Há alguns anos, Thierry Breton, presidente da Atos e também ex-ministro de finanças da França, foi categórico ao anunciar a morte do e-mail. Segundo ele, o recurso havia perdido a utilidade em virtude do surgimento de outras tecnologias. Mas o tempo mostrou exatamente o contrário já que, hoje, o envio de e-mail marketing é considerado uma das principais estratégias de atração, retenção e fidelização das marcas.

Para que você tenha uma ideia, mais de 80% das empresas trabalham com alguma ferramenta de e-mail marketing, justamente por acreditar na eficiência dessa técnica na hora de propagar campanhas, promoções e conteúdos ricos.

Por outro lado, saiba que o envio de e-mail marketing envolve uma série de procedimentos. Afinal, para atingir bons resultados, é importante ser meticuloso e antenado. Portanto, há um jeito próprio de coletar, organizar, mensurar e monitorar os dados.

Pensando nisso, preparamos este artigo para apresentar alguns motivos que mostram a importância da ferramenta para as empresas. Assim, você fica por dentro dos benefícios desse método. Quer descobrir quais são eles? Acompanhe!

Melhora a produtividade

As ferramentas de gestão de e-mail marketing ajudam o gestor a poupar tempo, melhorar a eficiência nos envios e gerenciar os processos de um jeito prático, fácil e seguro. Dessa forma, ele pode trabalhar melhor aspectos como criação, conteúdo e público durante a elaboração do planejamento tático.

Isso quer dizer que as tarefas repetitivas podem ser programadas e executadas no momento oportuno e para as pessoas certas, já que é possível criar um planejamento com base na lista de leads cadastrados — identificando a jornada de cada cliente ou usuário.

Segmenta os contatos

Você já recebeu um e-mail que não tinha nada a ver com os seus interesses? Qual foi a sua reação diante da mensagem? Na maioria das vezes, as pessoas tendem a descartar assuntos não compatíveis com os perfis delas, não é mesmo?

Nesse caso, direcionar a mensagem para o indivíduo certo é o que aumenta as chances de sucesso da ação. Portanto, ter uma boa base de contatos e segmentá-la a partir dos interesses dos clientes cadastrados é o que faz a diferença na hora de estabelecer um relacionamento com eles.

Com uma ferramenta de e-mail marketing, temos a oportunidade de identificar o estágio de cada lead no funil de marketing. Assim, fica mais fácil conduzi-lo nesse processo. Além disso, a medida é uma alternativa essencial para trabalharmos relevância, tempo de resposta, receita, relacionamento e retenção.

Aumenta a vantagem competitiva

Você sabia que mais de 70% dos consumidores consideram o e-mail como o melhor canal de recebimento de informação? E você sabe quais os tipos de conteúdo que seus clientes gostam de receber? Se a resposta for negativa, então, aproveite o momento para conversar com especialistas sobre as ferramentas mais apropriadas.

Por exemplo, com elas é possível realizar testes A/B para descobrir o tema preferido deles. Ou seja, não precisamos quebrar a cabeça tentando adivinhar a preferência do público. Além disso, o e-mail marketing ajuda a propagar o conteúdo que produzimos e também é um recurso importante na criação de Call To Action (CTA) relevante, que gera conversão.

Em outras palavras, com ele conseguimos antecipar os interesses dos consumidores, despertar a atenção para uma linha de produtos, estimular os clientes inativos, recepcionar os novos clientes e descobrir quem está abrindo os e-mails.

No âmbito mundial, o Brasil só perde para os EUA e o Reino Unido quando o assunto é a automação de marketing. O 3ª lugar no ranking mostra o quanto o mercado brasileiro amadureceu e cresceu nessa área nos últimos anos. Hoje, mais de 8 mil empresas especializadas atuam no ramo de marketing digital por aqui. Isso só mostra que investir no envio de e-mail marketing é o jeito certo de conduzir as campanhas estrategicamente.

E aí, este artigo ajudou você a perceber a importância do envio de e-mail marketing? Que ficar por dentro de outros assuntos relacionados? Assine a nossa newsletter e não perca nada!