7 estratégias para aumentar vendas no delivery do seu restaurante

As estratégias online são mais do que necessárias para todos os negócios no mundo atual, tanto para venda quanto para presença e reforço de marca. Os serviços delivery estão cada vez mais presentes em nossas vidas, agora mais do que nunca. Não apenas por razão do momento delicado de pandemia em que vivemos, mas, principalmente, pela comodidade, praticidade, segurança e custo que oferece aos seus usuários. É preciso focar neles, estruturá-lo e também divulgá-los bem. 

Se o seu negócio não oferece a versão online e não está na net, nem mesmo para se divulgar, é hora de repensar suas estratégias de marketing e vendas. Nos últimos anos, diversos aplicativos surgiram e a concorrência dos deliverys e e-commerces só aumenta. Muitos restaurantes se adaptaram e o mercado abriu novas portas para aqueles que entenderam que o consumo mudou. 

Para atender no trabalho, em casa ou durante reuniões entre amigos e família, temos sempre, à nossa disposição, diversas opções de restaurantes e pratos de diversas culinárias com apenas alguns cliques. Somos todos consumidores vorazes e normalmente nos adaptamos rapidamente às facilidades. 

Se para vestuário, sapatos e supermercados alguns consumidores ainda oferecem resistência na compra online, a maioria das pessoas já telefonou ou pediu via aplicativo por uma refeição em casa. Ainda mais agora, diante da impossibilidade de sair para fazer suas refeições fora. Novos usuários estão tendo esta experiência e, após a crise passar, vão estar aptos para continuarem comprando assim.

Alavancar seu serviço de delivery é uma das coisas mais importantes para o momento, afinal, o mundo mudou e o jeito de trabalhar, consumir e viver de todos também está diferente. Você não pode mais agir como se seu negócio fosse sempre o mesmo. O mercado de delivery se expande a cada ano e está vivendo seu verdadeiro boom agora, em 2020. Isso faz com que a forma de consumo também se renove. 

Se você tem um restaurante e ainda não pensou em atender online, o momento é agora. Se você já está no mundo digital e busca estar sempre à vista de quem procura uma boa refeição via delivery, as dicas que separamos são essenciais para sua estratégia de marketing digital a partir de agora e para o futuro:

1- Esteja presente nas redes sociais

Esse primeiro ponto é essencial para que você crie uma comunicação com seus clientes. Você deve conhecer seu público, estabelecer sua persona e se tornar um referencial para que seus consumidores em potencial o encontrem com informações relevantes sobre o seu setor e seus serviços e produtos. Uma dica importante é: como existem diversas redes sociais no mercado, você precisará entender qual faz mais sentido para o seu estabelecimento na hora de oferecer e divulgar seus produtos.

Se pegarmos as duas principais redes sociais, o Instagram e o Facebook, é possível usar e abusar de todas as ferramentas disponíveis em cada uma: ampliar sua comunicação através dos stories, compartilhar seu cardápio, abordar as vantagens que oferece em relação à concorrência, com depoimentos no feed. Você pode criar vídeos mostrando o preparo de cada prato, entre outras inúmeras ações. Tudo isso para o ponto mais importante: engajar seus consumidores.

2- Estruture seu sistema interno para atender a demanda online

De nada adianta estar por dentro de todas as redes e apps de entrega se você não estruturar a sua equipe para atender bem e com eficiência todos esses canais. É importante estabelecer por onde você aceitará os pedidos, sem deixar nenhum cliente em dúvida se sua solicitação foi passada para a cozinha ou não. Exemplo: se o seu restaurante aceitar pedidos apenas via aplicativo, é de extrema importância explicitar essa orientação em suas redes sociais. É importante, se possível, ter alguém sempre de prontidão para responder às mensagens privadas e comentários sobre dúvidas recorrentes. Responder inclusive as críticas e elogios. Por isso, talvez o seu plano de negócios deva incluir apenas alguns canais inicialmente. 

3- Utilize as mídias pagas para aparecer

Para atingir mais clientes, dentro do seu público alvo, é indispensável utilizar-se das mídias pagas, não apenas desenvolver sua presença digital de forma orgânica. Isso para que o seu serviço chegue cada vez mais rápido e em mais pessoas. O objetivo é que elas possam conhecer e indicar seu restaurante para mais pessoas, portanto, você deve estar apto para oferecer todo o serviço de qualidade ao qual se propõe.

Se você já tem ou planeja criar um site para o seu restaurante, o Google Adwords é o aliado essencial para que o seu site esteja nos primeiros links de resultados das buscas. Mas, se você está começando, um ótimo meio pode ser através do FaceAds, ferramenta do Facebook para a divulgação de serviços e produtos que, por meio de análise de público, pode atrair e levar o cliente ideal até você. 

