Você sabe como usar o LinkedIn para atrair clientes? Se não, chegou ao post certo! Com mais de 560 milhões de usuários em 200 territórios/países, essa rede social é uma das mais importantes da atualidade, sendo a principal plataforma virtual para profissionais. Caso deseje alcançar um público composto por esse perfil, vale a pena incluí-la em sua estratégia de marketing digital.

Se não é o seu interesse, essa ferramenta ainda pode ser útil para captar talentos para o seu negócio ou mesmo para alcançar outros perfis de consumidores digitais. Então, não adianta fugir dela!

Adiante, separamos informações que ressaltam a importância do LinkedIn para uma boa estratégia de marketing virtual. Não vai deixar de conferir, hein?

O que é e como funciona o LinkedIn?

O LinkedIn, lançado oficialmente em 2003, é uma rede social cujo diferencial é o foco no aspecto profissional de seus usuários. No final de 2016, foi vendida para a Microsoft por U$S 26,2 bilhões, passando a integrar uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.

Sua renda é obtida por meio de venda de publicidade, de soluções de recrutamento e de assinaturas. Atualmente, sua missão principal é conectar profissionais do planeta todo, tornando-os mais bem-sucedidos e produtivos. Um objetivo simples, mas desafiador.

Seu funcionamento é semelhante ao de outras redes sociais. A diferença está no maior destaque dado ao currículo dos usuários, que fica em evidência em seus perfis. Além disso, de maneira semelhante ao Facebook, é possível criar uma página para sua empresa interagir com seguidores.

Como utilizá-lo em suas estratégias de atração de clientes?

Existem passos que você pode executar a fim de captar clientes nesse serviço. Quer saber quais são? Preparamos uma lista adiante:

  1. use palavras-chave no seu perfil — com essa técnica, você poderá atrair empreendedores, gestores ou profissionais responsáveis por realizarem negócios em suas organizações;

  2. adicione mídias no perfil — sabe aquele Media Kit criativo que sua equipe montou? Ou aquele catálogo com um design atrativo? Ou, ainda, a apresentação de slides caprichada da sua empresa? Esse é o campo para adicioná-los, a fim de conceder maior credibilidade ao seu perfil;

  3. participe de grupos — uma forma de conseguir clientes é ganhando renome na plataforma. Isso tem como ser conquistado participando de grupos, nos quais poderá responder a dúvidas e agregar informações valiosas aos demais. Tudo para que enxerguem você como uma autoridade em seu segmento.

Que ferramentas podem contribuir para a atração de clientes?

Existem ferramentas especiais no LinkedIn que melhoram ações de atração. Veja algumas:

  • Pulse — é para líderes e head coaches conseguirem mais autoridade por meio da publicação de conteúdo relevante. Essa ferramenta possibilita que usuários escrevam seus próprios artigos, compartilhando-os com a comunidade;

  • Company Page — é importante promover ainda mais a presença da sua marca no LinkedIn por meio da criação de uma Company Page. Ela permite que você informe sobre produtos/serviços, oportunidades de emprego, novidades da marca etc.

  • publicações e ações pagas — você ainda poderá pagar por anúncios online do próprio LinkedIn, a fim de potencializar suas campanhas. Há diferentes tipos, como os Text Ads, ou anúncios em formato de texto e link que aparecem nas laterais ou no topo do LinkedIn;

  • Sponsored Content — são anúncios online também, mas aparecem na timeline dos contatos (e potenciais clientes), sendo preciso uma Company Page para criá-los;

  • Sponsored InMail — também um serviço pago, que permite a você alcançar um decisor por meio de uma mensagem personalizada;

  • LinkedIn Premium — é uma versão que se obtém mediante assinatura. Nela, o perfil é mais indicado a outros profissionais, dá para mandar mensagens diretas a quem não é seu contato e há dados/estatísticas mais completos sobre sua conta.

Saber como usar o LinkedIn é essencial. Portanto, além de aplicar as dicas e usar as ferramentas acima, reserve um tempo para navegar e testar suas funcionalidades. Vai que você descobre um recurso valioso para o seu negócio! Também ofereça um bom atendimento nessa rede social. Isso porque as interações nessa plataforma refletem diretamente na percepção profissional de seus usuários.

Quer mais dicas sobre mídias sociais? Siga a gente nas redes sociais (LinkedInInstagramFacebookTwitterGoogle Plus) e acompanhe nossos posts!