A área comercial é definitivamente uma das mais importantes para qualquer empresa. Muitas vezes, porém, o tempo do vendedor é desperdiçado com pessoas que não têm interesse nas soluções que ele tem a oferecer. Em outros casos, ele não sabe identificar as necessidades e o perfil do possível cliente e, portanto, não sabe como e o que vender.

marketing digital é um grande aliado nesses casos. Neste artigo, você entenderá melhor essa afirmação e terá dicas de como gerar oportunidades de vendas mais valiosas para a equipe comercial. Vamos à primeira sugestão!

Produza conteúdo relevante

Uma forma de atrair visitantes e gerar leads (contatos) é produzir conteúdo do interesse de sua persona (perfil ideal de cliente). O formato mais encontrado é o de artigos para blog, mas você pode criar vídeos, podcasts (áudios) e infográficos, por exemplo. O importante é que estejam em um formato de que sua persona goste.

Ao produzir conteúdo, ofereça informação de acordo com o perfil da persona e sua posição na jornada de compra. Não produza apenas propagandas comerciais. Eduque seu cliente e conduza-o de um estágio para outro.

Produza algo relevante para cada estágio do funil, pois isso ajudará você a entender melhor o cliente e mapear seu caminho até ser qualificado, quando se tornará uma oportunidade de venda para a equipe comercial. Para desenhar esse fluxo, você pode contar com o e-mail marketing, como explicamos a seguir.

Envie newsletters

O envio de e-mails com as novidades e conteúdos mais novos do blog é chamado newsletter. A frequência de envio varia entre empresas, conforme a periodicidade com que novos artigos são produzidos e também por uma questão de escolha.

Utilizando ferramentas de e-mail marketing e automação, você consegue enviar newsletters e acessar relatórios de todas as campanhas realizadas. Então, é possível saber a taxa de abertura dos e-mails, cliques nos links inseridos e quem interagiu com o conteúdo, além de enviar mensagens segmentadas.

É uma forma sensacional para mapear a jornada de seus leads com base em seus interesses. Afinal, se você percebe que determinada persona costuma abrir e clicar em e-mails e links com conteúdo de fundo de funil, é provável que ela já esteja pronta para realizar uma compra. A partir daí, deve ser qualificada e, então, enviada para atendimento pelo time comercial. Portanto, permita sempre que os leitores de seu blog assinem a newsletter.

Crie materiais ricos

Você já deve ter acessado alguma página na internet na qual precisou preencher um formulário para receber um e-book ou se inscrever em um webinar, certo? Essas páginas são chamadas landing pages e também têm o objetivo de gerar leads.

Ao oferecer um conteúdo de alto valor, específico e rico em informações sobre determinado assunto, você pode aproveitar as landing pages para ajudar na classificação dos leads, incluindo perguntas como cargo, setor da empresa em que trabalha e número de funcionários. Assim, ao identificar que determinado contato tem as características da persona e demonstrou interesse por um serviço ou produto que você fornece, é hora de passar o contato para os vendedores.

Insira CTA’s em páginas de agradecimento

Essas páginas são aquelas que agradecem por você ter realizado alguma ação, como assinado a newsletter ou se inscrito em um evento. É outra oportunidade de incluir botões de CTA (Call to Action ou Chamada para Ação) para incentivar o lead a dar o próximo passo rumo a tornar-se um cliente. É comum oferecer outros materiais para download, um vídeo explicativo ou links para as redes sociais.

Crie mais oportunidades de vendas

Após implementar ações para gerar leads é preciso trabalhar as listas segmentadas para propagar o conteúdo criado e verificar como os contatos interagem com ele. Assim, eles só se tornam oportunidades de vendas quando seu perfil e sua posição na jornada de compra estão de acordo.

Sempre inclua um botão de CTA em suas campanhas, envie conteúdo de forma segmentada e utilize o lead scoring (classificação e ordenação de contatos) para qualificar melhor e encaminhar ao setor comercial.

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