Use estratégias online e transforme seu negócio num e-commerce com 2 passos

O fenômeno coronavírus surpreendeu empresários, trabalhadores autônomos, colaboradores e afetou repentinamente a forma das pessoas pensarem, trabalharem, comprarem e se relacionarem. Apesar dos efeitos negativos do isolamento social, começam a surgir reflexos surpreendentes nos negócios, não apenas negativos. Isso porque acelera a transformação digital, com inclusão e adesão de novos consumidores no universo online, fomentando a compra via e-commerce.

É estranho falar sobre online e offline, já que o maior desafio para os comerciantes seria a integração entre os dois mundos, de uma forma natural, como os consumidores migram em sua rotina. 

As vendas pela internet já não são mais consideradas um diferencial, mas a realidade na vida de muitas empresas e clientes. Para você ter ideia da oportunidade de ter uma loja online, o comércio digital movimentou mais de R$ 61 bilhões em 2019, um aumento de 16% em relação a 2018. Um total de 80 milhões de brasileiros já tinham feito pelo menos uma compra por semana via internet no ano passado. A tendência é que este número atingisse 87 milhões em 2020. Com a restrição social, o número salta a cada dia.

Os números não param de crescer e você sabe disso porque se ainda não vende, já deve comprar pela internet. Assim como sua família.

Pesquisa da Forrester, encomendada pelo Google em 2019, mostrou que o digital já era de suma importância na compra para o consumidor, representando 19% das vendas totais, desconsiderando alimentos e bebidas, chegando à previsão de um aumento de até 32% nas vendas até 2021. Com a mudança de hábitos, geradas pelo coronavírus, este percentual deverá ser muito maior a partir de agora.

Comércio eletrônico e uso das mídias fomentam negócios variados

 

Sem poder ir a shoppings e outras lojas físicas, os consumidores procuram vorazmente o comércio eletrônico, todos os dias, começando pelos produtos básicos e descobrindo novas possibilidades de acesso. 

Crianças e idosos passaram a acessar plataformas de EAD (Ensino à Distância), fazer videoconferências e as compras online só aumentam. Em casa e com tempo na nova rotina, compram desde produtos alimentícios, farmácia, até pesos de academia. 

Enquanto McDonald’s, Starbucks e outras grandes marcas também sofrem o baque e tentam, desesperadamente, manter suas portas abertas com o delivery. Assim, muitas marcas já ganham muito, vendo seus produtos se esgotarem ao meio à turbulência mundial. 

Com o isolamento devido a pandemia, vendas de mercado e itens de saúde pela internet crescem até cinco vezes, segundo reportagem da revista e portal Exame.

Materiais esportivos, de suplementos e farmácias também mantém aumento nas vendas online. Na startup Eu Entrego, há cerca de 80.000 entregadores cadastrados. No Mercado Livre, as categorias de saúde, cuidado pessoal, alimentos e bebidas cresceram de 15% se comparado ao mês todo de fevereiro deste ano. Em comparação com a primeira quinzena de março do ano passado, o crescimento foi de 65%. 

Assim como os consumidores responderam rapidamente, à crise, esta pode ser uma grande oportunidade para que os varejistas ajustem suas operações de comércio eletrônico e entrem de vez na transformação digital.

Muitas empresas, ao perceberem o cenário do futuro, já fizeram isso. Adaptaram suas operações e formato de entrega, apostando no e-commerce. Isso vale para diversos segmentos de mercado e começando pela divulgação das suas marcas na net. 

 

 

Como dar seus primeiros passos

 

1. Como dar os primeiros passos em vendas online

Se você é um autônomo ou microempresa, poderia começar a testar vender online seus produtos ou serviços, usando soluções como PagSeguro e Whatsapp. É fácil vender pelas redes sociais e WhatsApp com o PagSeguro, pela praticidade, facilidade e segurança na hora de receber ou pagar produtos e serviços com o link de pagamento. Uma solução que funciona bem pra quem compra e pra quem vende online.

Com o PagSeguro, os links de pagamento são ilimitados e podem ser compartilhados nas redes sociais, e-mail, SMS e blog ou site. Para criar o link,, sua empresa não precisa ter site, nem maquininha e o link pode ser criado em alguns cliques. Assim, pode manter seu faturamento em dia, agora e no futuro. 

Com outras ferramentas, como o  PagVendas, você pode ter o braço direito que precisava para gerenciar seu negócio. Este sistema de gestão pode ser um jeito novo de cuidar da sua empresa e realizar tarefas simples, mas muito importantes no do dia a dia do pequeno empresário, como emitir nota fiscal, controlar o contato dos clientes e as vendas que ainda não caíram o pagamento.

Com a ajuda do PagVendas, seu negócio pode entrar de vez na era das vendas digitais, atingindo todos os tipos de clientes. Baixando o app, você pode começar suas vendas como uma loja online, de um jeito prático e rápido. Pode ser um novo jeito de vender e explorar novas oportunidades para o seu negócio. 

A venda online para qualquer tipo de produto é uma realidade que não tem volta. Você só precisa se dar conta disso e participar deste mercado. Agora é com você. Pra começar, veja como o Pagseguro pode ajudar!

 

2. Para empresas que querem construir um canal de vendas online

 

Para algumas empresas é preciso ter uma loja virtual para controlar o estoque, cálculo de fretes e ainda poder se integrar ao seu sistema de gestão. Neste caso, uma loja virtual com a identidade da sua empresa e estratégias de marketing digital direcionadas ao seu público e aos problemas que seus produtos resolvem é mais eficiente que ficar vendendo um para um no Whatsapp.

Você ainda tem as vantagens de integrar sua loja a soluções como Google Shopping e Marketplaces para aumentar mais as vendas.

Então a decisão envolve escolher uma plataforma (locação ou proprietária) e traçar um plano de ações.

A verdade é que a crise do Coronavírus acelerou ainda mais a transformação digital e mudará para sempre a forma como nos conectamos, compramos, vendemos e trabalhamos. A discussão aqui é estar preparado para as grandes mudanças e futuro dos negócios. algo que nem todos estavam. Mas, é possível reagir rapidamente neste momento. 

Tem sido uma mudança e tanto para todos. Uma situação sem qualquer precedentes, mas que exige respostas rápidas para sobreviver, inclusive nos negócios.

Temos como propósito ajudar sua empresa a migrar para as plataformas de venda e divulgação digital. Há diversos modelos para isso dentro do marketing digital. 

Acompanhe nossos esforços:

https://www.c3dweb.com.br/blog/empreendedorismo/como-a-gente-tem-feito-para-enfrentar-o-covid-19/

 

Gostou? Então leia outro conteúdo sobre vendas digitais que preparamos pra você: Grandes marcas disputam na revolução do e-commerce após coronavírus.

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Posts relacionados