Tudo que você precisa saber sobre o novo WhatsApp Business

Aqui na C3dweb temos percebido que a maioria dos nossos clientes de marketing digital recebem mensagens nas redes sociais pedindo o Whatsapp da empresa, ou às vezes as pessoas divulgam o seu próprio celular para que a empresa entre em contato com eles.

Já não dá mais para ignorar o Whatsapp como uma ferramenta importantíssima para os negócios, e o lançamento do Whatsapp Business prova que o próprio Mark Zuckenberg já percebeu essa oportunidade. Conheça os recursos do novo aplicativo:

Quais os recursos do Whatsapp Business?

Cadastro com telefone fixo

O principal objetivo é separar o número pessoal do profissional. As empresas podem cadastrar um número de telefone fixo no aplicativo e, dessa forma, um mesmo celular pode ter os dois aplicativos instalados para serem usados com objetivos diferentes. O perfil empresarial é público e conta com informações mais detalhadas, como localização, segmento da empresa, site e e-mail.

Respostas automáticas

Clientes e consumidores esperam cada vez mais que o atendimento seja imediato. Para não deixá-lo irritado com a falta de resposta por um longo período de tempo, o WhatsApp Business permite programar respostas automáticas como, por exemplo, um recado avisando o usuário que ele será respondido durante o horário de funcionamento da empresa.

Estatísticas

Entre todos os novos recursos, esse talvez seja um dos mais importantes. Ao acessar as configurações da sua conta corporativa no WhatsApp Business, é possível encontrar informações como a quantidade de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.

Esses dados, em especial o de quantas mensagens foram lidas, podem servir como um termômetro da sua estratégia de marketing: as mensagens que você está enviando estão dando retorno, gerando vendas? Estão incomodando os usuários e sendo consideradas como spam? Em outro artigo, comentamos algumas boas práticas para o uso do WhatsApp como ferramenta de marketing. Já leu?

Migração de conversas

Para as empresas que já usavam o WhatsApp para finalizar vendas e fazer atendimento, esse recurso pode ser muito útil: o aplicativo permite que você migre as conversas do WhatsApp Messenger para o novo WhatsApp Business. Dessa forma, você não perde seus contatos nem o seu histórico!

Como faço para usar o WhatsApp Business em minha empresa?

De acordo com as declarações do chefe de operações do WhatsApp, o WPP Business será gratuito para as pequenas empresas, que desejam utilizar o recurso principalmente para realizar atendimento ao cliente. Para empresas maiores, a empresa irá disponibilizar recursos mais avançados mediante alguma cobrança, que ainda não foi divulgada. Confira um trecho do comunicado

“Estamos criando e testando novas ferramentas através de um aplicativo gratuito para pequenas empresas e uma solução empresarial para empresas maiores que operam em larga escala com uma base global de clientes, como companhias aéreas, sites de comércio eletrônico e bancos. Essas empresas poderão usar nossas soluções para fornecer aos clientes notificações úteis como horários de voo, confirmações de entrega e outras atualizações”.

A versão gratuita do aplicativo está disponível apenas em sua versão teste, por enquanto. Se quiser usá-la, basta se inscrever como um testador dos produtos corporativos. A simples inscrição não garante que o recurso será liberado para você, mas os escolhidos receberão um email de confirmação e, então, você pode baixar o aplicativo na sua app store e utilizar!

Prepare-se para novas ações que em breve estarão disponíveis no momento que o Whatsapp lançar a sua API para versão Business.

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