Pequenas e médias empresas no Brasil vivem em um cenário competitivo e, no geral, dispõem de pouco capital para investir em publicidade. É preciso, portanto, ter nas mangas uma estratégia certeira, capaz de gerar resultados que impulsionem as operações em um curto período de tempo. A mídia de performance, aliada a estratégias de conteúdo, tem se destacado nesse sentido.

Hoje, mesmo as campanhas focadas em estratégias de conteúdo, se amparam em mídias pagas, como o Google Ads, para alcançar resultados melhores. A mídia de performance refere-se a esse tipo de anúncio. Quer entender como ela funciona e o que pode fazer por seu negócio? Acompanhe a gente!

O que é a mídia de performance?

Para entender o que é mídia de performance, precisamos nos lembrar de como essa palavra é usada nesse contexto. No mundo dos negócios, o termo denota a capacidade de alcançar um certo resultado com eficiência. A mídia de performance pode ser entendida como o tipo de anúncio que não se paga com um valor predeterminado, mas varia de acordo com a sua performance.

O preço de um determinado anúncio pode ser elaborado com base em quantas vezes ele recebeu cliques, foi visualizado em uma página ou gerou um lead - consumidor em potencial que aceita lhe fornecer seus dados de contato. Por isso, é tão importante que as campanhas voltadas para marketing de performance sejam bem segmentadas, conforme mostraremos a seguir.  

Alguns exemplos de mídias de performance são:

  • Google Ads: veicula anúncios na rede de display e entre os resultados das buscas dos usuários. Permite que o cliente escolha como deve ser realizado o pagamento da campanha (lance), qual tipo de público verá os anúncios e como acompanhar as métricas;

  • Facebook Ads: com um sistema de cobrança parecido com o Google Ads. Nessa plataforma, a segmentação torna-se ainda mais importante, dado que os algoritmos do Facebook são inteiramente voltados para a criação de uma experiência personalizada;

  • Instagram for Business: oferece a criação de campanhas dentro dessa rede social.

Dessa maneira, associadas dentro de um plano estratégico de marketing, as campanhas de anúncios facilitam a obtenção dos resultados traçados no plano.

Como funciona a mídia de performance?

As campanhas pagas são fundamentais em uma estratégia de marketing, mesmo que ela seja focada em tráfego orgânico. Entenda, a seguir, como a mídia de performance funciona.

Defina bem a estratégia

Antes de investir no marketing de performance, é muito importante que seu plano estratégico esteja bem alinhado. Entenda qual é a sua persona, quais são os objetivos e o que você pretende fazer para atingi-los.

Entenda quais são os seus objetivos

Há uma série de resultados possíveis para o marketing digital. Entendê-los e entender do que a sua empresa necessita é essencial para construir uma boa estratégia de mídia de performance.

Conheça seu público-alvo

Para uma estratégia efetiva de segmentação, você deve entender bem quem é o seu público-alvo. Realize pesquisas internas, escute os anseios de seus clientes, analise a postura de seus concorrentes e informe-se sobre a área.

Saiba como acompanhar

O andamento da campanha pode ser acompanhado por métricas e indicadores. As métricas são valores brutos, tais como o ROI (Retorno sobre o Investimento), e não podem ser usadas como base para decisões estratégicas. Já os indicadores são determinados de acordo com o que você define como objetivo da campanha. Se o seu objetivo é aumentar a geração de leads, o CTR (Click Through Rate) e o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) são alguns dos indicados.

Especialmente para pequenas e médias empresas, a mídia de performance traz resultados muito satisfatórios, pois permite a mensuração exata de resultados e uma aplicação mais precisa de investimentos em anúncios, dada a centralidade da segmentação nas plataformas de anúncios.

É importante entender o nível de personalização de uma campanha de marketing digital, já que os públicos têm um papel mais ativo nas redes. A c3dweb, por exemplo, analisa cada empresa e segmento para entender quais são os melhores indicadores e mecanismos de ação para cada campanha.

Agora que você já conhece esse importante braço de uma campanha de marketing digital, siga-nos no FacebookLinkedIn e Instagram e fique por dentro das estratégias que podem impulsionar sua empresa!