanças no mercado financeiro. Afinal, mais de 120 milhões de brasileiros estão no aplicativo e as chances são enormes de atrair novos parceiros. 

A nova forma rápida, segura e sem taxas de comprar pelo WhatsApp parece contar com total segurança. Os pagamentos no WhatsApp são habilitados pelo Facebook Pay, que garante que as transações sejam protegidas por diversas camadas de segurança e criptografia, como PIN do Facebook Pay ou biometria|face id, nos dispositivos compatíveis. As compras são processadas pelo Facebook Pagamentos e pela Cielo.

Os novos benefícios divulgados pelos parceiros são:

  • Agilidade do WhatsApp para as transações;
  • Segurança em todo o processo;
  • Pagamento ou transferência em 30 minutos, sem taxas.

Como funcionam os pagamentos no WhatsApp?

  • O usuário pode adicionar um cartão com a função débito ou crédito, emitido por um dos bancos participantes, para enviar e receber dinheiro pelo aplicativo.
  • O cartão de crédito só pode ser usado, no momento, para enviar pagamentos para empresas que usam o WhatsApp Business com o Facebook Pay, configurado para receber pagamentos por vendas.
  • O serviço de Pagamentos no WhatsApp possibilita o envio e recebimento de dinheiro para qualquer contato de um usuário, desde que seja de um banco participante da solução. 
  • Após a aprovação da operação, o dinheiro estará disponível em até 30 minutos na conta destino.

O que é preciso fazer para começar a usar o serviço de pagamento no WhatsApp?

  • Como o novo serviço de pagamento pelo WhatsApp está sendo implementado aos poucos no Brasil, quem tiver a função ativada, pode convidar amigos e familiares para usar os pagamentos, já que uma conta habilita o serviço para a outra automaticamente, após o envio de uma transferência de qualquer valor.
  • Para efetuar as transferências e recebimentos usando o WhatsApp é importante que esteja instalado no celular a versão do aplicativo com a funcionalidade de “Pagamentos” e um cartão de débito de um banco cadastrado da bandeira Visa ou Mastercard.
  • No processo de cadastro das informações é preciso criar um PIN (senha) de pagamento de 6 caracteres. Esse código será usado em cada transferência, envio e retirada de dinheiro.

A funcionalidade é bem simples:

whats business passo a passo
  • Basta cadastrar um cartão das instituições parceiras no Facebook Pay. 
  • O usuário escolhe a conversa da pessoa para quem deseja mandar o dinheiro, clica no ícone de clipe de papel e, em seguida, clica em pagamento. 
  • Coloca o valor da transferência, a senha do Facebook Pay e o valor será transferido.

Existe limite de valor para as transferências? 

Atualmente, sim. Podem ser enviados o valor de até R$ 1 mil por transação e cada pessoa pode receber 20 transferências por dia, desde que seja até o limite de R$ 5 mil por mês. O aplicativo garante que as informações sobre os pagamentos são protegidas.

Especialistas afirmam que a novidade deve revolucionar o mercado financeiro 

A autorização da Visa e a Mastercard atuarem com os pagamentos via WhatsApp abriu espaço para a solução no mercado de meios de pagamentos, já que o aplicativo tem como característica a de construir tudo de forma fácil, acessível e simples, analisou o cofundador da Xsfera, Bruno Segatto, plataforma de consultoria do mercado financeiro.

Com a competitividade do mercado financeiro, porém, os grandes bancos precisam se adaptar constantemente para não perderem mercado. A maioria deles já aposta na digitalização, com diversos bancos digitais sendo criados. “O pagamento via WhatsApp tira o poder dos bancos sobre as operações”, afirma Fábio Ieger, CEO da Certus. 

Entrando como parceiros nessa nova modalidade de operação, no entanto, podem aproveitar uma grande oportunidade, com resultados positivos no futuro. Isso para os bancos. As empresas, por outro lado, precisam estar atentas e oferecerem, desde já, essa facilidade para os seus usuários. Não é todo dia que uma plataforma tão simples é disponibilizada para clientes já “educados” em seu uso, como é o caso do WhatsApp. 

