10 tendências do marketing digital para 2023

tendências do marketing digital para 2023

Você já parou para pensar em quais tendências do marketing digital para 2023 podem fazer com que o seu negócio se destaque dos concorrentes?

Com o aumento da presença online de empresas de variados portes e segmentos, já não é suficiente ter um perfil para sua marca nas redes sociais e investir em anúncios esporádicos. Pelo contrário, quem quer ganhar espaço e visibilidade na internet precisa fazer mais. 

Afinal, a rede mundial de computadores é uma grande facilitadora de novos negócios, e ter uma boa projeção neste meio pode fazer toda a diferença para o crescimento e consolidação de sua empresa como referência no mercado. 

No entanto, a construção e manutenção da boa aparência de uma marca na internet não é tarefa simples, especialmente se considerarmos o surgimento de novas tecnologias e ferramentas.

Nesse cenário de constante evolução – que ainda deve levar em conta o comportamento do usuário – estratégias que há alguns anos traziam resultados positivos podem não surtir mais efeito e estar atento às forças que irão influenciar o marketing digital nos próximos anos é fundamental para quem quer sair na frente. 

Pensando nisso a C3dWeb preparou esse artigo para você, que já está pensando no planejamento do próximo ano e deseja saber com mais detalhes o que vem por aí. 

Acompanhe e descubra quais são as principais tendências do marketing digital para 2023!

1- Crescimento no número de empresas que investem em marketing digital

Uma das mais importantes tendências do marketing digital para 2023 é o crescimento no número de empresas que investem nesse tipo de estratégia. 

Isso se deve, entre diversos motivos, à crescente conscientização dos benefícios desse tipo de estratégia, que não se restringem ao mundo virtual.

Estudos indicam que empresas que investem em marketing digital podem chegar a triplicar seu faturamento, uma vez que atingem um público maior e mais qualificado. 

investimento em marketing digital

O marketing digital também ajuda na construção da imagem e reputação das empresas, o que faz toda a diferença para que seu negócio seja reconhecido e considerado pelo público-alvo na hora da aquisição de um produto ou contratação de serviços.

Portanto, se você não quer ficar para trás nessa corrida, é hora de avaliar como está o investimento de sua empresa nessa área e contar com especialistas que possam traçar o melhor plano para atingir os resultados esperados. 

2 – Conteúdo criativo e de qualidade

Talvez uma das sacadas mais importantes para quem quer trabalhar ou investir em marketing digital é entender que pessoas se relacionam com pessoas. Isso tem impacto direto na forma com a qual a publicidade vem sendo produzida e consumida nos últimos anos, especialmente nas mídias sociais. 

Basta um olhar para percebermos que a produção de conteúdos ganhou força e aquela propaganda engessada, cujo foco era falar pura e simplesmente do produto, não é mais a melhor saída. 

conteúdo criativo

Como solução, as empresas têm buscado formas cada vez mais criativas de atrair clientes, oferecendo conteúdos relevantes e de qualidade, como e-books, webinários ao vivo, entre outros. 

Outra grande aposta para 2023 são os conteúdos interativos, que colocam o usuário como o centro da jornada de compra, mostrando que a marca se importa com suas dores, necessidades, vontades e opiniões, o que é importantíssimo não apenas para a conquista de novos clientes, mas também para sua fidelização.

3 –  Aposte nos vídeos 

Uma excelente forma de criar conteúdos atrativos e de qualidade é investir na produção de vídeos. 

Além do Youtube, plataformas como o Instagram, Tik Tok e até mesmo o LinkedIn priorizam a entrega de vídeos aos usuários, e essa pode ser uma excelente forma de captar a atenção de seu público-alvo. 

aposte nos vídeos

Por ser um formato dinâmico, o vídeo permite que a marca produza conteúdos diversificados, que podem ser educativos, motivacionais, apresentar produtos da marca, trazer entrevistas com especialistas, curiosidades e outros temas que são do interesse do cliente final. 

Assim, além da divulgação, é possível construir audiência e awareness da marca, contribuindo para o seu fortalecimento.

4 – Marketing de influência

Você já pensou em investir na parceria com influenciadores digitais para divulgar a sua marca?

A estratégia existe há anos e é uma boa maneira de, ao mesmo tempo, construir autoridade e ampliar a visibilidade online para seus produtos e serviços. 

Entretanto, se engana quem pensa que o investimento no marketing de influência é exclusividade de marcas multinacionais e influencers com milhões de seguidores. 

marketing de influência

Atualmente, uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço e relevância é a do marketing com microinfluenciadores, aqueles que têm entre 10 e 100 mil seguidores em suas redes sociais. 

Além de ser mais acessível para empresas de menor porte, a estratégia ainda promete um bom retorno, uma vez que microinfluenciadores geralmente têm excelentes taxas de engajamento, o que pode levar a uma boa conversão e novos negócios para sua marca. 

5 – Experiências híbridas

Após um longo período de isolamento imposto pelas medidas de contenção e controle da covid-19, as atividades presenciais finalmente voltaram a acontecer. 

No entanto, isso não significa que o modelo de trabalho, compras e experiências digitais vá ser posto de lado. Pelo contrário, a tendência é que as experiências híbridas ganhem cada vez mais força.

experiências híbridas

Assim, mesmo que a presença digital de sua marca seja o mais importante, vale considerar o investimento em eventos, campanhas e outras atividades presenciais, como forma de integrar colaboradores, fornecedores, clientes e outros players importantes para seu negócio. 

