Como medir a eficiência da sua campanha de marketing digital

Não sou muito fã de dividir marketing online e off-line. Toda empresa precisa de um plano de marketing que englobe ações em todas as mídias onde seu público alvo se encontra. Temos parceiros que trabalham com outdoor ou mídia em cinema. Nosso foco são ações no mundo online.

Como medir os resultados destas ações online? Uma campanha de marketing digital pode englobar várias ações como: links patrocinados, email marketing, anúncios no Facebook, banners em portais, entre outros. Mensurar os resultados parece ser fácil quando pensamos apenas em visitas, likes e taxas de conversão. Mas, o que verdadeiramente importa, no final das contas, é o retorno do investimento (ROI). O anunciante quer saber o quanto suas vendas irão aumentar e quando.

Sem alinhar estas expectativas muitos empresários se frustraram. Ao pensar somente quanto suas vendas aumentaram, podem desistir após três meses de ações, por não perceberem um sinal de crescimento no fluxo de caixa.

Uma campanha de marketing digital pode ter outros objetivos além das vendas num primeiro momento. É importante para qualquer empresa nova trazer tráfego ao site e novos leads. Vender depende de vários outros fatores, mas esta brigando de forma mais arrojada na web.

Os internautas ao procurarem certos produtos e serviços e o encontrarem é um bom começo.

Conseguir os dados destes usuários é uma ótima estratégia para convertê-los em clientes. Portanto, uma Landing Page bem feita e um conteúdo atrativo podem ajudar no aumento do formulário “solicite mais informações”.

Lembre-se que seu público alvo esta tendo contato com sua marca, estão comparando seus produtos e serviços com os concorrentes, estão avaliando a força da sua presença online nas mídias sociais. Todo o esforço com links patrocinados, e-mail marketing e geração de conteúdo no site ou loja virtual gerarão um maior convencimento deste potencial cliente pela sua empresa.

Medir a eficiência de uma campanha deve considerar aumento qualificado do tráfego no site, número de formulários, cadastros, likes e base de e-mails.

Para algumas empresas o ciclo de venda a alto, como por exemplo uma empresa de software. Outras mais rápido como lojas virtuais de produtos no varejo.

Somente pense bem antes de achar que não esta tendo resultado.

Alex Sandro de Oliveira é diretor da C3dweb Agência Digital
@asandrooliveira

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