Como oferecer o serviço de pagamentos para a sua empresa  utilizando o WhatsApp Business

Talvez você já utilize chatbots e fluxos automatizados na sua empresa ou precise implementar um chatbot para seus clientes com o WhatsApp para responder as perguntas frequentes mais rápido e até desafogar sua equipe de suporte ao cliente. Para todas as estratégias, há um único objetivo: proporcionar um melhor atendimento ao seu cliente. 

Para isso, você pode, inclusive, automatizar o atendimento da sua equipe usando o WhatsApp Business API, ferramenta que permite às empresas escalar o atendimento por meio da integração com plataformas de atendimento digital. Essa integração também permitiu que fosse possível automatizar procedimentos corriqueiros no app via chatbots.

O WhatsApp não é apenas um dos aplicativos populares do momento, mas um ótimo canal para ajudar as empresas a melhorarem seus resultados de vendas e reforçarem suas marcas.

Sabemos que introduzir um novo canal de comunicação nem sempre é fácil, mas há diversos recursos disponíveis para facilitar esse processo.

Pense que a oportunidade criada com o pagamento via WhatsApp abre portas para que a comunicação da sua empresa melhore, proporcionando um maior engajamento com seus clientes, aumentando a confiança e reforçando relacionamentos em um prazo maior.

Para começar, basta adicionar uma única vez um cartão de débito, um cartão múltiplo com função débito ou um cartão pré-pago emitido por um dos bancos participantes para enviar e receber dinheiro. Assim, você vai proporcionar um melhor atendimento ao seu cliente com a API WhatsApp Business.

Saiba como usar o Whatsapp Business na sua empresa

Antes conhecido como WhatsApp Enterprise, essa solução foi desenvolvida pelo WhatsApp para ajudar as empresas que querem escalar o atendimento, de forma automatizada, nos seus negócios, aumentando as vendas e melhorando o atendimento.

O desenvolvimento da API (Application Programming Interface) ou, em português, “Interface de Programação de Aplicações” do WhatsApp permitiu que o mensageiro fosse integrado à plataformas de gestão de atendimento, possibilitando o envio e recebimento de mensagens entre a plataforma de atendimento e usuários do aplicativo. 

Ao invés de designar um atendente para atender via WhatsApp, com o Whatsapp Business API é possível que sua empresa realize o atendimento com vários atendentes, ao mesmo tempo, utilizando a mesma conta comercial.

Diferença entre o WhatsApp Business e o WhatsApp Business API.
Diferença entre o WhatsApp Business e o WhatsApp Business API.

Assim, sua empresa não precisa mais manter e fornecer vários números de WhatsApp para os seus clientes, com um atendente em cada número, mas um atendimento centralizado. Soluções, como a descrita anteriormente, é ruim para a percepção de sua marca e torna mais fácil a ocorrência de erros humanos.

Como obter uma conta do WhatsApp Business API?

Para obter uma conta do WhatsApp Business API é preciso buscar um Solution Partner ou Solution Provider, empresas especializadas em disponibilizar a infraestrutura necessária para o funcionamento dos canais, como servidores, redes e a tecnologia fundamental para o desempenho do serviço.

Essas empresas também disponibilizam integração com canais de VoIP, SMS, Messenger, vídeo chamadas e outros canais de comunicação. Você pode consultar os provedores oficiais do WhatsApp clicando neste link.

Como implantar os chatbots na minha empresa?

Uma das vantagens de utilizar a solução WhatsApp Business API é a possibilidade de oferecer atendimento automatizado com chatbots no mensageiro, para facilitar a comunicação entre as pessoas e as empresas. 

A tendência em usar os chatbots é justificada pela necessidade de agilidade nos atendimentos nos canais online.

Os clientes desejam obter respostas rápidas, por isso, os chatbots são considerados a evolução das interfaces de interação para as plataformas de atendimento ao cliente. Eles possuem, no entanto, graus de complexidade variados. 

Alguns são baseados em mecanismos mais simples e comuns, permitindo a interpretação de mensagens específicas, com uso de perguntas pré-definidas. Outros são baseados em Inteligência Artificial (IA), podendo até mesmo interpretar, avaliar, responder e aprender a partir de feedbacks inseridos na própria experiência. Leva um tempo e é mais custoso essa prática.

