Você já ouviu falar em transformação digital? Entenda o que é e sua importância!

Quando surgem novos termos e todo mundo começa a falar, isso pode, em algum momento, confundir o leitor. Transformação Digital não é apenas ter marketing digital ou usar as mídias sociais como canal com seus clientes. É muito além disso. E estamos bem no meio desta mudança.

Não importa qual o seu tipo de negócio. Não caia no erro de interpretar que isso é um assunto do futuro ou que apenas as empresas de tecnologia serão afetadas.

A transformação digital irá impactar sua vida e você precisa estar preparado. Não importa se é uma sapataria, salão de beleza, padaria, loja de carros ou indústria de eletrônicos. Se é dono de loja de locação de veículos ou uma pousada numa cidade turística.

Você já parou para pensar em quantas atividades de seu cotidiano foram mudadas pela tecnologia?

A transformação digital é um termo relativamente recente, embora a necessidade de inovar seja algo intrínseco da natureza humana e uma necessidade no sistema capitalista.

Já ouvimos a história da Kodak muitas vezes e como, após dominar o mercado, perdeu completamente o momento de transformação do mesmo. Em 1975, o engenheiro Kodak Steve Sasson produziu a primeira câmera digital dentro da empresa. Em 1989, Sasson e Robert Hills chegaram ao DSLR, que comprime as imagens e armazena-as em cartões de memória. O modelo revolucionário assustou os gestores da companhia, que impediram avanços.

Há vários outros exemplos de empresas que viraram fumaça após valer bilhões. Um que fez parte da minha vida foi a Blockbuster. Eu adorava ir com minha esposa escolher um filme e me gabava de poder assistir um lançamento antes de algum amigo, porque a locadora tinha dezenas de cópias daquele título. Mas, o mercado estava mudando rápido. Em 2011, a gigante dos aluguéis de vídeos Blockbuster declarou falência enquanto emergia a Netflix.

A Netflix surgiu em 1997, fundada por Reed Hastings e Mark Rudolph, como delivery de filmes. Isso mesmo, o consumidor podia solicitar o aluguel do filme de sua própria casa. Vinte anos depois, a empresa lança o canal de streaming online.

Ela começou atuando nos pontos fracos da Blockbuster ao enviar DVDs via correio. Mas isso não era suficiente para conquistar o mercado. Para o próximo passo do streaming de vídeos, a Netflix estava melhor posicionada para se adaptar e aproveitar a nova onda.

 

Netflix chegou a 139 milhões de assinantes de seu serviço de vídeo sob demanda em janeiro de 2019.

E já perceberam a quantidade de títulos que a Netflix produz? O número atual de obras originais passou de 230 títulos. Você acha que isso tem relação com a transformação digital?

O que é transformação digital?

A transformação digital pode ser entendida como o processo em que empresas usam a tecnologia para trazer melhorias ao seu desempenho, o que requer mudanças estruturais, levando a tecnologia para o centro de sua empresa.

Marca da Era Pós-Digital, esse processo auxilia na gestão do fluxo de informações, melhora o entendimento das empresas acerca de seus públicos e insere-as em um cenário competitivo. Nele, processos podem ser automatizados e as funções cumpridas pelos funcionários se tornam mais estratégicas. É preciso se predispor a mudanças e repensar, até mesmo, a maneira como você dialoga com os seus clientes!

“85% da relação entre uma empresa e o consumidor será feita sem a interferência de humanos até 2020.” – Gartner

Como se preparar para levar transformação digital à sua empresa?

A transformação digital exige investimentos mas é, antes de tudo, um processo estratégico. Confira alguns passos imprescindíveis para a sua empresa nesse cenário.

Identifique o que deve ser repensado

Como bem diz o gato de “Alice no País das Maravilhas”, para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho basta. E é justamente aqui que muitas empresas erram, já que gastam recursos por não terem um plano de ação.

Além de verificar a experiência do cliente, verifique também como estão seus processos, como pode reduzir custos e como melhorar as condições de trabalho de seus colaboradores. A matriz SWOT pode ajudá-lo nessa tarefa!

“67% da jornada do comprador agora é feita digitalmente. Isso significa que sua estratégia digital é mais importante do que nunca.” SiriusDecisions

 

Leve o setor de TI para o núcleo estratégico de sua empresa

A transformação digital vai muito além da compra de novos dispositivos. Ela traz mudanças na mentalidade de colaboradores e gestores, e exige cuidados na implantação para que a experiência dos públicos não seja prejudicada. Portanto, a TI não deve ser vista apenas como um departamento de suporte, mas como um agente para a inovação de toda a companhia.

Faça uma pesquisa para entender como reinventar seu modelo de negócios

Automação inteligente, virtualização de servidores e segurança cibernética provocam transformações significativas nos processos da empresa. Por mais benéficas que sejam, é importante analisar qual é a capacidade de sua organização de recebê-las e quais mudanças trazem para seus processos. Alguns setores podem se integrar na elaboração de alternativas, trazendo soluções mais coerentes com as necessidades do usuário.

É importante pensar seus recursos como integrantes de um ecossistema capaz de trazer mudanças positivas para seus produtos e serviços, e para seus colaboradores, clientes e stakeholders.

A transformação digital não se resume à compra de novas tecnologias. É preciso que processos sejam repensados e que profissionais de TI os acompanhem atentamente.

Temos pesquisado como inovar a nossa agência desde o análise de Big Data para melhorar as estratégias de marketing digital ao modelo de contratação e treinamento de novos talentos.

Um coisa é certa. A Transformação Digital coloca ainda mais o cliente e sua experiência no centro. Precisamos pensar como ele vai poder se comunicar e se relacionar com os seus produtos e serviços em todos os canais e qual será a eficiência da sua empresa em satisfazer um consumidor cada vez mais exigente.

As empresas precisam adotar formas novas e inovadoras de fazer negócios com uso da tecnologia em todo o seu o processo integrando todos os departamentos, cultura e valores.

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Posts relacionados