Para abranger um número ainda maior de pessoas, que tal apostar também na transmissão desses eventos online? Desse modo é possível otimizar recursos e romper barreiras geográficas, ampliando consideravelmente a visibilidade e presença de sua empresa dentro do mercado. 

6 – Atenção ao tráfego orgânico 

Um dos maiores erros das empresas que investem no marketing digital é focar somente no tráfego pago e não dedicar atenção especial ao usuário orgânico.

Enquanto os anúncios permitem atingir uma grande quantidade de pessoas em um curto espaço de tempo, as estratégias orgânicas podem demorar um pouco mais para apresentar resultados, mas a audiência que trazem tende a ser mais engajada e interessada, uma vez que já demonstra genuíno interesse pelo produto ou serviço que sua empresa pode oferecer. 

Além disso, as mais recentes mudanças nos algoritmos do Google, principal buscador da internet, têm favorecido o tráfego orgânico, então vale a pena ficar de olho nesse movimento. 

tráfego orgânico

Uma boa forma de investir no tráfego orgânico é adotar estratégias de SEO – search engine optimization – que visa otimizar páginas na web para que sejam mais facilmente reconhecidas, lidas, indexadas e ranqueadas nas melhores posições pelo mecanismo de busca. 

Dentre as boas práticas de SEO estão a produção de conteúdos de qualidade, boa responsividade do site, uso adequado de palavras-chave, entre outras, e uma boa equipe é fundamental para auxiliar você na formulação dessas estratégias. 

7 – Mobile first

O número de pessoas que acessam a internet pelo celular só tem aumentado no Brasil e no mundo.

De acordo com pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas em maio de 2022, já existem mais smartphones do que pessoas no Brasil, totalizando 242 milhões de aparelhos em uso, número que deve crescer ainda mais no próximo ano. 

mobile first

Com a escalada, há grandes chances que seus clientes acessem seu conteúdo por meio de um dispositivo móvel, então pensar na usabilidade de sites e páginas para esse formato é indispensável. 

Por isso, que tal priorizar projetos na web com arquitetura de site para uso em celulares? Lembrando que a usabilidade também é um importante fator para o ranqueamento no Google, então vale a dedicação. 

8- A inteligência artificial, uma poderosa aliada 

Utilizada para automatizar processos, melhorar a experiência do usuário e personalizar ofertas, a inteligência artificial vem ganhando terreno nos últimos anos e deve se tornar ainda mais relevante em 2023. 

inteligência artificial

Parte dessa importância se deve ao fato de que os consumidores estão cada vez mais interessados em produtos e anúncios que, de fato, tenham a ver com seus interesses e necessidades. 

Por isso, empresas que ainda não utilizam a inteligência artificial devem começar a pensar em como ela pode ser implementada nos seus negócios.

Vale ressaltar que as oportunidades são muito amplas, desde o atendimento ao cliente com chatbots até a otimização de processos por meio do machine learning. 

O melhor de tudo é que, com a popularização das ferramentas que utilizam inteligência artificial, hoje em dia esse tipo de solução é bastante acessível e pode trazer benefícios bastante relevantes para os mais variados tipos e tamanhos de empresas. 

9 – Diversidade e acessibilidade

Cada vez mais o cuidado com a diversidade e a responsabilidade social precisa estar presente no planejamento de marcas que desejam não apenas aumentar o seu faturamento, mas contribuir para uma sociedade mais inclusiva e igualitária.  

acessibilidade

Essa preocupação também aparece como uma das tendências do marketing digital, que deve buscar formas de impactar o consumidor em toda sua abrangência. 

É o caso de ações que visam ampliar a acessibilidade de sites e páginas na internet, como legenda e/ou intérprete de libras em vídeos para pessoas com deficiência auditiva, descrição em imagens para leitura por software para deficientes visuais, entre outras.

Embora possam parecer simples, essas mudanças fazem toda a diferença para essa parcela da população e mais uma vez, vale contar com o auxílio de uma equipe de marketing especializada para ajudar você a elaborar a melhor estratégia de inclusão para sua empresa. 

10 – Data Driven Marketing

E é claro que, quando falamos das tendências do marketing digital para 2023, não podemos deixar de citar o data driven, ou seja, o marketing baseado em dados. 

Data driven marketing

Com informações relevantes em mãos, que permitem mapear o comportamento do usuário e traçar tendências de comportamento, as marcas conseguem elaborar estratégias de marketing mais assertivas, impactando o consumidor em um momento mais decisivo da jornada de compras. 

Por isso, é preciso coletar esses dados e analisá-los, transformando o conhecimento obtido em um importante instrumento na busca pelo melhor retorno sobre o investimento. 

Invista em marketing digital com a C3dWeb

Mais do que conhecer as principais tendências do marketing digital para 2023, é preciso saber como aliá-las ao perfil e aos objetivos que sua marca planeja alcançar. 

Para isso, conte com a C3dWeb, agência de marketing de performance que prioriza entender você e seu negócio para, juntos, identificarmos as melhores oportunidades e boas práticas para sua empresa. 

Converse com um de nossos especialistas agora mesmo e saiba como investir em estratégias de marketing digital eficientes e orientadas por dados para  obter os melhores resultados em 2023!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Social Media

Destaques

Receba nossa newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades

Não enviaremos spam para o seu e-mail

Posts relacionados

importância da contabilidade no crescimento das empresas

Contabilidade como alavanca de empresas

Ao desenvolver estratégias para impulsionar o crescimento de empresas, os empresários devem reconhecer que as finanças não são apenas uma questão burocrática, mas uma poderosa