Aumentar o tráfego de um site empresarial gera muitos benefícios, como elevação nas vendas e fortalecimento da marca. Entretanto, isso não é algo fácil, uma vez que a concorrência no ambiente virtual tem crescido nos últimos anos devido ao seu grande potencial.

Para se ter uma ideia, de acordo com a 37.ª edição da pesquisa Webshoppers (2018), somente a área de e-commerce teve faturamento de R$ 47,7 bilhões, em 2017, contra R$ 44,4 bilhões, em 2016. Isso significa que aumentou 7,5%. De 2015 para 2016, quando as receitas somaram R$ 41,3 bilhões, houve crescimento de aproximadamente 7%.

Se continuarmos observando os resultados, é possível ver que, desde 2011, esse segmento tem crescido anualmente. Isso reforça que muitas empresas, inclusive de outras áreas, já investem mais a cada ano na internet.

Para conseguir bons resultados nesse terreno, é vital aplicar ações que aumentam o tráfego de sites. Pensando nisso, separamos algumas dicas que contribuem para esse propósito. Continue a leitura!

Investir em estratégias de SEO

Investir em estratégias de Search Engine Optimization (SEO) é essencial para atrair tráfego dos motores de buscas, como o Google e o Bing. É por meio deles que a maior parte dos internautas acessa sites, blogs, e-commerces e outros serviços virtuais.

Empregar técnicas de SEO é essencial para que o conteúdo do seu site apareça mais bem ranqueado nos resultados dos buscadores para termos e assuntos relacionados ao seu negócio.

Exemplos de boas práticas de SEO incluem otimizar as suas páginas para dispositivos móveis, criar conteúdos com estruturas hierárquicas de títulos e subtítulos (H2, H3, H4, entre outros) e realizar links internos entre artigos.

Criar links patrocinados

Ferramentas de buscas também costumam exibir anúncios, em formato de texto, que ficam acima dos resultados normais, sendo conhecidos como links patrocinados. Elas costumam divulgar produtos ou serviços relacionados aos termos pesquisados. Graças a isso, podem atrair muita gente para o seu site.

O estudo Impact of Organic Rank on Ad Click Incrementality, do Google, apontou que, quando os anúncios são pausados, 89% dos cliques nos links patrocinados não são recuperados com cliques normais (orgânicos).

Por exemplo, se o site receber 100 acessos de cliques normais e 100 de cliques em links patrocinados, 89 deles serão perdidos em uma pausa, não sendo compensados pelos acessos orgânicos.

Aplicar estratégias de e-mail marketing

Conforme o Email Statistics Report, do The Radicati Group, até 2021 haverá mais de 4,1 bilhões de usuários de e-mail. Isso demonstra o potencial dessa ferramenta para o marketing digital e também para a obtenção de tráfego para o site.

O melhor é que ele poderá ser qualificado, ou seja, composto por pessoas com maior interesse em produtos, serviços, marca etc. da sua empresa que foram trabalhados pelos e-mails.

Utilizar as redes sociais

Encontram-se nas redes sociais 94,4% das empresas, segundo o Content Trends 2018. Isso ocorre porque esse meio está repleto de oportunidades para os negócios, inclusive para a obtenção de tráfego.

O melhor de tudo é que, ao trabalhar páginas e contas em busca de um público segmentado, é possível direcionar parte desse mesmo grupo ao site. Em outras palavras, obtém-se tráfego qualificado.

Criar um blog e investir em marketing de conteúdo

É importante criar um blog para atrair o público-alvo. Nele, você poderá aplicar a estratégia de marketing de conteúdo, gerando materiais de qualidade e maior valor para os usuários. Aliás, 73% das empresas já o empregam.

Também vale destacar que profissionais de marketing, que colocam o blog como prioridade em suas estratégias, têm 13 vezes mais chances de conquistar clientes, em um retorno sobre o investimento (ROI)positivo.

Fornecendo dicas, orientações e sugestões que ajudam os internautas a resolver os seus problemas, o seu negócio conseguirá maior prestígio. Dessa forma, será mais fácil indicar o site da empresa para os usuários acessarem em busca dos seus produtos/serviços.

Como visto, aumentar o tráfego de um site requer investimento em estratégias que contribuam para a captação de público em diferentes locais na web. Com o emprego das dicas acima, você terá grandes chances de conseguir isso!

Uma das formas de melhorar o site e deixá-lo mais atrativo é tornando-o adaptável a diversos dispositivos. Para entender como fazer isso, confira o nosso artigo sobre a importância de um site responsivo para a sua empresa!