Qual a importância e como construir a presença online da minha marca?

presença online não é uma demanda exclusiva de e-commerces ou negócios que explorem o ambiente virtual, e sim de qualquer empresa que deseje ser localizada por seus potenciais consumidores, ou leads.

Além disso, é uma excelente ferramenta para construir autoridade, gerar oportunidades de negócios e tornar o relacionamento com o público um dos grandes diferenciais da organização.

Vamos entender melhor essa relação? Acompanhe, neste post, como construir a sua presença online e utilizá-la para potencializar o seu negócio!

Por que a presença digital é tão importante

É notório como a utilização das redes sociais nos dias de hoje é indispensável para clientes e empresas. Na pesquisa da We are Social de 2018, foi constatado que 4 bilhões de pessoas estão conectadas à internet, sendo que, dentre elas, 3 bilhões navegam pelo menos mensalmente por suas redes sociais.

Esses números reforçam a importância de ter uma presença online, mas também mostram o quão relevante é se diferenciar com ações que unam a sua empresa aos leads ideais para os seus produtos e serviços.

Ou seja, com as estratégias certas, a sua presença online pode, dentro desse imenso universo, aproximar a sua empresa aos seus potenciais clientes, criar relacionamentos memoráveis e engajamento com um mesmo grupo ou perfil de consumidores.

É válido mencionar também que o ambiente virtual tem mais recursos e, ao mesmo tempo, excelente relação entre custo e benefícios para ações de marketing. Nas redes sociais, os leads estão mais abertos a mostrar os seus valores — o que é importante para eles no relacionamento com uma empresa — e, por consequência, a permitir que a comunicação e ações sejam mais personalizadas.

A Netflix, plataforma de streaming de vídeos mundialmente famosa, também é referência em presença online. As suas postagens, explorando de forma divertida os seus personagens, filmes e séries, viralizam pela forte identificação que têm com o seu público, como marchinhas de carnaval montadas com músicas e temas de seus principais conteúdos.

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As respostas aos usuários das redes sociais são ágeis e sempre com a mesma linguagem que diverte o seu público, usando memes, piadas e frases dos personagens.

Com o correto gerenciamento, é possível fortalecer a autoridade da empresa, receber feedbacks valiosos dos clientes e ainda atuar rapidamente em insatisfações que eventualmente algum lead tenha vivenciado e compartilhado, afinal de contas, é um canal ativo 24 horas por dia.

Como construir a sua presença online

Para usufruir de tais resultados, a construção da estratégia digital precisa de alguns cuidados, processos regulares e um acompanhamento constante. Algumas dicas são:

Defina uma persona

Ao definir a persona, ou comprador ideal do produto, é preciso considerar quais canais e redes sociais ele mais utiliza. Conversar com os atuais clientes e analisar os seus comportamentos digitais podem ser ações cruciais.

As equipes de marketing e vendas, unidas, também podem trazer importantes insights sobre esse perfil de usuário e cliente.

Com os dados necessários, personalize as interações e publicações da empresa nos principais canais online para os leads. Afinal, mais do que estar em todas as redes sociais, é importante ter uma presença consistente naquelas de maior interesse para os leads.

Crie conteúdos relevantes e personalizados para cada canal online

É fundamental que exista uma personalidade única para a presença online da empresa, mas, em cada um de seus pontos virtuais, diferentes conteúdos devem se complementar. Conteúdos para blogs, por exemplo, devem seguir uma ordem que permita que os leads aos poucos aprendam e identifiquem os seus problemas independentemente. É o chamado funil de marketing.

As redes sociais já têm formatos diferenciados em que algumas privilegiam as imagens, outras, vídeos ou textos curtos, como são os casos do Instagram, YouTube e Twitter, respectivamente.

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Os seus conteúdos podem interagir e devem obedecer a uma estratégica única, o que torna a experiência de um lead que tramita entre elas mais relevante para a sua tomada de decisão.

Estar presente no meio online significa participar e responder ativamente às interações com os clientes, avaliar o desempenho das ações e corrigir aquelas que forem necessárias. Isso é crucial, pois, em algumas situações, a falta de resposta a um cliente nas redes sociais pode desmanchar a reputação construída ao longo dos meses.

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