4 melhores estratégias para aumentar o engajamento no Instagram

O Instagram é o queridinho das redes sociais, tanto que atingiu a marca de 1 bilhão de usuários mensais em 2018. Pode até ter outras mídias maiores, mas devido ao seu modelo de funcionamento, ele continua cativando o público, especialmente jovens e amantes de fotografias. Além disso, recursos como os filtros e o Stories são bastante atrativos para a audiência, ajudando a aumentar o engajamento no Instagram.

Se você tem uma conta por lá, mas ela anda meio deserta, sua estratégia pode não estar bem planejada. A fim de resolver isso, separamos 4 dicas para aprimorar o uso dessa rede social. Confira!

1. Postar conteúdo de qualidade

De nada adianta investir em anúncios e planejar bem suas ações no Instagram se o conteúdo não for de alto nível. Aqui entra em cena uma estratégia fundamental nos tempos atuais e que, comparada à publicidade tradicional, é recente: o marketing de conteúdo.

Segundo o Demand Metric, esse “jovem” pode multiplicar em quase 3 vezes a geração de leads e chega a custar até 62% menos — em relação ao marketing convencional. Portanto, vale a pena investir nele!

Para tanto, é possível completar as imagens com posts do blog do negócio ou empregar técnicas de storytelling focadas em narrativa visual para melhorar seu conteúdo. Quem faz isso muito bem é a Charity Water, entidade que recolhe donativos para levar água potável a comunidades carentes em países em desenvolvimento.

Por meio do Instagram, ela posta imagens dos locais em que realiza ações, contando micro-histórias dessas comunidades. Consequentemente, fortalece sua transparência e mostra que as doações não são desperdiçadas. Uma bela estratégia a serviço de uma boa causa.

2. Mostrar os bastidores da empresa por meio dos Stories

Está sem ideias para usar? Que tal apresentar os bastidores da sua empresa no Instagram Stories? Esse recurso aproxima você do seu público e ainda é muito usado pela base de seguidores, a qual conta com mais de 400 milhões de usuários diários. Muita gente, não é mesmo?

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Quem coloca em prática essa ideia de mostrar o que está por trás das fotos é a Fitplan, marca de fitness que promove programas de treinamento de atletas de destaque. Sua equipe já postou fotos dos bastidores de filmagens, mostrando momentos descontraídos. A vantagem dessa estratégia é que você dará uma “face humana”, ou várias delas, ao seu negócio. Afinal, ele é feito de pessoas!

3. Incentivar interatividade e participação dos clientes

Seguidores que interagem com a empresa tendem a ser mais engajados. Mas como conseguir a participação deles? A resposta é criatividade, ou seja, colocar a mente para trabalhar a fim de buscar ideias que despertem o interesse dos usuários.

Recentemente, tivemos um exemplo criativo que amealhou mais de 50 milhões de curtidas na rede social (até o momento), estabelecendo o recorde atual nesse quesito. Sabe o que foi? A foto de um ovo. Isso mesmo, um ovo, e com casca.

Essa imagem fez parte de uma campanha promovida por internautas justamente para quebrar o recorde anterior de curtidas da plataforma, que era de mais de 18 milhões.

Pode ter sido uma ação “troll”, porém fez muito sucesso, superando fotos de nomes como Beyoncé, Cristiano Ronaldo e Kylie Jenner (antiga detentora do recorde). A ação mostrou que é possível fazer uma boa campanha com um pouco de humor.

4. Utilizar hashtags em campanhas

O Twitter ficou famoso pelas hashtags, mas o Instagram também se destaca por elas. O bom é que elas podem ser usadas para promover a interatividade com seguidores. A marca Herschel Supply Company, de mochilas, fez isso ao publicar fotos de viagens de clientes com a hashtag #WellTravelled — uma das de maior sucesso no Instagram.

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Usar essa estratégia gera benefícios extras, como suas imagens poderem ser encontradas mais facilmente se empregar hashtags famosas. Os clientes ainda passam a produzir mais conteúdos para a sua marca, aumentando sua quantidade de postagens. Os contatos deles também podem interagir mais, de modo a ampliar o alcance do seu negócio e o seu nível de engajamento no Instagram.

Agora que você já sabe como melhorar suas estratégias no Instagram, aproveite para aprender a gerar engajamento no Facebook. Confira!

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