Quando você divulga o seu serviço ou produto de forma orgânica em sua página do Facebook, apenas cerca de 6% das pessoas que estão conectadas e curtiram a sua página conseguem visualizar o conteúdo, um algoritmo cada vez menor. Além de injetar verba, a grande chave dos anúncios patrocinados está em atingir as pessoas certas no momento certo. Para isso, um bom analista de campanhas pode te auxiliar com conteúdos coerentes, o público e o horário ideal para que você alcance o seu objetivo mais rápido. 

4- Utilize a geolocalização

Não há quem nunca passou pelo famoso “o que vamos comer hoje?”. Como o mercado de restaurantes deliveries é vasto, há sempre um cliente novo para conquistar. Uma forma fácil e certeira de aparecer para ele é utilizando a ferramenta de geolocalização, presente em praticamente todos os apps e, principalmente no Google, sendo este último o lugar onde você mais deve focar.

A ferramenta de geolocalização no Google nada mais é do que a área cheia de demarcações que aparece quando você busca por algum tipo de serviço ou estabelecimento online. Lá aparecem as principais informações do seu restaurante e seu cliente pode saber mais sobre você. Essa ferramenta é essencial para que os anúncios sejam feitos de forma coerente e consistente. Não caia no engano de que quanto mais pessoas você atingir, mais clientes você irá conquistar. Isso só funciona de forma focada. Os anúncios que utilizam a geolocalização são pensados para atrair clientes potenciais na hora e no momento certo, por exemplo, ele está passando na região, na hora do almoço. Sabedoria e criatividade são grandes aliadas no momento de anunciar os seus produtos.

5- Cadastre-se no Google Meu Negócio

Assim como a geolocalização, o Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que o Google oferece para que você seja encontrado de forma rápida e consistente por seus clientes atuais e novos. Nele você pode colocar todos os dados do seu restaurante, fazendo com que ele encontre você de forma consistente, entendendo mais sobre o que pode oferecer. Lá vai ter seu endereço, tipos de serviços, produtos e tudo o que achar relevante. Você pode até compartilhar fotos dos seus pratos, fotos internas do estabelecimento e de eventos que fez, cardápio e todas as informações importantes para a divulgação do seu restaurante. Algo que você mesmo diria sobre ele, se pudesse falar de um a um, no formato boca a boca de antigamente.

6- Invista em boas fotos

Quando dizem que nós comemos com os olhos, não é apenas um dito popular, é a pura realidade. Quem nunca deixou de comer algo apenas julgando pela aparência? Se tratando da nossa alimentação, emocionalmente, vamos escolher sempre aquilo que nos parece mais apetitoso, bonito e saudável. Para isso, boas fotos são fundamentais. 

Boas imagens, produzidas com equipamentos de qualidade, podem ajudar você e sua equipe a produzir um conteúdo relevante para os seus clientes se sentirem atraídos por seus produtos. Isso vale também para ações offline, como os cardápios que são entregues no seu estabelecimento e panfletos pelo motoboy. Essas imagens de qualidade são relevantes e fundamentais também nas redes sociais, quanto para os apps de entrega. Acredite: um bom prato de comida é capaz de despertar desejo e atrair um cliente recorrente, aquele que indica e sempre procura seu produto. Se seu ponto forte é a comida, basta investir na boa divulgação dela para que ele conheça seu produto a primeira vez. Depois, basta mantê-lo com sua marca em mente e atendê-lo com a mesma qualidade. Fácil. Uma coisa puxa a outra.

7- Fidelize e recompense clientes fiéis

O último ponto, mas não menos importante, é a fidelização e a recompensa que você deve fazer para que o seu cliente sempre volte até você. A fidelização pode ocorrer de forma simples, sem gerar grandes custos para você, como por exemplo, o famoso cartão fidelidade, onde no primeiro pedido o cliente ganha um cartãozinho com campos para que seja preenchido a cada novo pedido. Ao preencher todos os campos, o cliente ganha alguma bonificação do restaurante.

Os cupons são também uma boa estratégia para quem quer manter seus antigos clientes e sempre conquistar novos. Podem ser descontos cumulativos ou não. A ideia por trás dessa ferramenta promocional é apenas para ser usada a favor do seu serviço, sem causar prejuízos. Você deve avaliar o que funciona para o seu negócio, testar, ousar, para que todos ganhem. Quando disponibilizados de forma estratégica, os cupons podem atrair muitos clientes. Há parcerias com empresas que sabem fazer isso bem e sua marca atrelada a elas pode ser um bom investimento.

São muitos assuntos, não é mesmo? Mas todos representam oportunidade. 

Saber investir certo e conciliar todas essas ferramentas para divulgar e movimentar seu restaurante só depende de ter um especialista ao seu lado. Agora que já sabe um pouco de tudo, monte uma estratégia de marketing digital para o seu negócio. A gente te ajuda.

Fale com um dos nossos especialistas e ganhe uma análise gratuita do seu negócio e quais ações podem alavancar seus negócios online.

 

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