Conheça a tecnologia 5G e entenda seus impactos no marketing

Segundo o estudo The 5G Economy, da Qualcomm, apenas a cadeia de valor móvel 5G tem a possibilidade de gerar uma receita de até US $ 3,5 trilhões, em 2035. Além disso, poderá suportar até 22 milhões de postos de trabalho nesse mesmo ano. Isso demonstra o potencial de crescimento da tecnologia 5G no mercado e o volume de negócios com o qual ela contribuirá, de modo que é importante considerá-la em seu planejamento de marketing.

Para entender como ela pode ajudar empresas a venderem mais e a se posicionarem melhor na web, continue lendo este post e confira o que preparamos!

O que é tecnologia 5G?

5G é a abreviação da “5° geração” de conexão móvel sem fio que está chegando ao mercado. Atualmente, a maioria dos smartphones e outros aparelhos móveis utiliza a tecnologia 4G para se conectar e trocar dados na web, por meio das operadoras de telecomunicação.

O 5G permitirá ampliar as velocidades de conexão, possibilitando a estrutura necessária para a Internet of Things (IoT), ou Internet das Coisas, ganhar força e tornar-se mais presente no cotidiano brasileiro. Esse conceito envolve a conexão de diferentes dispositivos via web, como carros, geladeiras, ar-condicionado, entre outros. Dessa forma, o acesso ao meio online deixa de ser exclusividade de equipamentos eletrônicos, de telecomunicação e de informática.

Quais as suas vantagens?

Além do que já citamos, a tecnologia 5G permitirá uma série de vantagens para os diversos tipos de negócios. Acompanhe:

Melhora na eficiência energética

Com o 5G, busca-se alcançar um nível de eficiência energética elevado. Conforme o relatório Understanding 5G: Perspectives on future technological advancements in mobile, da GSMA Intelligence, um dos requisitos para essa tecnologia é a redução do uso da rede de energia em 90%.

Aumento de velocidade

Com a tecnologia 5G, objetiva-se alcançar velocidade de conexão de 1 a 10 GBPS por segundo, podendo ser dez vezes maior do que a da 4G.

Diminuição da latência

Latência é o tempo que decorre entre a estimulação e o funcionamento real de uma rede. Em outras palavras, é o período que transcorre para um sinal (bit), ou pacote de dados, ser mandado de um dispositivo original e alcançar o seu destino. Para descobrir a latência, faz-se necessário medir a velocidade de Internet. No 5G, pretende-se que o atraso entre ida e volta seja de 1 milissegundo.

Maior suporte para conteúdos pesados

Graças às vantagens anteriores, será possível reproduzir, por exemplo, vídeos com resolução 4K quase de forma instantânea.

Maior conectividade

De acordo com o relatório da GSMA, apontado acima, outro requisito da tecnologia 5G será manter conectados de 10 a 100 vezes mais dispositivos.

Como essa maior velocidade e a IoT impactarão o consumidor mobile?

A ampliação da conectividade e velocidade gerada pelo 5G permitirá a expansão da Internet das Coisas. Será possível ver, cada vez mais, diferentes dispositivos se interligando à web, como casas inteligentes e wearables (tecnologias vestíveis). Além disso, poderemos ter avanços em sistemas que analisam tráfegos, abastecimento de energia elétrica, fornecimento de água, entre outros.

Devido a esses avanços, o comportamento de compra dos consumidores e de venda das empresas deverá se alterar. Por exemplo, com mais instrumentos de avaliação de saúde no corpo, que medem pressão sanguínea, batimentos cardíacos ou temperatura, as pessoas conseguirão consumir remédios e serviços de saúde com maior consciência. Seguros também prepararão apólices com melhor eficiência, tendo por base dados gerados por esses dispositivos.

Como objetos se tornarão veículos para o marketing?

Graças ao aumento na velocidade de conexão e à proliferação da IoT, qualquer objeto terá chance de se tornar um veículo para o marketing.

Os dispositivos de Realidade Virtual (Virtual Reality — VR), por exemplo, poderão ser distribuídos em maior escala. Afinal, será mais fácil utilizá-los em vários ambientes, inclusive abertos, graças à conexão via telefonia móvel de menor latência. Isso possibilitará gravar eventos em VR, que poderão ser aproveitados para ações de marketing.

Outra possibilidade nesse sentido, são as compras de alimentos. Elas poderão ser realizadas por meio de geladeiras, que também alertarão quando faltar comida em seus interiores. Isso será ótimo para redes de supermercados.

A tecnologia 5G exigirá novas estratégias de marketing dos negócios. Contudo, se bem aproveitada, também terá como gerar mais oportunidades de vendas e maior interação com o público.

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