5 dicas para otimizar o ROI das suas campanhas de Marketing Digital

Quem trabalha em marketing digital, provavelmente, já ouviu falar sobre a importância de calcular o Retorno Sobre o Investimento (ROI), um dos indicadores mais usados para a mensuração de resultados nas campanhas. Mas você sabe o por quê? Basicamente, podemos dizer que essa métrica possibilita entender qual o retorno que cada real aplicado, no caso em uma campanha, gera para a empresa. Por isso, otimizar o ROI é tão importante.

Isso pode ser feito ao investir em uma estratégia integrada de marketing, como fez a Optum, uma companhia de serviços de saúde. Ela tinha objetivos, como o de apoiar as suas vendas e lançar uma solução, além de desenvolver liderança de pensamento. Para isso, utilizou recursos como e-mail marketing, anúncios gráficos, site da campanha, entre outros.

Com investimento de menos de US$ 1 milhão, conseguiu contratos de novos negócios que alcançaram US$ 52 milhões. Também obteve aumento de 475% no tráfego do site e de 28% no número de seguidores do blog. Resultados bastante positivos, não acha?

Se você quer melhorar o ROI de sua campanha de marketing digital, continue lendo e confira as 5 dicas que separamos para ajudar você nesse propósito!

1. Faça testes A/B

Um teste A/B consiste no uso de duas versões de uma mesma página em um site, blog, app ou e-commerce para testar qual delas gera melhores resultados. Isso permite, por exemplo, descobrir que combinação de cores, disposição de ícones, coleção de imagens etc. tem maiores chances de proporcionar mais conversões.

Um caso aconteceu com a Rasmussen College, uma faculdade norte-americana que almejava aumentar as ligações de tráfego Custo Por Clique (CPC) em seu site mobile. Ela tinha a hipótese de que se desenvolvesse um website com menu de clique, otimizado para aparelhos celulares, ampliaria as conversões.

Para isso, apostou em um teste A/B e publicou um site novo, com capacidade de se adaptar a dispositivos móveis e com o menu. Depois disso, as suas conversões se elevaram em 256%.

Outro caso ocorreu com a Fab, uma comunidade virtual em que seus membros conseguem comprar e comercializar vestimentas, acessórios, bens domésticos, entre outras opções. A comunidade pretendia tornar mais claro o botão “Adicionar ao carrinho” ao incluir texto nele em vez de só símbolo ou imagem.

O resultado é que houve 49% a mais de aumento na taxa de cliques (CTC) no botão — que funcionava como um CTA (Click to Action ou Clique para a Ação) — do que na versão dele original.

2. Compare ROIs e utilize indicadores para mensurar diferentes resultados das campanhas

Para medir o resultado da sua estratégia de marketing digital, você precisa acompanhar alguns números financeiros. Afinal, sem entender quais os frutos da sua campanha, dificilmente conseguirá descobrir o ROI dela, o qual, por si só, é um indicador.

Por exemplo, se quer achar o ROI do investimento em marketing em relação às vendas geradas em um determinado período, você precisará levantar o faturamento total e o valor aplicado na campanha nesse tempo.

Após isso, precisará calcular o ROI, subtraindo do ganho total o investimento inicial e, depois, dividindo o resultado pelo mesmo investimento inicial. Por exemplo, se você investiu R$ 1.000,00 em marketing e conseguiu R$ 10.000 em vendas, então terá um ROI de 9 vezes ou de 900% conforme o passo a passo a seguir:

  • ROI = (R$ 10.000 – R$ 1.000) / R$ 1.000;
  • ROI = R$ 9.000 / R$ 1.000;
  • ROI = 9 (multiplicando por 100, teremos 900%).

Isso significa que a cada 1 real investido, você conseguiu 9 reais de retorno. Caso você empregue diferentes estratégias de marketing, é interessante calcular o ROI de cada uma para entender quais ações geram mais frutos.

