Conheça os 8 passos para começar a anunciar no Google AdWords

O Brasil, hoje, ocupa o quarto lugar no ranking mundial quando o assunto é a quantidade de usuários de Internet. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somos mais de 116 milhões de brasileiros conectados — 92,4% da população total. Os números são bem expressivos e ainda nos mostram como encontrar nosso cliente em potencial. Por isso, anunciar no Google é uma medida estratégica para qualquer empresa que almeja atingir vantagem competitiva no mercado.

Anunciar no Google também traz inúmeras vantagens para os gestores, que podem segmentar público, obter orçamento flexível, otimizar campanhas, realizar análises e controlar resultados. Ou seja, é um pacote completo que a plataforma nos oferece.

Pensando nisso, preparamos este artigo, contendo o passo a passo para você começar a divulgar desde já. Quer ver como é simples? Então, leia até o final!

1. Crie a conta

A primeira etapa consiste em criar uma conta no Google AdWords. Para isso, basta realizar o procedimento a partir da sua própria conta do Gmail. Esse processo de criação não é complicado, porque a plataforma é bem didática nesse sentido. Além disso, também existe a configuração guiada, que mostra exatamente o que deve ser feito.

2. Elabore a primeira campanha

Depois de salvar os dados e continuar, surge uma tela principal. Nela, ficam disponíveis todas as campanhas criadas. Mas, em caso de primeiro anúncio, basta clicar no termo "Campanhas", localizado no canto esquerdo, para, em seguida, selecionar o símbolo de "mais" ou clicar em "Nova campanha".

3. Escolha o tipo de anúncio 

Os tipos de anúncios determinam em quais canais a sua marca aparecerá, portanto, é importante pensar bem no perfil do público em potencial para, assim, escolher as estratégias apropriadas. Nessa etapa, estão disponíveis 5 opções:

  • universal para apps: impulsionamento de aplicativos nas redes Google;
  • rede de display: divulgação feita em diferentes tipos de anúncios na Web;
  • Google Shopping: usado na promoção de produtos;
  • rede de pesquisa: anúncios de texto para alcançar mais pessoas interessadas em determinados produtos e serviços;
  • vídeo: alcance e interação destinados aos usuários do YouTube.
  5 melhores práticas para otimizar o funil de vendas

4. Escolha os locais da divulgação

Depois de definir o formato do anúncio, é hora de escolher o idioma e os lugares em que ele será exibido. Por exemplo, você pode deixá-lo visível para um local específico ou ampliar a publicidade para território nacional ou internacional.

No entanto, lembre-se de levar em conta os interesses e as expectativas de sua persona.

5. Preencha os lances e orçamentos

O bacana de anunciar no Google também está no fato de você determinar a quantia a ser investida. Isso quer dizer que podemos estipular um lance padrão ou determinar o orçamento, de acordo com os limites financeiros de cada planejamento.

6. Faça extensão de anúncios

Essa parte é importante porque nos possibilita colocar mais informações para os usuários, como endereço, telefone, dados do local, descrição da empresa, enfim, trata-se de um espaço a ser explorado estrategicamente.

7. Forme os grupos de anúncios

Um grupo de anúncios pode conter um ou mais anúncios. Portanto, a fim de obter melhores resultados, procure concentrar os anúncios e as palavras-chave em um serviço específico de sua empresa.

8. Crie o anúncio

Nesse passo, é importante inserirmos o endereço do site e preenchermos os dois campos dos títulos, que devem ser complementos um do outro. Caso queira exibir um texto embaixo do título, preencha a opção "exibir caminho". Depois, faça uma breve descrição e salve para continuar. Acrescentamos que o status da campanha também pode ser gerenciado, então, temos a alternativa de deixá-la ativada ou pausada.

Milhões de pessoas utilizam a Internet no mundo. Inclusive, mais de 40% dos consumidores, no Brasil, usam a rede para pesquisar produtos e serviços. Por isso, anunciar no Google é imprescindível para que o planejamento estratégico esteja de acordo com as demandas atuais.

  Conheça 5 estratégias fundamentais de marketing para e-commerces

Que o Google é uma ferramenta necessária, a gente já sabe. Mas, se você quer ficar por dentro de outros assuntos que complementem este, assine a nossa newsletter. Até a próxima!

Deixe um comentário

Aprenda a anunciar no Instagram!

Anunciar no Instagram não precisa ser um bicho de sete cabeças. Com a estratégia correta para seu modelo de negócios, é possível ter um bom desempenho

Receba conteúdos antes de todo mundo

Para começar...