Independente do tipo de chatbot, eles têm o objetivo de interagir com os usuários no lugar de um atendente, simulando a conversação humana e ajudando a resolver suas demandas. Cuidado! Um chat que não funciona poderá provocar perda de relacionamento e vendas com seus clientes, oferecendo uma experiência ruim.

Cada tipo de canal de atendimento escolhido deve levar em conta a realidade de cada empresa e funcionamento do negócio.

O uso oficial de chatbots no WhatsApp começou a ser possível após a liberação da API e isso é bastante atual. Antes da liberação, o uso de chatbots no aplicativo violava os termos de segurança e privacidade da empresa.

Principais razões para você implantar chatbot WhatsApp no atendimento da sua empresa

  • Sensação de comodidade: o uso de chatbots possibilita ao cliente ser atendido em um ambiente que ele já está acostumado, o que facilita a comunicação e as vendas;
  • Redução de custos: o uso de chatbots permite a solução de demandas sem acionar um atendente, diminuindo o número de pessoas na equipe e até o fluxo de ligações, evitando investimento com telefonia;
  • Agilidade da operação: os chatbots reduzem o tempo de resposta e as filas de atendimento, por solucionarem diversas demandas ao mesmo tempo, com o uso da automação;
  • Linguagem personalizada: com os chatbots, você pode adotar uma linguagem que expresse a identidade da sua marca e que só com treinamento fica difícil padronizar. Poderá padronizar a linguagem que seja mais adequada ao seu público e melhorar o relacionamento com ele;
  • Atendimento mais rápido: com registro das informações automatizadas, há um e ganho de tempo caso seja feito um redirecionamento para um atendente humano, agilizando o atendimento fazendo com que o atendimento seja mais rápido e otimizado;
  • Atração de mais leads: gerar leads é essencial para o processo de vendas e um chatbot pode ajudar a potencializar esses resultados na medida que o robô pode qualificar o lead, antes de ir para a sua equipe.

Por que integrar o Whatsapp a uma plataforma de  Atendimento Digital?

  • Na plataforma de atendimento é onde você irá criar seus bots;
  • Ao integrar seu número do WhatsApp a uma plataforma de Atendimento Digital, você poderá atender vários clientes ao mesmo tempo, utilizando chatbots, atendentes humanos ou atendimento híbrido (chatbot+humano);
  • Por meio da plataforma, cada um dos seus atendentes terá um histórico de atendimento, importante para o controle do atendimento;
  • Na plataforma de atendimento, você pode integrar outros canais, como Facebook Messenger, Telegram e e-mail com o WhatsApp.

Veja as 6 Dicas para você fazer melhor uso do WhatsApp na comunicação da sua empresa

  1. Seja confiável: oferecendo um suporte 24 horas, 7 dias por semana, através de chatbot ou operador real, com notificações em tempo real;
  1. Adote uma comunicação envolvente: as conversas em tempo real aumentam a entrega, as taxas de abertura e taxas de conversão das suas vendas;
  1. Treine sua equipe: de como enviar mensagens, vídeos e arquivos relacionados aos produtos e serviços de interesse para completar processos de venda mais rapidamente;
  1. Tenha agilidade: envie informações de contato com rapidez para ajudar a conectar a pessoa certa, na hora que ela realmente precisa, sem gerar delay na comunicação;
  1. Padronize o atendimento: a linguagem deve ser padronizada e bastante objetiva!
  1. Implemente melhorias nos serviços: Compartilhe localizações em tempo real para aprimorar serviços de entrega.

Esperamos que você tenha gostado de todas essas dicas e se convencido sobre a importância de investir no WhatsApp como seu novo e talvez principal canal de atendimento da sua empresa. Se precisar de ajuda, fale com a gente.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Destaques

Receba nossa newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades

Não enviaremos spam para o seu e-mail

Posts relacionados

Como transformar leads em clientes

O gerente de marketing é pressionado por todos os lados, começando pela diretoria e CEO, que nem sempre acreditam nas estratégias usadas para atração de

Um ano de aprendizado e superação

Estamos perto de virar o ano que foi desafiador para todos, no mundo inteiro. Não apenas pela crise sanitária e econômica. Vivemos obstáculos em fazer

Open chat