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Case Santa Odila

A Santa Odila é uma empresa familiar, que nasceu há 40 anos na cidade de Campinas e hoje conta com uma sede na mesma cidade e duas outras lojas, em Campinas e Itatiba.

A vontade de comercializar materiais básicos de construção se transformou na visão de se tornar a melhor empresa do setor na região de Campinas, oferecendo absolutamente tudo relacionado a obras e reformas para o cliente final e empresas, com parcerias que envolve confiança e uma relação personalizada, com entregas especiais e consultoria sob medida.
Hoje, com estoque de mais de 7 mil itens, uma seção destinada a tintas e outra para acabamentos, a Santa Odila continua comercializando produtos que envolvem todas as etapas de uma obra, mas se tornou especializada em acabamento residencial e comercial. Oferece cursos a profissionais do setor da construção civil, juntamente com empresas parceiras e comercializa pelo menos duas das melhores marcas em cada item da loja.

Ser referência no setor passou a ser uma realidade e a fazer parte da rotina da Santa Odila, graças ao atendimento pessoal que sempre praticou com os seus clientes fiéis, que voltam sempre em busca de orientação e atendimento amigo. Atende em dias e horários especiais, por meio de um frete que atende qualquer volume de pedido e no Estado de São Paulo inteiro, inclusive delivery de produtos menores na região de Campinas.

Desafios enfrentados

Apesar de contar com uma equipe fixa de profissionais treinados e capacitados no departamento de vendas, para garantir que possam realmente pudessem ajudar seus clientes, por meio de orientações sobre produtos, marcas e manuseio, havia uma necessidade voltada para a área de marketing.

A empresa precisava divulgar assertivamente seu leque de produtos, ampliando as oportunidades.
Os vendedores prestavam, fisicamente, uma verdadeira consultoria para clientes e profissionais em seus projetos de construção, engenharia, arquitetura e decoração, havia pouca divulgação dos tipos de produtos comercializados e era preciso informar o público fiel sobre novas linhas de produtos, além de abrir mercado para novos clientes.

Divulgar os cursos oferecidos, os produtos para pronta entrega, a frota diferenciada. Mostrar o alcance que aquelas lojas tinham, aproveitando o potencial de uma área construída de 1500m2 nas três lojas, apoio logístico e frota diferenciada, com motocicletas e caminhões, para melhor se adequar aos tipos de mercadoria e agilizar as entregas.

Os resultados que conquistamos

Nossos clientes projetam, sonham e ampliam as suas casas e de suas famílias. As reformam, constroem uma nova casa, empresa ou apartamento e nós fazemos história com eles. Crescemos juntos, evoluímos e disso muito nos orgulhamos. Mas, claro, todo este resultado feliz reflete nas vendas da empresa.

Por conta de uma estratégia bastante eficiente, que monitora os públicos alvos da Santa Odila, as campanhas realizadas no Google em 2018 e 2019 ficaram em torno de 30% acima da média das métricas do setor. Todas indo para o site e Landing Pages promocionais de produtos, gerando um aumento de procura e vendas por novos setores e em horários que antes não havia atendimento e formas de contato, como de madrugada. Com o formulário do site, as campanhas tiveram uma média de 500 conversões, centenas de contatos no whatsApp e mais de 5000 acessos na página, mesmo no período pós pandemia.
O trabalho da equipe da C3dweb, que produzem e analisam os dados, tem por foco metrificar ao máximo a jornada do cliente dentro de um material de divulgação.

Principais Ações

Centralizando a comunicação e após iniciar um trabalho orgânico nas Mídias Sociais, houve a necessidade de construir um site profissional e um blog para gerar conteúdos. A decisão não foi por criar um e-commerce, devido ao amplo número de itens e diferentes valores de produtos, mas de criar um endereço eletrônico que catalogasse todos os tipos e linhas de produtos comercializados, que fosse devidamente otimizado para um investimento no Google Ads.

Após o início de 2018 os investimentos começaram nesta mídia, por meio de um site otimizado, um blog e Landing Pages promocionais, as vendas ampliaram, havendo maior procura qualificada, especialmente pelos canais online. A Santa Odila passou a ficar mais conhecida e atrair novos públicos, de empreendimentos maiores e setores industriais, de fora da região de Campinas e ampliando para outros estados, além de São Paulo.

Outras Destaques

A Santa Odila Materiais para Construção aumentou não só de tamanho e no número de colaboradores diretos e indiretos, mas na vontade de oferecer mais produtos e serviços de qualidade, com mais amplitude e agilidade na entrega, tanto presencial quanto online.

Foram criadas novas ferramentas e horários de atendimento, com orçamentos por Whatsapp, e-mail, redes sociais, telefone e consultoria pessoal

. Em 2019, foram implantados os serviços de “marido de aluguel” para atender melhor às necessidades dos clientes. Foi feito um mapeamento dos melhores horários, tudo isto com as ações e resultados obtidos por meio das campanhas efetivas no Google.
"A Santa Odila é uma empresa familiar, com mais de 40 anos de história. Temos muito orgulho da credibilidade que ela tem no mercado da construção civil, do relacionamento estreito que mantém com tantos clientes e profissionais do setor, desde a época do meu avô. Claro que, com o passar das décadas, nós inovamos e expandimos nossos negócios, mas sempre sem perder de vista nosso propósito: de ter tudo o que nosso cliente precisa; atender de forma diferenciada e personalizada e entregar rápido, sempre conforme o combinado, surpreendendo e encantando, sempre que possível. Por isso, em 2017, sentimos a necessidade de montar um site mais profissional, já que este era nosso endereço digital e a C3dweb parecia a melhor agência especializada para isto, porque tínhamos em mente ter um site otimizado para, futuramente investir mais fortemente em marketing digital, mais especificamente no Google. Logo em 2018 já começamos a produzir conteúdos para o blog, divulgar melhor nossos produtos e serviços e passamos a fazer isso no Google. Em 2019 e 2020, ampliamos nosso leque de clientes e atraímos um novo público, o que nos possibilitou realizar novas parcerias, com empresas, órgãos e profissionais que estivessem fora de Campinas e mesmo no estado de São Paulo. A internet nos possibilita isso, falar com todos de forma rápido e nosso delivery e frete já estava apto para isso. O resultado inicial foi o de entender melhor o mercado, os horários de procura pelo nosso público e onde deveríamos investir mais, entendendo a concorrência. Em 2018, aumentamos em cerca de 30% as nossas vendas nos primeiros 12 meses. Ficamos feliz em afirmar que nos últimos meses de 2020, mesmo com a pandemia, nossas vendas foram mantidas, graças ao aumento das procuras pela internet. Os números são bons, mas, o mais importante foi expandir e entrar em outros mercados. Realizar novas parcerias fora de Campinas, passando a atuar também em outras cidades e estados. Fizemos parcerias com empreiteiras e outros grandes empreendimentos. Ficamos orgulhosos também por perceber que as campanhas realizadas facilitam a comunicação e o acesso aos nossos canais de venda e entregas. O marketing digital tem nos ajudado a fortalecer nossa marca, sermos ainda mais conhecidos pelos nossos valores e crescer do jeito certo".
Bruno Plache
Gerente Comercial na Santa Odila Materiais p/ Construção