Conhecido como uma rede social voltada à busca de emprego e networking, o LinkedIn é muitas vezes ignorado na hora de pensar a estratégia de marketing digital das empresas, o que é um erro.

Hoje, ele é a maior rede profissional do mundo e possui mais de 500 milhões de usuários. O Brasil, aliás, é o terceiro país com o maior número de inscritos na rede. Muitas empresas têm usado e comprovado que o LinkedIn pode ser um ótimo meio de aumentar seus negócios e mesmo concretizar vendas e parcerias.

Como você já deve imaginar, a rede social é especialmente importante para empresas B2B, ou seja, aquelas que vendem produtos e serviços para outras empresas. Afinal, se toda empresa tem presença no LinkedIn, é lá que estão os potenciais clientes desse tipo de negócio.

Porém, é preciso lembrar que empresas B2C também podem se beneficiar da rede profissional. Afinal, mesmo as companhias que vendem diretamente para o consumidor também possuem relacionamento com fornecedores, acionistas ou mesmo empresas terceirizadas. E todas elas estão no LinkedIn.

Como somos uma agência de performance, acreditamos que os dados falam mais que mil palavras. Por isso, aqui vão alguns motivos (baseados em estatísticas) que provam a importância do LinkedIn para a estratégia digital de qualquer empresa:

1. Para consolidar a reputação da sua marca

Segundo o próprio LinkedIn, 3 em cada 4 usuários consideram o LinkedIn uma fonte confiável de informações sobre indústrias e empresas. Isso porque, diferente de outras redes sociais infestadas de piadas e gifs de bichinhos, o LinkedIn é visto como uma rede para assuntos mais sérios e institucionais.

2. Para criar relacionamentos comerciais e corporativos

Quase todos os usuários do LinkedIn (99,7% para ser específico) usam a rede por motivos não relacionados à empregos. Isso faz da rede uma ótima oportunidade para engajar seus funcionários e colaboradores, aprofundar o relacionamento com fornecedores e acionistas, ou mesmo criar novas parcerias com outras empresas.

3. Para aumentar os leads e conversões

Sim, o LinkedIn pode ser uma ótima rede social para aumentar sua lista de emails ou mesmo concretizar uma venda! Veja alguns dados que comprovam isso:

  • A cada 5 usuários, 3 gostariam de interagir com a empresa no LinkedIn se estiverem interessados em seus produtos;

  • 45% consideram a rede profissional uma fonte confiável de informações quando estão pensando em fazer uma compra;

4. Contato e interação com as pessoas certas

Entre os usuários da rede, 41% são proprietários ou executivos de empresas, e 25% deles são responsáveis pelas decisões de negócios em sua organização. Isso significa que sua empresa estará em contato direto com as pessoas com poder de compra.

Além disso, o LinkedIn permite fazer anúncios altamente customizáveis. Você pode direcionar seu conteúdo para profissionais de um segmento ou indústria específica, de porte grande ou pequeno, ou mesmo selecionar por cargo!


Agora que você já sabe porque o LinkedIn é essencial para sua estratégia de marketing digital, falta descobrir como usar a rede a seu favor, certo?

Por isso, desenvolvemos um treinamento em LinkedIn onde você vai aprender a criar um perfil de alto impacto para a sua empresa, desenvolver conteúdo atraente e encontrar leads qualificados.

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