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Cidadania Corporativa: C3dweb reforça parceria com ONG Fundação Julita e apoia voluntariado

A C3dweb, agência de marketing digital e performance em Jundiaí, é parceira da Fundação Julita, uma Organização Não Governamental (ONG) que atende mais de 2 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social em São Paulo. 

A entidade oferece atividades socioeducativas para crianças da primeira infância até adultos na terceira idade, com ações socioeducativas, capacitação profissional e atividades de lazer, atendendo famílias de vulnerabilidade social, provenientes de bairros periféricos da zona sul de São Paulo. 

As ações vão além das básicas. Elas se estendem a ações de promoção de saúde (de nutrição, que envolve alimentação saudável e segurança alimentar, psicologia, psicopedagogia e enfermagem), educação ambiental, esporte e cultura. No último tópico, envolvem o estímulo à leitura e à escrita, repercutindo no aprendizado e empreendedorismo.

A C3dweb já realiza um trabalho de marketing digital para o Terceiro Setor e encoraja o voluntariado como parte de uma ação de cidadania corporativa que quer reforçar na cultura da empresa. “Como parte do nosso engajamento corporativo, juntamente com a Kardia Academy, apoiamos iniciativas educacionais aos jovens e iniciaremos um trabalho ligado ao marketing digital e os públicos da Fundação Julita em 2021”, antecipa  Alex Sandro de Oliveira, co-fundador da agência C3dweb e da Kardia Academy.

Para o empreendedor, uma empresa é o resultado de suas ações de negócios, propósitos intrínsecos em sua cultura e o engajamento que gera entre seus públicos, incluindo colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros. “Deve haver uma responsabilidade social e ambiental. Não é possível mais falar em empresas e marcas fortes sem considerar os impactos sociais e ambientais que elas geram”.

A C3dweb incentiva outros parceiros e clientes que atendemos, em todo o Brasil, para que também realizem projetos sociais e educacionais, dentro da cidadania corporativa. “Este tipo de envolvimento social é, sem dúvida, um ganho para cada colaborador, empresa e seus valores fundamentais”, explica 

“Ao apoiar o envolvimento social da empresa e dos próprios colaboradores, colhemos diversos benefícios, como mais integração, melhor trabalho em equipe, maior motivação no trabalho e identificação dentro dos valores e da cultura da empresa”, complementa o empresário. 

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Por isso, logo em janeiro de 2021, ele próprio - e alguns profissionais da sua equipe - realizará palestras e disponibilizará cursos voltados ao Marketing Digital para os jovens interessados, entre outras ações.

Cidadania Corporativa em Diversas Formas

No âmbito da cidadania corporativa, há muitas boas ideias e formas de serem colocadas em práticas. Para a coordenadora de Desenvolvimento Institucional na Fundação Julita, Carla Prates, há várias formas de uma empresa desenvolver projetos de Responsabilidade Social ou Cidadania Corporativa. “Com o cotidiano e suas prioridades, nem sempre enxergamos alguns potenciais e ideias simples e, ao mesmo tempo, inovadoras”, garante ela.

Algumas empresas doam seus talentos e algumas horas de trabalho gratuitos para a instituição; doam objetos e produtos que podem ser transformados em brindes como incentivo aos doadores mensais. Sendo assim, além de presentear quem está contribuindo para um mundo melhor, os doadores também podem conhecer uma das ações da empresa doadora. Trata-se de uma marca assinando uma ação social.

