4 motivos para investir em marketing local

Já ouviu falar que o marketing local aumenta a vantagem competitiva e gera melhores resultados para os negócios? Pois bem, se ainda tem dúvidas sobre o tema, este artigo foi elaborado especialmente para você, que quer compreender mais a respeito.

Resumidamente, trata-se de um conjunto de ações estratégicas que considera a localização geográfica como prioridade na hora de estabelecer relacionamento com o público.

A metodologia visa atrair potenciais clientes que trabalham ou residem perto do estabelecimento propagador da ação. Assim, as iniciativas se concentram em um grupo específico e isso potencializa os resultados da abordagem.

Confira neste post os 4 motivos que você deve considerar sobre o porquê de investir em marketing local. Vamos lá?

1. Aposta na segmentação

A definição do público é uma medida importante, se você deseja atuar com o marketing local. Para isso, é fundamental que o empreendedor ou gestor conheça bem o comportamento e os hábitos das pessoas com as quais deseja se relacionar, pois lidar com um grupo qualificado potencializa as chances de obter melhores resultados.

Nesse caso, é necessário reunir o máximo de informações e monitorar cada ação desses clientes ou usuários, seja por meio das redes sociais, sites, e-mail marketing, pesquisas, formulários de satisfação, ferramentas de automação de marketing ou recursos de inteligência de negócio. Entender as necessidades e os anseios dessas pessoas torna as ações mais produtivas e promissoras.

2. Prioriza certos consumidores

Mesmo que qualquer pessoa tenha acesso aos seus produtos ou serviços, você deve ter em mente o seguinte: existe um público prioritário que merece atenção. Isso é inerente a qualquer negócio, porque sempre há pessoas mais predispostas a receber melhor nossas ofertas.

Aliado a outras ferramentas tecnológicas, o marketing local permite direcionar suas ações, a partir de informações valiosas sobre o perfil dos principais clientes da empresa. Dessa forma, você trabalha de maneira pontual com um grupo específico: sua persona local.

3. Foca o atendimento

Você sabia que quase 50% dos consumidores pesquisam na internet antes de adquirir qualquer coisa na loja física? Pois bem, essa mudança no comportamento tem trazido alguns desafios para os gestores, que não sabem ao certo como lidar com o perfil dos novos compradores. Afinal, a opinião deles está muito ligada à maneira como a marca é percebida.

No entanto, quando você investe no marketing local e presta um bom atendimento, automaticamente, potencializa a relevância dos produtos ou serviços ofertados para uma população específica. No fim das contas, isso melhora a imagem da loja, facilitando a expansão e a atração de investimentos.

4. Utiliza marketing digital

O tradicional e a inovação andam de mãos dadas nessa metodologia, porque conhecimentos técnicos e recursos tecnológicos fazem a diferença na hora de coletar, mensurar e monitorar os dados dos clientes locais.

As práticas de SEO e os links patrocinados não estão descartados nessa técnica e podem ser usadas no marketing local. Por sinal, os links patrocinados segmentados nos auxiliam na definição e atração do público de perto.

marketing digital é fundamental nessa medida estratégica, uma vez que possibilita ofertar uma experiência diferenciada para os clientes. Não por acaso, o fato de podermos antever certos comportamentos nos prepara para a melhoraria da abordagem.

Isso quer dizer que é possível explorar os recursos das plataformas digitais, a análise das ferramentas de geomarketing e a audiência dos motores de busca em prol do aumento de visibilidade da marca.

Estudar os hábitos de consumo do público desejado abre espaço para um relacionamento consistente e duradouro. Quando conhecemos bem nossos consumidores, eles nos dão o subsídio necessário para crescer.  O marketing local nos ajuda a entender o perfil das pessoas com as quais nos relacionamos e isso, certamente, contribui para a expansão dos negócios.

Os motivos que listamos acima convenceram você sobre a importância de investir no marketing local? Quer ficar por dentro de conteúdos tão ricos como este? Então, curta a nossa página no Facebook!

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