Para melhorar a análise das suas campanhas, é importante também utilizar outros indicadores além dos estritamente financeiros, permitindo entender outros resultados das ações de marketing. Por exemplo, o incremento no tráfego do site, a quantidade de leads (potenciais clientes) obtidos com as ações e o Share of Voice (SOV), ou Fatia de Voz, da marca.

Essa métrica envolve a porcentagem dos assuntos tratados em seu segmento, relacionados aos seus produtos, serviços ou a sua marca. Isso pode ser medido também em mídias sociais. Veja um caso: se em determinada rede social há 200 menções de mercadorias e marcas do seu mercado e, nesse grupo, 100 compreendem a sua empresa, então podemos dizer que o SOV do seu negócio é de 50% nesse local.

3. Invista em Marketing de Conteúdo para aumentar a quantidade de leads

Para aumentar a quantidade de leads, a dica é investir em um blog. Por sinal, organizações que apostam em blogs podem gerar até 126% a mais de leads do que as que não têm.

Nesse canal, é possível empregar o Marketing de Conteúdo, que chega a custar até 62% menos do que o marketing convencional. Além disso, pode proporcionar até 3 vezes mais retornos.

Para isso, é preciso oferecer conteúdo relevante para o público, com dicas, informações e materiais que resolvam os seus problemas, agreguem conhecimentos úteis e ainda os direcionem por meio de um funil de vendas.

Esse instrumento consiste em um modelo estratégico utilizado para estruturar o percurso que um cliente deve seguir no blog, site e loja virtual da empresa até realizar uma compra ou outra ação desejada.

4. Melhore a qualificação e a nutrição de leads

Além de contar com um grande número de potenciais clientes, é importante se atentar para a qualificação e para a nutrição deles. Afinal, de nada serve ter um banco com milhares de contatos que não interagem ou compram com a sua empresa, não é mesmo? Em outras palavras, é necessário contar com indivíduos mais propensos a adquirirem mercadorias com a organização, ou seja, que tenham os perfis desejados por ela (as suas personas).

Para tanto, é possível utilizar landing pages — páginas com informações atrativas e campos para preenchimento de dados. Nelas, os internautas colocarão as informações desejadas por você. Dessa forma, você conseguirá separar os usuários em grupos distintos para focar as suas ações de marketing naqueles com maior tendência de negociar com a sua empresa.

Entre essas ações, está a nutrição de leads por meio de e-mail marketing. Essa ferramenta permite manter os seus potenciais consumidores informados sobre produtos, serviços, novidades, ofertas etc. de tempos em tempos, mantendo a marca viva em suas memórias. Isso também amplia as chances de conversão, além de o envio de e-mails ser relativamente barato, o que ajuda a obter um bom ROI.

5. Invista em automação de marketing

Investir em automação permite economizar custos ao longo do tempo, diminuindo as necessidades de investimentos. Consequentemente, a proporção entre resultados e investimentos aumenta, gerando ROIs maiores.

Além disso, é possível adotar uma ferramenta de automação de marketing com o recurso de lead scoring, ou pontuação do lead. Esse sistema pontua, automaticamente, cada lead com base em informações previamente definidas por você e a sua equipe.

Isso permite descobrir quais prospectos têm maiores chances de comprar com a sua empresa, de modo que as ações de marketing podem ser direcionadas a eles, tornando-se mais eficientes. Consequentemente, o ROI delas se eleva.

Para otimizar o ROI da campanha da sua empresa, lembre-se de incluir as dicas acima em seu planejamento de marketing digital. É recomendado que elas sejam coordenadas desde o começo para que sejam aplicadas com maior eficiência. Assim, você conseguirá potencializar os seus resultados, maximizando cada real investido em marketing online!

Ficou com alguma dúvida sobre como aumentar o ROI das suas estratégias de divulgação? Entre em contato com a nossa equipe para que possamos ajudar você!

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