Você sabe medir os resultados do marketing? Uma das maiores vantagens do Marketing Digital é a possibilidade de mensurar resultados de maneira efetiva. Contudo, muitas empresas não o fazem, pois não conseguem definir quais métricas precisam ser analisadas.

Segundo a última versão do Content Trends, esse é o desafio de 50% dos profissionais entrevistados. Ora, sem acompanhar as suas ações, como saber o que pode ser melhorado? 

Esse problema ocorre por uma série de motivos. Em algumas companhias, por falta de planejamento estratégico ou foco, as equipes de marketing e comunicação não conseguem definir o que deve ser analisado. É comum que empresas coletem dados demais ou empreendam uma série de ações sem verificar o que faz mais sentido para a campanha e para o público. 

Se você quer acompanhar os seus resultados do marketing e conduzir uma estratégia eficaz, está no lugar certo. Confira, a seguir, as dicas que nós reunimos para você!

Como mensurar os resultados do marketing?

Embora as campanhas de Marketing Digital não tenham uma receita pronta, algumas métricas são indispensáveis para acompanhar a sua performance. Confira a seguir:

ROI

O retorno sobre o investimento, também conhecido como ROI (sigla para a expressão em inglês Return On Investment), mede o rendimento trazido por uma determinada campanha para a empresa. Ele é calculado da seguinte forma:

ROI = (ganho - investimento inicial) / investimento inicial

Para fazer os cálculos efetivamente, é preciso somar as vendas e o caixa angariados com a estratégia e subtrair o valor aplicado nas ações de Marketing Digital. Embora seja a métrica mais valorizada, o ROI não pode ser analisado sozinho, certo?

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição ou bounce rate mede a porcentagem de usuários que abandonam o seu blog ou site na primeira página. Ela é uma junção das ações tomadas pelo expectador para deixar o site: fechar a página, clicar em um link que redireciona para outro site, acionar o botão voltar, digitar um novo endereço, entre outros. 

Quando a taxa de rejeição é alta, pode ser que a usabilidade de seu site não esteja bem elaborada. 

Taxa de conversão

A taxa de conversão é comumente aplicada para mensurar a quantidade de vendas geradas pelas ações de marketing. Contudo, ela também pode ser aplicada para medir acessos, vendas, downloads, cadastros em newsletters, entre outros. 

Essa métrica permite encontrar falhas e acertos em todo o processo de compra. Para calculá-la, basta dividir o número de conversões geradas pelo número de visitantes. Se você criou uma landing page para divulgar um e-book, por exemplo, e ela obtiver 250 cadastros e 500 visitantes, 50% das pessoas que acessaram a página preencheram o formulário. 

Custo de aquisição do cliente

O custo de aquisição do cliente, também conhecido como CAC, permite calcular o valor de cada novo cliente gerado por sua estratégia de Marketing Digital. Ele é calculado pela divisão do valor do investimento pelo número de vendas realizadas. 

Leve em conta os gastos diretamente envolvidos na aquisição dos consumidores. Em geral, as empresas consideram os gastos de vendas e marketing, tais como comissão de vendedores, salário da equipe, mensalidade de softwares, entre outros. 

Dessa forma, com o CAC, você consegue estabelecer quanto cada um dos clientes conquistados custou para a sua empresa. Quando os números são altos, é preciso verificar as suas estratégias e entender quanto tempo você precisa manter os seus clientes para que eles paguem o valor investido. Já no caso de valores baixos, é provável que as suas estratégias de marketing estejam operando de maneira eficiente. 

O que fazer após a etapa de mensuração?

Após determinar o ROI, a taxa de rejeição, de conversão e o CAC da campanha, você saberá quais são as fontes de lucro da empresa e quais são os canais de comunicação mais efetivos, o que permite dar direcionamentos mais adequados para as próximas ações de marketing e comunicação junto às agências e dialogar com os seus gestores. 

Uma mensuração de resultados de excelência é conduzida pelas perguntas certas. Portanto, não se preocupe em estudar todas as métricas propostas pelo Analytics. Verifique quais realmente são pertinentes para a sua campanha e a sua estratégia.

Agora que você já sabe como mensurar os resultados do marketing, está na hora de aprender como fazer um bom orçamento para a sua campanha! Vamos lá?