Veja como convencer a diretoria a investir em Marketing Digital

Nos últimos anos, o perfil do consumidor passou por transformações significativas, sobretudo, após o advento da Internet. Hoje, cerca de 47% das pessoas pesquisam on-line antes de comprar na loja física. Logo, investir em Marketing Digital é fundamental para valorizar a experiência do cliente.

A era do cliente tem gerado inúmeros desafios para as empresas, que precisam lidar com novos comportamentos e novas maneiras de comprar. Afinal, a abordagem comercial persuasiva já não é suficiente para convencê-lo, porque, nos moldes contemporâneos, a comunicação invasiva e unilateral não é vista com bons olhos.

Isso quer dizer que a gestão de marketing precisa ser orientada por formatos que atendam as necessidades e expectativas das demandas atuais. Quer descobrir como convencer a diretoria sobre os benefícios do Marketing Digital nas estratégias? Neste artigo, daremos alguns motivos que o ajudarão nos seus argumentos. Vamos lá?

Fale das principais vantagens

Ter um site e adotar algumas redes sociais, necessariamente, não quer dizer que a empresa tem visibilidade na Internet — essa é somente uma pequena parte da ponta do iceberg.

Isso porque os algoritmos dos motores de busca são desenvolvidos no sentido de valorizarem o posicionamento dos empreendimentos que, de fato, entregam algo relevante para o público. Portanto, melhorar o reconhecimento da marca na rede implica investir em Marketing Digital, porque:

  • atende as exigências dos clientes atuais;
  • potencializa a capacidade de segmentação;
  • otimiza os processos;
  • gera relatórios em tempo real;
  • disponibiliza dados concretos para a equipe trabalhar;
  • reduz os custos;
  • aumenta as vendas.

Destaque a possibilidade de aumentar o lucro obtido

Ninguém quer perder dinheiro em ações que não dão resultado, certo? Nesse sentido, o cálculo do Retorno sobre Investimento (ROI) é imprescindível para melhorar as ações e otimizar os ganhos.

Isso porque, se uma estratégia não gera o efeito desejado, é fundamental que alguns elementos sejam alterados, a fim de que o resultado final não seja prejudicado.

Por exemplo, se a empresa investe R$ 500 e lucra R$ 1.000 com isso, significa que a ação é positiva, mas se o investimento é de R$ 1.000, e o lucro é de R$ 500, é admissível repensar as táticas, a fim de ajustá-las.

Aborde os benefícios da mensuração de dados

Hoje em dia, avaliar os resultados é uma medida acessível, em função das inúmeras ferramentas, das quais o ROI faz parte. Por isso, continuaremos “batendo na tecla” de que investir em Marketing Digital é uma forma que os empreendedores têm de garantir vantagem competitiva, já que, quando o gerente de marketing seleciona os KPIs (Key Performance Indicator) ou os indicadores-chave de desempenho relevantes para o negócio, a empresa ganha em diferentes aspectos.

Ou seja, melhora a produtividade, cria os indicadores estratégicos, otimiza os processos, aumenta a capacidade de vendas e ainda reduz os custos, inclusive, com o marketing.

Ressalte o baixo custo de investir em marketing

Em se tratando de investimentos, as mídias tradicionais, como TV, rádio, jornal impresso, tendem a ser mais caras. E isso, na maior parte das vezes, não é compatível com orçamentos apertados. Além disso, é praticamente impossível saber se a campanha veiculada atingiu o público de interesse.

O Marketing Digital, além de ser mais em conta, também abre a possibilidade de mensurar e ajustar as atividades implementadas. Isso quer dizer que dá para anunciar por bem menos e, ainda assim, obter respostas estratégicas importantes.

A inteligência nos negócios, baseada na orientação por dados, vem ganhando espaço no ambiente corporativo. Mesmo porque, na era do cliente, é fundamental focar na experiência do consumidor. Portanto, investir em Marketing Digital ajuda a empresa a conquistar posições de destaque na corrida pela vantagem competitiva.

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