Há também as doações diretas, que é o apoio financeiro de empresas parceiras. Elas investem em ações de responsabilidade social, possibilitando a continuidade dos projetos sociais. Para isso, são oferecidas pela Fundação Julita várias contrapartidas, como inserção de logotipo no site institucional e materiais publicados (Relatório de Atividades, entre outros), estrutura para a realização de voluntariados corporativos, entre outras opções que podem ser customizadas para a sua empresa. Para saber mais escreva para: [email protected] 

Programas de voluntariado corporativo encontram um lugar ideal na Fundação Julita devido ao amplo espaço verde e à diversidade de causas e públicos. Em algumas áreas é possível desenvolver o trabalho voluntário de forma online. Em outras, há necessidade de apoio voluntário. Durante a pandemia, a maior parte dos eventos, treinamentos e cursos foi suspensa mas o atendimento a todas as faixas etárias continuou de forma virtual. Propostas podem ser enviadas pelo e-mail: [email protected]

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Você pode escolher o destino do seu imposto

Estamos em tempo de declaração do imposto de renda. Até abril de 2021, pessoas físicas precisam fazer a declaração. O que é, para muitos, uma obrigação rotineira e burocrática, pode se tornar um momento recompensador e significativo. Isto porque o imposto devido a pagar pode ser destinado para organizações sociais sem fins lucrativos, com projetos aprovados nos Fundos Municipais e Estaduais da Criança e do Adolescente. Como é o caso da Fundação Julita.

Apesar de não ser conhecido de grande parte da população, a doação do imposto para instituições é um procedimento seguro e que tem sido facilitado pela Receita Federal, podendo ser feito de forma simples no ato do preenchimento da declaração via programa do imposto de renda. 

Para isso, basta acessar a aba “Doações Diretamente na Declaração - ECA” e o programa calcula automaticamente o valor a ser destinado, que pode ser até 3% do imposto a pagar. A única regra é que o imposto seja declarado no modelo completo. Para entender como fazer a doação do Imposto de Renda Pessoa Física, acesse o passo a passo ou o site da Fundação Julita.

Empresas também podem fazer a destinação do imposto de renda devido para organizações sociais, no limite de até 1% se tributadas pelo lucro real.

Saiba mais sobre a Fundação Julita

A entidade oferece atividades socioeducativas para crianças da primeira infância, adolescentes, até adultos na terceira idade por meio de convênios com órgãos públicos. As atividades acontecem no espaço próprio da Fundação, em São Paulo, que conta com fazendinha, tecnologias permaculturais e ampla área verde, com 4 mil m² de Mata Atlântica secundária em plena periferia de São Paulo.

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Por meio de ações socioeducativas, capacitação profissional e atividades de lazer, a instituição atende famílias de baixa renda, todos moradores de bairros periféricos da zona sul de São Paulo. 

O gestor geral da instituição, Jânio de Oliveira, explica que a promoção do exercício da cidadania é feito durante todo o ciclo de aprendizado dos beneficiados - de 1 ano de vida até 17 anos - e depois, também, na vida adulta e terceira idade. “Queremos promover o empoderamento para a cidadania e para a luta pela garantia de direitos sociais da população em situação de vulnerabilidade social”, complementa. 

Criada em dezembro de 1951 pelo fazendeiro e produtor de café, Antônio Manoel Alves de Lima, em homenagem a esposa Julita Prado, a Fundação tinha como objetivo principal abrigar as famílias de migrantes da zona rural do país. O lugar funcionava como uma cooperativa, onde as pessoas moravam, plantavam, colhiam, e tinham acesso à educação, saúde e orientação profissional. 

Em 1993, a proposta foi ampliada para atender a comunidade em geral. Hoje, a instituição atua em diferentes áreas. Desde a educação infantil em período integral, passando por oficinas socioeducativas no contraturno escolar, até a inserção no mercado de trabalho, quando os jovens têm acesso a cursos profissionalizantes, recebem aconselhamento profissional e são encaminhados a empresas como “Jovem Aprendiz”. 

Com foco na socialização e saúde dos idosos, a instituição ainda promove atividades de artesanato, cultura, lazer, atividades físicas e alfabetização das pessoas com mais de 60 anos. E, aos fins de semana, atende a comunidade por meio de oficinas esportivas e de educação ambiental, eventos comunitários, cursinho comunitário e acesso aos espaços de lazer.

Quer fazer uma doação, saber mais sobre a Fundação Julita ou ser um parceiro? Entre em contato com eles: https://www.fundacaojulita.org.br/apoie/empresa

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