Afinal, vale a pena investir em Facebook Ads? Veja como fazer isso

Antes da internet, as marcas, para anunciar produtos e serviços, contavam com o marketing tradicional. Hoje, além dele, elas também têm o marketing digital, que oferece a possibilidade de anúncios on-line. Nesse formato, a gente encontra diversos canais de mídias pagas, e o Facebook Ads é um deles.

Vale lembrar que o Facebook é a maior rede social da atualidade, com mais de dois bilhões de usuários no mundo. Sem sombra de dúvida, isso faz dele um canal poderoso de divulgação em diferentes aspectos.

Neste artigo apresentamos o conceito e ainda mostramos se vale ou não a pena considerá-lo nas ações táticas. O que você acha? Descubra nas próximas linhas!

Afinal, o que é Facebook Ads?

É um mecanismo de mídia paga do Facebook, que disponibiliza uma gama de formatos de anúncios. No geral, o modelo tende a ser eficaz porque oferece várias opções de segmentação.

Em se tratando de paid social, que são anúncios feitos em redes sociais, o Facebook Ads é considerado a alternativa mais popular no momento. Embora outras redes, como LinkedIn e Twitter, disponibilizem serviços de “ads” (anúncios), entre todos, esse é o que oferece o melhor retorno.

Para que serve esse tipo de anúncio?

Além da quantidade de usuários por mês, o Facebook gera cerca de um trilhão de visualizações e alcança quase 50% das pessoas no mundo. Tanto alcance assim acaba despertando nas empresas o interesse de construir negócios a partir da plataforma, uma vez que ela garante a visibilidade.

Nesse sentido, o Facebook Ads serve para configurar as campanhas a partir dos interesses do público em potencial. A opção de segmentação auxilia na assertividade das mensagens, que são enviadas do jeito adequado às pessoas certas. A ferramenta ainda traz uma parte analítica e isso permite avaliar a performance da campanha.

Quais são as vantagens e desvantagens?

Apesar dos inúmeros benefícios, o Facebook Ads deixa a desejar em alguns pontos. Um deles, certamente, está relacionado ao desafio de criar conteúdos criativos porque, em função do grande alcance, às vezes não é tão simples chamar a atenção para os anúncios. Quando ocorre algum feedback negativo, a plataforma abre a possibilidade de os usuários comentarem suas insatisfações para outros clientes em potencial.

Em contrapartida, podemos adaptar os anúncios de uma forma altamente qualificada e diferenciada, inclusive com a chance de criar campanhas para públicos-alvo parecidos, ou seja, usuários que apresentam preferências semelhantes aos daqueles que já interagem com a marca.

Os objetivos e as variedades de formatos também são pontos positivos porque, assim, atingimos pessoas com interesses diversos. Além disso, o custo-benefício é atraente e ainda podemos criar campanhas de remarketing.

Como funciona essa ferramenta?

Com o recurso podemos segmentar nossas campanhas por localização, interesses, gênero e idade, levando em consideração objetivos variados — visitas ao site, visualização de vídeos, curtidas na página e interação com o post, ou seja, depende muito da finalidade da campanha. Na criação dos anúncios encontramos:

Vídeo

Mídia de consumo rápido que é apresentada de forma dinâmica, a partir de sons e movimentos.

Carrossel

Post com até 10 vídeos e fotos simultaneamente, porém, cada um com seu link.

Coleção

Integração de várias imagens em um único post.

Canvas

Formato (tela cheia) otimizado para dispositivos móveis.

Envolvimento

Impulsionamento para geração de curtidas, compartilhamentos, visualizações e comentários.

Multimídia

Apresentação dinâmica por meio de vídeos, textos e fotos.

Evento

Anúncios exibidos na forma de imagens e vídeos, a fim de promover o reconhecimento da marca.

Cadastro

Coleta de informação a partir de formulário que é apresentado em forma de carrossel, vídeo ou foto.

Ofertas

Compartilhamento de descontos e promoções com os usuários do Facebook.

O Facebook Ads é uma plataforma de publicidade poderosa porque, basicamente, atende a qualquer tipo de negócio. Nos últimos anos, é a que mais tem se destacado em termos de retorno. Mesmo assim, antes de aderir, considere os interesses da empresa, a fim de alinhá-los com as expectativas do público em potencial porque só assim é possível ter sucesso a partir dela.

Depois de ficar por dentro de algumas particularidades do Facebook Ads, gostaríamos que você conhecesse a agência de performance, por sinal uma estratégica de marketing digital imprescindível no sucesso das campanhas. Confira agora mesmo!

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