6 formas de manter sua equipe engajada em tempos de pandemia

Já se passaram quase três meses desde o início do isolamento social e, como ainda não há uma previsão para sairmos completamente dele, os gestores e líderes de equipes precisam pensar em diversas formas de manter seus colaboradores engajados. Afinal, ninguém é de ferro e para muita gente, os colegas de trabalho são as companhias mais próximas no dia a dia.

Além de garantir uma boa comunicação e um alinhamento claro com a equipe durante esse período da pandemia pelo Covid-19, manter seu time engajado e motivado à distância, é um grande desafio para quem sempre esteve acostumado com reuniões e conversas presenciais.

Segundo um estudo feito pela Harvard Business Review, entre os anos de 20010 e 2015, realizado com mais de 20 mil trabalhadores espalhados pelo mundo, os trabalhadores que atuam em home office, sentem-se mais desmotivados do que ao exercer seu trabalho dentro da empresa. Este cenário piora quando essas mesmas pessoas não têm nenhuma possibilidade a não ser o trabalho remoto, como na restrição social que vivemos hoje. 

Ainda de acordo com a pesquisa publicada, seria como você sair de uma das melhores empresas do mundo para uma indústria miserável.

Com o cenário de pandemia e crise somados, a desmotivação pode ser ainda maior, isso devido aos noticiários negativos, falta da vida social com os amigos e família, a impossibilidade de saídas para espairecer e a instabilidade que o mundo enfrenta. 

Já que o cenário atual parece permanecer o mesmo por mais alguns meses, precisamos adotar medidas para usufruir da melhor forma e tirar proveito do momento e escolhas inevitáveis. 

Aqui vão 6 dicas para você, líder, se manter motivado e manter sua equipe engajada

1.Estabeleça ferramentas para uma boa comunicação

Assim como deve ser parte dos processos de trabalho dentro da empresa, é essencial que você estabeleça o uso de determinadas ferramentas para auxiliar a comunicação de toda a equipe no trabalho remoto. De preferência, padronizar este uso. O que não falta são opções para que você mantenha o contato com todos. Além das ferramentas já conhecidas, como o e-mail, imprescindível para tratar e registrar assuntos importantes e projetos da empresa ou chat, para assuntos mais informais, há as mais recém-aderidas ferramentas para vídeoconferências e reuniões, como o Zoom, Hangouts, FaceTime, GoToMeeting, Microsoft Teams.

  C3dweb no Google Digital Breakfast 2017

As plataformas de vídeochamadas são uma ótima opção nesse momento para que você se conectar com a equipe toda ou de determinado projeto. Em alguns momentos, mensagens escritas podem perder a eficácia, sendo uma conversa “cara a cara” ainda a melhor opção para evitar conflitos desnecessários e agilizar o andamento das coisas. É só uma questão de hábito. Instigue e estimule o uso por todos, não apenas alguns membros.

2.Lembre sempre seu pessoal do propósito da empresa

Sabe aqueles valores que você estabeleceu logo na criação do seu negócio? Está na hora de resgatá-los para motivar seu pessoal. Lembrá-los dos valores importantes para a empresa e onde ela quer chegar, agora mais do que nunca! 

Assim como em todo projeto e relação, com o passar do tempo, nós podemos deixar estes propósitos fundamentais para trás por conta da rotina e correria no trabalho. Por essa razão, se reconectar e trazê-los de volta pode ser uma excelente maneira de dar um gás na rotina de todos. Para que se lembrem do porquê desejam trabalhar e o quanto seu trabalho agrega em suas vidas e na de outras pessoas, por meio dos serviços prestados. Colha os frutos.

3.Marque reuniões informais periódicas com toda a equipe

Mas sem falar de trabalho! Por mais que aquele happy hour no bar toda sexta-feira, após o expediente não esteja rolando mais, não significa que você não possa marcar um encontro descontraído com todo mundo via chamada de vídeo. 

Com a pressão de atender e adaptar a demanda do trabalho em um ambiente novo, muitas pessoas acabam se esgotando mentalmente. Proporcionar à sua equipe uma forma de aliviar o estresse juntos, pode uni-los ainda mais e renovar as energias necessárias para dar continuidade aos projetos e criatividade tão necessários neste momento. 

Relembrando: sem falar de trabalho aqui, já que as pautas das reuniões de trabalho devem ser cumpridas paralelamente a esta iniciativa. Aqui não é uma reunião de projetos, metas e expectativas, e sim, um bate papo para todos relaxaram da carga de trabalho da semana! Pratique.

