Se você e sua equipe estão estudando ou querem saber como aparecer na primeira página do Google, já devem ter lido em algumas referências que esse objetivo não é fácil de ser conquistado, principalmente quando a palavra-chave escolhida tem grande concorrência.

O esforço estratégico vale tanto para conquistar as suas posições pouco a pouco como também para se manter no topo, uma vez que o objetivo tenha sido alcançado. Mas qual é o principal benefício de focar a primeira página do buscador?

Segundo a pesquisa da HubSpot "#1 Ins't Good Enough (for Google) Anymore", de 2017, a primeira posição recebe 33% dos cliques dos usuários, seguida por 18% para a segunda e 11% para a terceira. O restante é dividido para as demais posições. Então, estar entre elas gera mais leads para o negócio.

Se a sua empresa tem esse objetivo para gerar mais oportunidades de negócio, sabe que não é a única nessa saga, não é mesmo? Por isso, a proposta deste post é bem simples: ensinar táticas eficientes para que você tenha um desempenho muito melhor que o da concorrência. Confira:

Invista em estratégias de SEO

O Google tem um algoritmo complexo para determinar a ordem em que os links devem aparecer nos resultados, e ele está em constante evolução. As estratégias de Search Engine Optimization (SEO) visam desvendar tais variáveis e construir conteúdos e elementos de marketing alinhados a elas.

Ou seja, estratégias de SEO fazem com que site, conteúdo, redes sociais e suas interações tenham performances que gabaritam dentro das variáveis que definem as posições do Google.

Analise a concorrência das palavras-chave escolhidas

As palavras-chave, ou keywords, são os termos que o lead utiliza para fazer uma pesquisa no buscador, e funcionam como ferramentas determinantes para o ranqueamento na primeira página.

É preciso escolher aquelas que são mais relevantes para os leads, que direcionam para o concorrente, que tenham alta ou baixa procura e sejam de cauda curta ou longa, por exemplo.

Os dois primeiros casos permitem que a empresa construa uma estratégia de SEO para direcionar o fluxo para o seu endereço, enquanto a análise do tamanho da keyword e a sua concorrência possibilita considerar investimentos no patrocínio das buscas.

Construa uma teia de link building relevante

Palavras-chave e estratégias de SEO têm como foco gerar tráfego para os sites, um dos fatores de ranqueamento para o Google. A qualidade do conteúdo é fundamental nesse sentido, e uma das características que dão autoridade a ele são os links.

Um conteúdo que utiliza links internos de outros posts, do próprio site ou externos, em blogs de parceiros, demonstra a credibilidade de seu conteúdo. Isso é valorizado pelos algoritmos do Google, desde que realizado sem exageros.

Analise a força da página e domínio

A análise da força da página e domínio começa na própria escolha de seu título e, claro, na indexação no Google, que consiste, basicamente, em entrar para o registro de dados do buscador.

Para fazer isso, a empresa deve investir em SEO para a sua estrutura, como usar o Google Analytics na gestão do blog, legendas de imagens com a palavra-chave e fazer Meta Descriptions, que funcionam como uma prévia do conteúdo para o lead.

Estude sempre como aparecer na primeira página do Google

Especialistas em SEO acompanham as constantes evoluções do algoritmo do Google, que muda regularmente com o propósito de penalizar ações que prejudicam a experiência de seus usuários.

Ou seja, o foco do Google é oferecer os conteúdos mais valiosos para os seus usuários em uma ordem que favoreça a sua experiência de pesquisa, excluindo dos resultados ou colocando nas últimas posições links ruins, principalmente aqueles construídos com táticas chamadas de black hat, que visam confundir o algoritmo do buscador.

Estudar regularmente como estar na primeira página significa fugir das técnicas que tentam manipular os resultados, otimizar conteúdos e criar interações personalizadas com os leads do negócio.

Agora que você já conhece algumas dicas de como aparecer na primeira página do Google, precisa saber que essas estratégias necessitam ser alinhadas com as demais táticas de marketing da empresa.

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