Mobile First Design: saiba o que é e por que você deve prestar atenção

O Brasil já superou a marca de um smartphone por habitante, contando com 220 milhões de celulares inteligentes ativos, segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. As oportunidades para atingir o público e inovar na divulgação são muitas. Nesse cenário, sobressaem as empresas que apostarem no Mobile First Design. 

Para entender esse conceito e mostrar como ele pode ajudar a sua empresa, reunimos alguns aspectos aos quais você não pode deixar de se ater. Confira!

O que é Mobile First Design?

É comum que, nos trabalhos de Design e Marketing, os criativos envolvidos comecem o projeto pensando nas ações para desktop e para materiais impressos. A questão é que uma parte considerável dos usuários acessa somente a versão mobile dos conteúdos — no Brasil, em 2016, eles eram 46 milhões, cerca de 43%, segundo a TIC Domicílios

O Mobile First Design envolve a transformação do mobile em uma prioridade em vez de mantê-lo como algo a ser considerado em etapas posteriores. O Instagram, por exemplo, foi uma rede social inteiramente pensada para a navegação mobile, mostrando a todo o mercado o potencial de se investir nesse tipo de uso.

Em um primeiro momento, essa lógica de pensamento parece impor uma série de limites. Porém, como afirma o renomado líder em produtos digitais, Luke Wroblewski, por ter uma série de restrições, as capacidades do mobile nos ajudam a focar no que realmente importa. Quer entender como? Acompanhe!

Como o Mobile First Design influencia o consumo?

Entenda como a lógica pode ajudá-lo em desenvolvimentos mais ágeis e a oferecer experiências melhores para os usuários!

Eliminação do lixo informacional

Um dos maiores problemas enfrentados por desenvolvedores, hoje, é o lixo informacional. É comum que, nas versões desktop, as equipes queiram inserir todas as informações possíveis, o que bloqueia uma série de princípios de usabilidade. 

  Afinal, quais são as melhores estratégias de marketing para uma empresa?

Cada tela de um aplicativo ou site deve ter apenas uma função, fornecendo somente a informação de que o usuário precisa naquele instante. 

Quando projetamos primeiro para mobile, concentramo-nos no que realmente importa, pois o tempo de interação é menor, bem como o espaço. Consequentemente, o desenvolvimento é agilizado. 

Em termos de desenvolvimento, faz mais sentido estabelecer um código semântico e, em seguida, acrescentar códigos para trabalhar em telas maiores. 

Experiência de navegação ágil

A redução na quantidade de informações faz com que economizemos no tráfego de dados e na manutenção. Os seus consumidores terão uma experiência de navegação mais ágil, o que torna o contato com a sua marca mais positivo, aumentando o engajamento e, consequentemente, as conversões.

Interfaces personalizadas

Projetar uma solução Mobile First é entender que cada dispositivo deve fornecer uma experiência única para o usuário. Contudo, isso não requer um site para cada um deles! Considerando os princípios de design responsivo, a transição entre um equipamento e outro torna-se mais suave quando o URL é o mesmo. Portanto, os desenvolvedores precisam apenas considerar a navegação e a arquitetura de informações do site de maneiras distintas.

Pensar em Mobile First Design é, como descreve o especialista em UX Edu Agmi, ter em mente a mobilidade. O seu público quer estar conectado e comunicando-se a todo momento e em todo lugar. Explore a oportunidade de oferecer soluções digitais pertinentes para o contexto de seus clientes, resolvendo problemas do cotidiano e conquistando relevância para os seus usuários.

E você, gostou de nosso conteúdo? Siga-nos no Facebook, no Instagram, no Google+ e no Twitter e acompanhe nossas novidades!

Deixe um comentário

Receba conteúdos antes de todo mundo

Para começar...