O comércio eletrônico ainda é uma boa aposta para quem deseja empreender ou aumentar suas vendas no Brasil. Apesar da recessão econômica, 41,3 bilhões de pessoas fizeram compras pela internet em 2015, segundo relatório da consultoria e-bit. Isso representa um aumento de 15% em relação ao ano anterior. Com a recuperação da economia, a tendência é que as lojas virtuais cresçam ainda mais!

O primeiro passo para ter sucesso no e-commerce e vender online é saber bem a diferença entre vender na internet e vender no varejo tradicional. Quando temos uma loja física, o consumidor passa na rua e percebe que aquela loja vende o que está procurando, ou muitas vezes a pessoa não está procurando nada, mas se sente atraída por algum item que viu na vitrine e decide entrar.

Na internet não temos consumidores passando na rua, nem temos vitrine... Então como o consumidor vai encontrar a sua loja virtual, como vai saber que ela existe e, ainda, achar que ela é a melhor opção entre tantas outras? Pense em você quando precisa comprar algo, o que faz? Aposto que você digita o nome do produto no Google, clica nos primeiros resultados e confere se o site tem o que você procura; se não tem, você volta ao Google e, se tem, você ainda clica em outros resultados para comparar uma loja com a outra.

Aqui já encontramos dois dos principais desafios para vender online: estar entre os primeiros resultados da busca e se diferenciar da concorrência. Por isso, uma boa estratégia de marketing digital deve ser o foco do Plano de Negócios de qualquer empreendedor que deseja ter um e-commerce. Claro, é importante escolher o nicho e os produtos, controlar estoque, escolher uma plataforma para a loja, os tipos de pagamento, opções de frete e canais de atendimento que você irá oferecer ao consumidor, etc. Mas nada disso adianta se o cliente não souber que sua loja existe!

Por isso, é extremamente importante que o cliente se sinta encantado quando entra na sua página. Isso significa que o site é bonito, legível e com boa usabilidade! Já tentou navegar em um site e ficou completamente perdido, sem saber onde clicar ou onde achar informações? O que você fez nessas situações? Saiu do site, aposto. Se o seu cliente não achar o que procura de forma intuitiva, ele vai desistir da compra e acessar o próximo item da busca.

Ok, o cliente te encontrou entre os primeiros resultados, achou um site bonito, de boa navegação e com todas as informações necessárias sobre o produto e o processo de compra. E o que mais? Por que ele deveria comprar da sua loja e não do próximo resultado que o Google mostra? Qual o diferencial que o seu e-commerce oferece?

Qualidade do produto e atendimento não são diferenciais, são o básico! Para escolher você, o cliente precisa ser entretido, se envolver com o que encontra na loja e sentir que a marca tem tudo a ver com ele! Por isso sua estratégia de marketing digital também deve se concentrar em produzir conteúdo interessante e relevante.

É preciso ter estratégias para segmentar os anúncios para o público alvo do seu comércio, estratégias para as redes sociais, para o email marketing e inclusive para o conteúdo do site. Tudo isso fará a diferença para que o cliente encontre sua loja virtual, escolha o seu produto, volte mais vezes e ainda indique sua empresa!

Aprenda mais sobre a mudança do comportamento do consumidor