Este mês começa a temporada com mais datas relevantes para as vendas do comércio! Além das grandes comemorações já estabelecidas no mercado, como a Black Friday e o Natal, algumas datas internacionais que estimulam o consumo nessa época estão começando a se tornar importantes no Brasil também!

O Dia do Solteiro é um bom exemplo. O consumidor brasileiro já está de olho nas mega promoções que acontecem na data em sites chineses, como o Aliexpress, mas o e-commerce nacional pode tirar proveito da ocasião também! O Cyber Monday e o Boxing Day são outras datas que estão começando a entrar no gosto do brasileiro. Vamos conhecer algumas delas?

Saiba mais sobre as datas mais relevantes do 4º trimestre:

Dia das Crianças

A comemoração abre oficialmente a temporada de eventos de fim de ano. O consumo nessa data nem tem comparação com o Natal, por exemplo, mas nem por isso pode ser ignorado. São 40 milhões de brasileiros que compram presentes para o Dia das Crianças, e a expectativa do comércio é faturar R$1,8 bilhão com a data em 2017, uma receita bem parecida com a Black Friday do ano passado.

Dia do Solteiro

Na China, o Dia do Solteiro é comemorado no dia 11 de novembro e, desde que o Alibaba transformou a ocasião em um festival de consumo em 2009, a data passou a ser conhecida como o dia mundial das compras. Em 2016, as primeiras dez horas do dia renderam 62,6 milhões de yuans (US$ 9 bilhões)! No Brasil, as buscas por AliExpress duplicam na segunda semana de Novembro, que antecipa a data. São 8 milhões de brasileiros engajados no Dia do Solteiro!

Black Friday

O mercado brasileiro espera que a Black Friday desse ano renda R$ 2,2 bilhões apenas em vendas online, o que representa um crescimento estimado entre 15% e 20% em comparação ao ano passado. Fizemos um post com 6 estratégias para que você venda mais na Black Friday!

Cyber Monday

A Cyber Monday nada mais é do que uma extensão da Black Friday, pois uma boa parte dos lojistas continuam com os descontos até a segunda-feira de Ação de Graças. Nos EUA, a data já representa o maior volume de compras online. No Brasil, 21% dos internautas conhecem a Cyber Monday e, entre eles, quase metade pretende comprar este ano.

Dezembro Geek

No Brasil, o mês de dezembro concentra duas datas importantíssimas para a cultura nerd e geek: a edição nacional da Comic Con Experience, a maior feira de cultura pop e geek do mundo, e também o lançamento de um novo episódio de Star Wars. Como consequência, a busca por eletrônicos, games, HQs e bonecos dispara em Dezembro.

Amigo Secreto

Muitos comerciantes focam todas as energias nas promoções de Natal e esquecem que campanhas focadas no Amigo Secreto podem trazer muitos resultados. Um terço dos internautas participam dessa troca de presentes, e as buscas por termos como “amigo oculto”, “amigo da onça” e outras variações da brincadeira disparam no final de Novembro.

Ceia de Fim de Ano

Outro evento bastante relacionado ao Natal e que às vezes passa batido pelos empresários é a Ceia de fim de ano. Nas buscas, o interesse começa cerca de 22 dias antes do natal, pois o consumidor fica de olho nos melhores preços para cada ingrediente.

Natal

O Natal continua sendo a data mais importante para o comércio brasileiro. Se você pensa em criar suas campanhas apenas no fim de novembro, pense de novo. As buscas por termos como “presentes” e “natal” começam 70 dias antes da data. Não esqueça que é nesse período também que as pessoas buscam por artigos de decoração natalina!

Boxing Week

Em alguns países, o primeiro dia útil após o Natal também é feriado, o Boxing Day. Várias lojas aproveitam o dia - ou a semana - para fazer liquidação dos produtos que não movimentaram muito no Natal e na Black Friday. No Brasil, 125 milhões de brasileiros buscaram termos relacionados à data no Google em 2015.

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