Reduza os efeitos do COVID-19 na sua empresa

Temos tomado várias medidas importantes para proteger o maior bem de todos: a vida. E devemos neste momento, colocar as prioridades em ordem. Não podemos pensar apenas nas consequências econômicas desta crise. Contudo, falar de proteger as empresas é também essencial, porque elas garantem a sobrevivência de milhares de famílias.

Com os desafios que surgiram com a pandemia do COVID-19, queremos compartilhar com você o que temos feito para proteger nossa equipe e os negócios dos nossos clientes, porque além de todas as ações preventivas, temos também que pensar em quais impactos teremos nas empresas e como podemos diminuir que ele seja negativo nos negócios.

5 dicas para você enfrentar este momento:

Comunique-se com seus clientes

Alguns estados, como o de São Paulo, podem decretar quarentena, ordenando o fechamento de vários segmentos por um tempo. Mas, você pode publicar em suas mídias sociais, Google Meu Negócio e enviar email marketing e Whatsaspp para os seus clientes comunicando como vocês estão enfrentando tudo isso. Fornecendo informações úteis e, se possível abrindo canais de delivery e atendimento online.

Em época de quarentena, o consumo de internet aumentou muito. De acordo com matéria divulgada pelo site da Folha no dia 19/03, o consumo de internet fixa subiu em 40%, isso se considerarmos somente as operadoras Vivo, Claro, Tim e Oi.

O que este crescimento de usuários indica? Que o público está super conectado e, mesmo com todos focados na pandemia, há formas inteligentes de se comunicar com eles e construir uma conexão. Não é o momento para vender, mas você pode compartilhar conteúdo de valor. Suas ações neste momento podem dar impulso para as ações pós-crise.

  Como encantar seus clientes e driblar a concorrência

Realize eventos online

Você pode usar ferramentas como o Google Meeting, que liberou acesso gratuito, assim como Skype, Zoom, e também fazer transmissão ao vivo pelo Youtube, gravar Lives...


Você também pode marcar um dia da semana fixo para realizar um webinário e se comunicar com seu público.

Revise seu planejamento estratégico porque esta crise irá passar

Graças a Deus, temos esta certeza. Iremos superar! Mas quando esta crise passar, quem estará mais preparado para retomar o crescimento e recuperar perdas? Então aproveite este momento para definir melhor seus objetivos, avaliar o que estava fazendo de marketing digital, a qualidade do seu site no mobile, rever os conteúdos antigos e melhora-los... pode ser uma oportunidade de organização para a transformação e crescimento.

Venda online

Montar um ecommerce ou abrir para entrega delivery pode ser, não apenas uma saída para este período, mas também um novo canal de vendas para sua empresa. Isso, depois, irá ajudar a fortalecer seu caixa. Há plataformas gratuitas para quem quer começar e conforme aumentar seu o faturamento pode migrar para soluções mais robustas.

Para alguns segmentos, há como vender no Instagram e no Facebook, concluindo o processo pelos Whatsapp. Você pode usar empresas de Pagamentos, como Paypal, PagSeguro ou Mercado Pago para processar o pagamento.

Fortaleça sua marca

Algumas empresas conseguem encontrar caminhos para manter sua conexão com os clientes em meio a catástrofes e isso é essencial para a nossa sociedade, porque os pequenos e médios negócios representam a maior parte dos empregos do Brasil.

Pense em como sua empresa pode ser útil neste momento. Um exemplo é liberar conteúdos pagos de forma gratuita, como temos visto algumas marcas fazerem.

  As principais atitudes que levam uma empresa ao fracasso

Toda empresa deve estar preparada para enfrentar uma crise. Elas podem vir de causas naturais e de força maior, fator humano ou econômico. Ou uma mistura de todos eles. Qualquer empresa está vulnerável a riscos.

O mundo todo está percebendo o que uma pandemia pode causar no dia a dia das pessoas e algumas lições precisam ser extraídas. Porque, além de uma pandemia, podemos ainda sofrer desastres naturais, problemas técnicos ou com fornecedores, perda de funcionários importantes ou sócios. Ou mudanças provocadas pela tecnologia num segmento específico.

O estudo abaixo mostra o impacto de desastres naturais num pequeno negócio nos EUA o que pode muito bem servir de base para o desastre causado pela pandemia do novo coronavírus.

Fontes: Federal Emergency Management Agency (FEMA).
U.S. Department of Labor, and U.S. Chamber of Commerce, SEBRAE (2019)

Depois de períodos de grande crise acontecem ciclos robustos de retomada e crescimento. Muitas empresas surgem após estes desastres.

Exemplo, a Nutella: na devastada Itália do pós-Segunda Guerra, com total escassez de cacau, um confeiteiro chamado Pietro Ferrero, resolveu criar um creme mais em conta, feito de avelã, açúcar e somente uma pitada de cacau.

A AIRBNB surgiu na crise mundial de 2008. Quando o consumo estava baixo, seus fundadores, Brian Chesky, Joe Gebbia e Nathan Blecharczyk, tiveram a ideia de criar um mercado comunitário para pessoas anunciarem e reservarem acomodações em seus próprios imóveis.

Liderança em momento de crise

Os gestores precisam também mostrar Solidariedade, Liderança, Criatividade e Resiliência. Estamos com um plano de ações para não demitir ninguém e procurar novas formas de ajudar nossos clientes.

Qual plano de ações você está ativando?
Tenho certeza que pode encontrar soluções criativas e vamos juntos superarmos este momento.

Para capacitar equipes e gestores neste período disponibilizamos 4 aulas de treinamento online sem custo. Mais de 5 horas de conteúdo de alto valor. Acesse para obter o acesso: https://kardia.academy/comece-aqui/

  Como a gente tem feito para enfrentar o COVID-19

fonte: 1) https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/03/em-tres-dias-de-quarentena-consumo-das-redes-de-telefonia-subiu-40.shtml

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