Comportamento de compra do consumidor: o que mudou com a Internet?

É bem verdade que produções como “Mad Men”, “Lobo de Wall Street” e “Delírios de Consumo de Becky Bloom” criam um mundo fantástico, onde o trabalho de comunicadores — sejam eles jornalistas, publicitários ou profissionais de marketing — limita-se a frases impactantes que os levam ao sucesso. Porém, com a Internet, e especialmente após o surgimento das redes sociais, o comportamento de compra do consumidor transformou as práticas e estratégias da área. 

No ambiente virtual, tudo pode ser medido: o engajamento entre o cliente e a marca, a disseminação dos valores de seu negócio entre os consumidores, as visualizações de sua campanha, entre outros. Além disso, o retorno acerca dos produtos e serviços é rápido: bastam algumas horas para que avaliações apareçam em blogs, fóruns ou mesmo na caixa de comentários das redes. É preciso ser ágil.

Quer entender como lidar com os novos desafios do público nestes “tempos modernos”? Siga nossas dicas!

Quais são as principais mudanças trazidas pela Internet para o comportamento de compra do consumidor?

A tecnologia e o comportamento andam de mãos dadas. Se antes as empresas ditavam as informações que disponibilizavam ao mercado, hoje os consumidores possuem mais voz. A reputação de uma marca está diretamente ligada ao que o usuário diz sobre ela. Entenda:

A fidelidade do consumidor

Temos um mundo de possibilidades na palma de nossas mãos. As estimativas da Fundação Getúlio Vargas apontam que, no Brasil, já temos um smartphone por habitante. Com o acesso facilitado à Internet, os consumidores comparam preços, a qualidade dos produtos e lêem resenhas com facilidade. Tornou-se mais difícil manter a lealdade dos clientes. 

Por isso, as marcas precisam investir em ações que conquistem o cliente no primeiro ponto de contato. Também é necessário que você saiba lidar com as expressões de insatisfação dos usuários, mostrando-se disponível para resolver os problemas ocorridos com rapidez. 

Novos canais de comunicação

Nas redes sociais, a sua marca está mais próxima do que jamais esteve dos clientes. A repercussão de suas ações, contudo, pode ganhar proporções inimagináveis. Qualquer deslize pode causar prejuízos para a sua marca.  Por isso, monitore dúvidas, reclamações e comentários pós-compra, agradecendo pelos elogios e amparando clientes frustrados. 

Os novos canais de comunicação também trazem vantagens. Enquanto interagem com seus posts, os usuários deixam uma quantidade de dados importante para entender o comportamento de compra dos consumidores. 

É preciso lembrar que as novas tecnologias trazem novas possibilidades de relacionamento com o público. Observa-se os chamados “defensores”, que usam suas vozes nas redes para apoiar as marcas que os satisfazem. 

Atendimento personalizado

Outro benefício trazido pelo ambiente digital e pelas redes sociais é a segmentação de público. Utilizando os dados deixados voluntariamente pelos usuários, você ganha mais ferramentas para entender quem são as pessoas que compõem seu público e traça campanhas voltadas para os interesses delas. O que um público business to business (B2B) necessita é diferente do business to customer (B2C). 

Para lidar com tantas informações sobre o seu público, é essencial que você tenha um sistema de gestão. Assim, com o amparo de dados bem organizados e de fácil acesso, você aprimora a qualidade dos seus serviços.

Alto nível de conhecimento sobre os produtos e serviços

Na Era da Informação, com alguns cliques, você identifica a qualidade de produtos e serviços, bem como parâmetros de usabilidade e outros aspectos relevantes para a compra. 

O nível de conhecimento do consumidor sobre tais itens, portanto, alterou bastante. Nesse sentido, destaca-se o chamado Marketing de Conteúdo, que atrai potenciais clientes por meio das informações ofertadas por sua empresa.

A disseminação de smartphones, bem como o acesso facilitado à Internet, tornou os consumidores mais exigentes, mas também trouxe novas possibilidades de interação entre as marcas e o público. Para se sobressair, é preciso estar ao lado de profissionais capacitados para agir de maneira cautelosa, estreitando o relacionamento entre sua empresa e a audiência. 

As mudanças no comportamento de compra do consumidor podem trazer grandes vantagens competitivas para o seu negócio se você agir com rapidez e estratégia!

E você, está procurando dicas para vender online? Reunimos algumas recomendações imperdíveis: confira em nosso blog! 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Social Media

Destaques

Receba nossa newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades

Não enviaremos spam para o seu e-mail

Posts relacionados

importância da contabilidade no crescimento das empresas

Contabilidade como alavanca de empresas

Ao desenvolver estratégias para impulsionar o crescimento de empresas, os empresários devem reconhecer que as finanças não são apenas uma questão burocrática, mas uma poderosa