  7 estratégias para aumentar vendas no delivery do seu restaurante

4.Pratique a empatia e o otimismo com equipe e clientes

Todos fomos pegos de surpresa com a chegada da pandemia e o seu impacto na sociedade, tanto em nível nacional, quanto mundial. Ninguém estava preparado para uma mudança tão radical, em tão pouco tempo. Por essa razão, muitas pessoas ainda não conseguiram assimilar essas quebras na rotina e conciliar o trabalho com vida pessoal. Lembre-se disso quando for cobrar as tarefas e alinhar processos. De que seus colaboradores podem não estar lidando 100% de maneira positiva com tudo isso, nem todos terem o perfil para o trabalho remoto fulltime. Cabe à você, líder ou gestor, analisar com empatia a situação de cada um dos membros da equipe e respeitar o tempo de ajuste de cada um.

Além disso, mesmo que não tenhamos uma data certa para voltarmos às nossas vidas como antes, é preciso ser otimista e transmitir esta positividade aos demais. Uma palavra sincera de estímulo no começo do dia pode ser uma gota de esperança que pode mudar a perspectiva de alguém e que você nem imaginava. Agora, cada dia importa mais do que nunca e cada palavra recebe um peso diferente. Reinvente-se.

5.Cuidado com as chamadas demandas de ‘urgência’

Nós sabemos que um projeto ou uma demanda nova pode gerar uma urgência para a equipe. Contudo, tenha discernimento do que, de fato, é urgente. Estabeleça isso e cumpra. Interromper processos pode gerar uma bola de neve nos demais afazeres, o que pode levar seu colaborador responsável por aquela solicitação a elevar seu estresse e permanecer mais horas trabalhando do que normalmente. Também pode atrapalhar a gestão do tempo da equipe, algo que já é um novo desafio na prática 100% home office.

É importante olhar sempre a agenda de cada um para que um encaixe seja feito, na medida do possível, sugerindo remanejamentos e deixando claro que é uma exceção à regra e que você tem plena consciência dos processos estabelecidos. E não um acréscimo de tarefas para um dia só. Não desmotive sua equipe.

  Aumente seus Resultados com Google Adwords

6.Projete um futuro para o retorno

Mesmo que o retorno da “vida normal” ainda esteja incerto, planejar um retorno para a equipe pode dar um ânimo para todos. Pensar num novo layout do ambiente para preservar a saúde de cada colaborador pode ser um dos pontos a se levar em conta. Você pode colocar à disposição da equipe novos itens de higiene, como álcool em gel e algumas máscaras para quem precisar. Ou mesmo fornecer parte da estrutura necessária, como móveis, custo com internet, telefone e outros que cada colaborador passou a ter neste momento.

Uma das possibilidades estudadas pelos gestores para o retorno é alternar as idas até o escritório pelos funcionários, numa espécie de “rodízio”, respeitando a natureza e necessidade de cada negócio. Por exemplo: cinco pessoas são escaladas para a segunda, quarta e sexta e o restante do pessoal para os outros dias, mudando a escala a cada semana.

Mas, vale lembrar que, mesmo que você não estivesse 100% adepto ao home office, não restaram muitas saídas a não ser aderir a este formato nesses últimos meses.Com isso, preocupações de cumprimento de agenda, comprometimento da equipe e uma boa comunicação geraram respostas positivas para que você possa analisar a vantagem de manter essa opção de trabalho na sua empresa. Combine horários, agendas, reuniões e metas com cada colaborador e faça o teste!

Viu só? 

Manter sua equipe engajada não é um bicho de sete cabeças, muito pelo contrário. Tem muita empresa entendendo que o momento as obrigaram a testar colabores e diferentes formatos. Você só precisa entender a necessidade do momento e se dispor a colocar em prática estas e outras dicas. Unir forças com seu time é gerar comprometimento e vida longa ao seu negócio! Boa sorte!

Aproveite e veja como a gente tem feito para enfrentar o Covid: https://www.c3dweb.com.br/blog/empreendedorismo/como-a-gente-tem-feito-para-enfrentar-o-covid-19/

Deixe um comentário

Aumente seus Resultados com Google Adwords

Todo empresário deseja atrair novos clientes para a sua empresa, ter reconhecimento pelos seus produtos e serviços e se tornar uma marca forte. O marketing

31 Dicas de Conteúdo para o seu blog

Ter um blog com artigos e outros conteúdos relacionados à sua empresa e marca é um dos pontos de partida para colocar sua estratégia de

Receba conteúdos antes de todo mundo

Para começar...