Depois do advento da Internet, as empresas tiveram que adotar outros mecanismos estratégicos de promoção e posicionamento de marca. Para suprir as exigências das demandas atuais, a automação de marketing passou a ser a tática mais segura e prática para lidar com um alto volume de dados.

Hoje, boa parte dos gestores combina habilidade técnica com os recursos de inteligência de negócio na hora de conquistar vantagem competitiva no mercado. Por isso, quanto mais cedo você compreender a importância da automatização dos processos, melhor será para potencializar os resultados. Quer ficar por dentro? Neste artigo, contamos mais! Boa leitura!

O que é automação de marketing?

Trata-se de uma estratégia do marketing digital usada para comandar e controlar procedimentos automaticamente. A intenção é utilizar o mínimo possível de intervenção humana durante os processos.

Como funciona?

A técnica consiste no uso de ferramentas para automatização dos processos, levando em conta o relacionamento entre empresa e público. Assim, é possível usar a base de leads para disponibilizar informações, proporcionar experiências, gerar vendas e trabalhar o pós-venda.

Enfim, é possível agir de modo escalável e personalizado com as pessoas que, de alguma forma, interagem com a marca pelos canais on-line. Desse modo, temos a chance de oferecer conteúdo relevante no momento oportuno.

Quais as vantagens?

A partir da configuração dos fluxos de nutrição, podemos personalizar e disparar, simultaneamente, uma quantidade considerável de e-mails. Ou seja, nada de perder tempo organizando listas para enviar uma mensagem por vez.

As vantagens não param por aí, já que a automação de marketing também é usada para segmentar a base de contatos. Assim, cada pessoa recebe a informação compatível com o objetivo da ação ou o estágio no funil de vendas.

Também podemos gerar mais leads a partir da elaboração de textos, imagens, ilustrações, Call To Action (CTA), landing pages, formulários e testes A/B, sem contratempos, já que as ferramentas são intuitivas e permitem customizações.

A integração com outras ferramentas de gestão, como CRM, torna a metodologia mais completa e adequada durante a análise de relatórios, o que abre caminho para as equipes de marketing e vendas monitorarem o comportamento de usuários e clientes.

Que resultados podem ser obtidos?

Com a automatização de marketing, os processos tendem a se tornar mais dinâmicos e produtivos. Logo, facilitam o dia a dia da equipe, que pode dedicar maior parte do tempo aos assuntos de core business da organização. Além disso, a medida:

  • gera até 2 vezes mais contatos;
  • reduz o Custo de Aquisição de Clientes (CAC);
  • promove a comunicação personalizada;
  • evita trabalhos desnecessários para a equipe de marketing;
  • diminui o ciclo de vendas;
  • aumenta as oportunidades de venda e fidelização.

Para quais tipos de empresa a automação de marketing é indicada?

Um dos principais objetivos da automação de marketing está relacionado à otimização dos processos. O uso das ferramentas não está condicionado ao porte do negócio, mas ao fluxo das demandas e necessidades de um suporte prático, intuitivo e rápido.

Pode ser essencial para que as pequenas empresas reduzam a quantidade de tarefas corriqueiras. Elas, geralmente, ficam nas mãos do empreendedor, que não conta com um time grande. 

Qualquer empreendimento que queira atrair, segmentar e enviar conteúdos ricos para sua base de leads pode empregar esse tipo de serviço.

Como escolher a ferramenta certa?

A funcionalidade e a facilidade devem ser observadas, porque, no cotidiano, esses detalhes fazem a diferença em termos de performance e agilidade. Outro ponto fundamental está relacionado à customização e à personalização de páginas e e-mails, uma vez que interferem na imagem que a marca deseja passar.

A integração com outros softwares, custo-benefício, suporte técnico e treinamento são ainda alguns itens que merecem uma avaliação pontual, por serem requisitos relevantes para a adesão.

A automação de marketing gera inúmeros benefícios para as empresas. Não é à toa que, cada vez mais, os gestores se dão conta da necessidade do uso de ferramentas de inteligência de negócio na geração de receita e promoção de vantagem competitiva.

Viu como a automação de marketing é uma realidade no contexto corporativo atual? Quer ficar por dentro de outros conteúdos como este? Siga-nos nas redes sociais: FacebookTwitterLinkedIn e Google+!