"Descobri que o principal fator que influencia as taxas de conversão é a geração de valor. Se o usuário não encontra nenhum valor oferecido, nada mais importa."
Andrew Johson, fundador da WP Hatch.

A taxa de conversão é a métrica utilizada para analisar os resultados alcançados das ações de marketing digital. É relação das conversões para o número de visitas. Exemplo: criamos uma ação no Google Adwords para disputar a palavra "escola infantil" e atraímos o número de 800 visitas ao site. Dividimos este valor pelo número de conversões (formulário preenchidos neste caso). Então, 800 visitas com 40 conversões (40/800*100), a taxa de conversão será de 5%.

A taxa de conversão (TC) pode ser calculada nas várias etapas do Funil de Marketing até o momento da venda. Podemos mensurar a TC sobre preenchimentos de um formulário, receber ligações, baixar um ebook, assistir um vídeo, cadastro para um trial, login no e-commerce, agendamento de uma reunião ou compra de um produto ou serviço.
Analisar os resultados de uma campanha, olhando para a TC, é necessário para, além de entender se as práticas foram bem elaboradas e alcançaram resultados esperados, nortear as ações de melhoria e planejamento de estratégias que podem direcionar novas campanhas para obter resultados ainda mais satisfatórios.

A taxa de conversão é o que determina um marketing bem feito, de estratégias pontuais e aplicadas adequada e efetivamente para o público alvo. Se os resultados não são bons, significa que algo precisa ser modificado. É aqui que entram as dúvidas sobre os procedimentos para otimizar a taxa de conversão, ou seja, descobrir formas de tornar algo ainda melhor.

Nestas imagens abaixo estamos analisando um caso real de um dos nossos clientes comparando as taxas com o mesmo segmento de mercado. Temos um software de Automação de Marketing com mais de 4 mil empresas para termo este benchmarketing com referência.

funil de marketing - otimização

Analise comparando com o mesmo segmento de mercado deste caso.

porque otimizar a taxa de conversão?

Vemos que todas as etapas do Funil de Marketing estão acima do mercado. Apenas a última etapa das VENDAS ficou abaixo do esperado. Ficou em 29.1% enquanto a média de mercado é de 37.3%. Temos que analisar a razão e propor melhorias nesta etapa que já lida com a equipe de vendas.

Você pode solicitar para a nossa equipe este teste sem custo. Clique aqui e solicite

Como melhorar a Taxa de Conversão


Qualquer pessoa ou empresa que queira otimizar a taxa de conversão, otimizar os resultados das suas campanhas, das suas redes sociais, do seu site e, principalmente, ter um processo de vendas online mais eficiente, precisa considerar algumas técnicas que podem e devem ser aplicadas. Existem muitas, mas o foco aqui é gerar conteúdo de valor e criar um relacionamento com o público alvo a partir do conhecimento das suas reais necessidades.

As pessoas estão cansadas da enxurrada de conteúdo irrelevante que são publicados diariamente nas mídias sociais. É a tal da publicidade da perfeição, que oferece uma realidade inacessível para a maioria das pessoas e não atende suas expectativas com conteúdo que despertam desejos muitas vezes inalcançáveis.
É preciso repensar estratégias no sentido de impactar o público alvo a um nível de envolvimento e reconhecimento da sua realidade com o conteúdo consumido para que ele se torne um potencial cliente/parceiro. Entender suas reais necessidades, individual e coletivamente, a ponto de oferecer soluções cabíveis e acessíveis.
Considerar que o comportamento do consumidor é muito variável e depende do tipo de produto que ele está comprando é importante para gerar conteúdo relevante para a sua realidade.

Fazer diferente ao usar a criatividade, explorar ideias, arriscar o novo e recorrer a ferramentas nunca testadas.
A empresa precisa imaginar-se entre muitos competidores na sua área de atuação, analisar o comportamento da concorrência nas mídias, como se comunicam com seus clientes, suas ferramentas estratégicas, se possível, conhecer seus resultados, seus erros e acertos, e a partir daí definir o diferencial para impactar positivamente seu público alvo.
Para atrair a atenção do público é necessário estimular um processo de identificação pessoal, ou seja, as pessoas querem enxergar no conteúdo publicado a sua própria realidade, seus problemas e expectativas e precisam de empresas que oferecem soluções práticas para facilitar suas vidas.

Já faz certo tempo que se prega a necessidade de criar um relacionamento entre empresa – cliente. No entanto, não se trata de uma relação superficial, mas de uma troca de experiências e verdades, de estabelecer uma conexão de forma que o público sinta-se importante e exclusivo ao receber um determinado conteúdo.
Conteúdo de valor, que ofereça benefícios e crie expectativas que só possam ser superadas pelo próximo passo a ser realizado: a conversão.

Seguem dicas importantes para gerar conteúdo de valor para o seu público:


- Conhecer seu público alvo, entender suas necessidades e oferecer soluções práticas e alcançáveis;
- Gerar conteúdo de valor que impacte diretamente no problema do potencial cliente, não apenas vender o seu produto, mas mostrar os efeitos positivos para a sua realidade;
- Criar campanhas humanizadas sem padrões estéticos perfeitos impostos pelo mercado publicitário (as pessoas querem identificar as suas próprias experiências no conteúdo publicado para então se envolver com uma determinada marca);
- Oferecer algum benefício relevante que desperte o interesse do público para o seu produto;
- Compartilhar o dia-a-dia da empresa, sua rotina, as principais atividades, depoimentos de clientes, participações em eventos importantes e envolvimento com causas sociais é uma ferramenta útil e que gera bons resultados;
- Analisar o comportamento da concorrência nas principais mídias e definir uma estratégia diferenciada de acordo com as expectativas do público;
- Fazer uso de uma linguagem simples e objetiva, sem rodeios para que o público entenda a mensagem transmitida e sinta-se próximo e envolvido;
- Criar uma conexão efetiva através de uma comunicação contínua ao responder suas perguntas, ouvir suas opiniões e aderir as sugestões cabíveis, mostrar a importância que o cliente tem para o crescimento da empresa

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