SLA de marketing e vendas: o que é e como fazer

Nunca se falou tanto em otimização dos processos, do trabalho e do tempo, como nos dias atuais. E tudo isso tem uma razão de ser, afinal, a organização inteligente das demandas é o que faz qualquer empresa avançar na corrida pela vantagem competitiva. Nesse sentido, queremos que você fique por dentro do SLA de marketing e vendas, que é uma maneira de potencializar e manter o alinhamento desses setores.

Como sabemos, o processo de decisão de compra do consumidor passa por diversas etapas. Cada caminho prosseguido por ele no funil de vendas é dotado de abordagens distintas, portanto, os profissionais envolvidos devem fazer bem a parte que lhes cabe, porque a demora em realizar o follow-up, por exemplo, resulta em perdas significativas.

Logo, o primeiro minuto é crucial para a geração de leads qualificados, uma vez que quase 40% das pessoas se mostram receptivas ao assunto nesse período, segundo Adam Blumner, em artigo publicado no Advantage Performance. Apesar disso, de acordo com informações postadas no Blog BDX, 48% dos vendedores não realizam o monitoramento como deve ser.

Neste artigo, destacamos o conceito do SLA e ainda explicamos como elaborar um. Quer produzir resultados surpreendentes e acabar com os desentendimentos desnecessários? Leia este post até o final!

O que é SLA de marketing e vendas?

O Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviço, nada mais é que um compromisso firmado entre uma ou mais áreas — geralmente, marketing e vendas — no intuito de gerar melhores resultados e receitas para o negócio.

Esse tipo de aliança é fundamental porque determina, de forma objetiva, o papel de cada grupo na estratégia. Além disso, ela também serve para derrubar o muro que separa os departamentos. Inclusive, a Hubspot traz dados positivos sobre a integração: 34% das empresas aumentaram o ROI, potencializando o orçamento em 21%.

Qual é a importância disso?

Nessa espécie de contrato, o alinhamento dos objetivos é o primeiro benefício conquistado, porque a especificidade das metas e prazos a serem cumpridos, coloca todos diante do mesmo alvo. Isso quer dizer que o marketing toma decisões baseadas naquilo que foi acordado e o departamento de vendas também. A lista de vantagens ainda inclui:

  • Foco: cada um se concentra na tarefa que precisa realizar, a fim de entregá-la melhor e no prazo;
  • Mensuração: os softwares de análise medem o desempenho das equipes;
  • Processos: os procedimentos se tornam melhores em virtude da leitura correta dos objetivos;
  • Harmonia: o ambiente ganha um novo propósito quando as equipes deixam de ser rivais para se complementarem.

Como elaborar um bom SLA de marketing e vendas?

O primeiro passo é estabelecer os principais objetivos do negócio. Quantos leads são necessários para converter em clientes? O que é preciso levar em conta? Qual é a data para que tudo isso ocorra? Questionamentos assim ajudam você a determinar a quantidade de contatos e o conjunto de ferramentas a ser utilizado. No entanto, também é preciso:

  • Definir a participação de cada membro: os responsáveis pelos contatos, pelas métricas, pelas tarefas;
  • Padronizar os procedimentos: definidos o MQL (Marketing Qualified Leads) e o SQL (Sales Qualified Leads), é hora de anotar e documentar cada item;
  • Manter a comunicação contínua: o diálogo não termina com o fim da reunião, ele deve ser mantido diariamente, a fim de que os problemas sejam evitados;
  • Acompanhar indicadores e métricas: as equipes devem analisar o conteúdo, criando os seus respectivos relatórios;
  • Adaptar a estratégia: os erros ajudam no processo de integração e adaptação dos setores, portanto, é a oportunidade que as empresas têm para tirar proveito disso.

O que são leads quentes e frios? Esse tipo de pergunta é facilmente respondida no SLA de marketing e vendas, porque cada equipe sabe exatamente o que é útil ou não no dia a dia de trabalho. Logo, a união desses setores tende a tornar a gestão mais organizada, otimizada e promissora.

Com o SLA de marketing e vendas, você só tem a ganhar. Afinal, ter duas equipes falando a mesma língua é sinônimo de sucesso para o negócio. Agora, para não perder nenhum conteúdo nosso, assine a nossa newsletter e acompanhe as próximas publicações!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Posts relacionados